Índice

    O que é

    Com a manutenção de modalidade, a empresa pode ajustar o número de modalidades do contrato do aluno (aumentando ou reduzindo) sem precisar trocar de plano, enquanto o sistema calcula automaticamente o valor a cobrar ou a devolver, tornando todo o processo rápido, simples e transparente.

    Atenção: para realizar a manutenção de modalidade, é necessário que a modalidade de destino esteja ativa e vinculada ao plano, com as vezes na semana corretamente configuradas.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes”, “3.14 – Lançamento de manutenção de modalidade”, “3.17 – Lançamento de liberação da manutenção de modalidade de contrato”, “3.31 – Alterar e dar desconto na manutenção de modalidade” e “13.00 – Ver aba Contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Atenção: para que a manutenção de modalidade possa acontecer é necessário que as modalidades estejam configuradas como opção de venda no cadastro do plano que o aluno contratou.

    1. Ao acessar o perfil do aluno, na guia “Contratos” localize e clique sobre o plano que deseja realizar a manutenção de modalidade;

    2. Na tela do “Detalhamento de contrato“, localize e clique na opção “Manutenção de modalidade“;

    3. Clique no botão “Adicionar Modalidade” para incluir uma nova modalidade no contrato, ou clique no ícone para retirar a modalidade;

    Atenção: caso o cliente tenha boletos pendentes, o sistema não permitirá a Manutenção de modalidade. A manutenção de modalidades pode gerar valores a serem cobrados, certifique-se dos valores e prossiga com a opção desejada. Para saber como é o cálculo do valor da Manutenção de Modalidade, clique aqui.

    4. O cálculo dessa alteração pode resultar em um débito ou um crédito para o aluno;

    4.1. Caso o cálculo gere um débito (parcela que precisa ser paga pelo aluno), o sistema apresentará quatro opções: “Manter o valor”, “Alterar valor”, “Liberar” ou “Aplicar desconto”;

    • Manter o valor: selecionando esta opção, o sistema manterá o valor de cobrança gerado originalmente pelo cálculo para ser cobrado do aluno;
    • Alterar valor: selecionando esta opção, você pode alterar o valor gerado originalmente pelo cálculo;
    • Liberar: selecionando esta opção, você libera o aluno, não sendo mais necessário que ele realize o pagamento desse valor; é como se o valor do cálculo tivesse sido zerado;
    • Aplicar desconto: aqui você pode aplicar um desconto em porcentagem ou em valor para essa parcela.

    4.2. Caso o cálculo gere um crédito (valor que precisa ser devolvido ao aluno), o sistema apresentará três opções: “Manter o valor”, “Alterar valor” ou “Liberar”.
    Observação: nesta modalidade, o sistema pode depositar o valor na conta corrente do aluno ou abatê-lo nas parcelas em aberto, caso existam.

    • Manter o valor: selecionando esta opção, o sistema manterá o valor da devolução gerado originalmente pelo cálculo para ser cobrado do aluno;
    • Alterar valor: selecionando esta opção, você pode alterar o valor gerado originalmente pelo cálculo;
    • Liberar: selecionando esta opção, você libera o aluno, não sendo mais necessário que ele realize o pagamento desse valor; é como se o valor do cálculo tivesse sido zerado.

    5. Após realizar todas as alterações necessárias, clique em “Confirmar“.

    Saiba mais

    Para entender como o sistema calcula o valor da Manutenção de Modalidade, clique aqui.

    Para saber como mudar um aluno de horário ou alterar às vezes na semana do seu contrato, clique aqui.

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