Índice

    O que é

    O recurso mudança de plano tem como objetivo permitir que o aluno realize a alteração do plano desejado, optando por contratar um plano mais caro (upgrade) ou um plano mais barato (downgrade).

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissões “9.48 – Realizar mudança de plano de um contrato ativo (upgrade/downgrade). Cancelar o contrato atual e gerar um contrato com novo plano” e “2.04 – Clientes” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise pelo aluno que deseja fazer a alteração;

    2. No perfil do aluno, na parte superior direita, clique em “Mudança de plano”;

    3. Na tela que lhe foi exibida, selecione um novo plano, de acordo com as regras descritas na própria tela;
    Observação¹: mostra apenas planos recorrentes e sem turma.
    Observação²: o plano escolhido deve ser compatível com o plano atual.

    4. Após pesquisar pelo plano desejado, clique sobre ele para selecioná-lo;

    5. O sistema apresentará uma tabela com todas as atualizações, informando quais as mudanças de valores, datas de vencimento e demais alterações;

    5.1. Caso a empresa tenha habilitado para gerar a multa na mudança de plano será apresentada a tela com a informação do valor da multa que será cobrado.
    Para saber como habilitar a configuração, clique aqui.

    6. Após conferir todos o ajustes, caso você concorde e deseje continuar com a troca do plano, clique sobre “Confirmar alteração do plano”;

    Atenção: caso haja parcelas em atraso ou o cliente utilize mais dias do que pagou, o sistema apresentará uma mensagem de bloqueio, impedindo que a mudança seja realizada.

    7. Feito isso o plano do seu aluno já foi alterado.

    Observação¹: a mudança de plano interrompe o contrato atual do aluno e inicia um novo contrato imediatamente. Portanto, será gerada uma nova numeração de contrato com os novos valores das mensalidades.

    Observação²: não será alterado o valor que o aluno já pagou pelo plano anterior, o sistema simplesmente cancela as parcelas futuras do contrato antigo e lança as parcelas restantes no novo valor. Sua data final será ajustada de acordo com a duração do novo contrato.
    Por exemplo: o aluno possuía um contrato com valor mensal de R$50,00 e duração de 3 meses e decide fazer um upgrade para um novo plano com valor mensal de R$80,00 e duração de 6 meses. Ao finalizar a operação de mudança de plano, as parcelas referentes aos próximos 3 meses serão canceladas e será lançado um novo contrato de 6 meses, com a data de início contando a partir de hoje.

    Observação³: ao realiar a mudança de plano pode ocorre desse cancelamento ser desconsiderado no BI de movimentação de contratos caso tenha marcado no filtro a opção “Desconsiderar cancelamentos pro mudança de plano“.

    Saiba mais

    Para saber como cadastrar Plano Recorrente (Nova tela do Plano), clique aqui.

    Para saber como vender um Plano Recorrente para os clientes, clique aqui.

    Para saber como funciona a nova tela do cliente – módulo ADM, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm Tags: mudança de plano

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: