Índice

    O que é

    Um Plano de Crédito é um modelo de plano oferecido por academias em que os clientes compram um determinado número de créditos ou aulas antecipadamente, podendo agendá-las conforme sua conveniência dentro de um período específico. Este sistema proporciona maior flexibilidade para o cliente e facilita a gestão de horários e compromissos.

    O Plano de Crédito permite à academia vender créditos de aulas aos clientes com datas personalizadas, proporcionando maior flexibilidade e facilitando a negociação.

    Por exemplo¹: um cliente pode comprar um pacote de 10 aulas e agendá-las conforme sua conveniência ao longo do mês, adaptando-se a mudanças em sua agenda.

    Por exemplo²: um cliente que adquire um pacote de 20 aulas e escolhe distribuí-las ao longo de três meses, ajustando as datas de acordo com suas férias ou compromissos profissionais. Dessa forma, o Plano de Crédito oferece uma solução adaptável às necessidades individuais dos clientes, promovendo maior satisfação e fidelização.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “5.09 – Planos” habilitado no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Plano“;

    2. Será direcionado a uma nova página onde contém o cadastro de todos os planos do banco que está logado. Clique no botão “Adicionar“;

    3. Será apresentada uma tela com opções de tipos de plano a se cadastrar, clique em “Cadastrar Plano“, da opção Plano Crédito;

    4. O processo de cadastro é dividido em 7 etapas, assim é necessário preencher todos os campos obrigatórios de cada etapa antes de prosseguir.

    4.1. Na primeira tela Dados Básicos, preencha todos os campos, depois clique no botão “Avançar“;

    • Nome: identificados deste cadastro;
    • Produto padrão para gerar parcelas contrato: deve ser selecionado a opção Plano;
    • Plano Ativo a partir de: a partir de que data este plano estará disponível para venda;
    • Permitir Matrícula/Rematrícula até: até que data este plano estará disponível para venda;
    • Permitir Renovação até: até que data os alunos que já possuem este plano, poderão renová-lo;
    • Configurações Avançadas: este campo possui uma série de configurações, das quais você poderá determinar se deseja habilitar ou não de acordo com o cadastro de plano que está fazendo (caso queira saber detalhadamente como funciona cada uma das configurações, clique aqui);
    • Venda crédito por sessão: para este plano, esta configuração deve estar habilitada para utilizar o tipo de plano de crédito por sessão/aula;
      Atenção: essa configuração deve esta marcada para que o plano de crédito tenha o comportamento de crédito por sessão. 
    • Crédito Treino não cumulativo: para este plano, é necessário desmarcar esta configuração, pois ela é direcionada para outro tipo de plano de crédito.
      Para saber como cadastrar um plano de crédito não acumulativo, clique aqui.

    4.2. Na tela Modalidade, clique em “Adicionar Linha“, para configurar as funções relacionadas a modalidade;

    Preencha todos os campos clique no ícone para adicionar, repita o processo para adicionar mais modalidades. Após concluir clique em “Avançar“;

    • Modalidade: selecione a modalidade que deseja associar a venda deste plano;
    • Repetições por Semana: após informar a modalidade, defina quantas vezes na semana o aluno que adquirir o plano com esta modalidade terá acesso a empresa;
    • Valor por sessão: defina qual o valor (unitário) da sessão.

    4.3. Na tela Duração e Valores, verifique se o campo Quantidade de semanas do ano está de acordo com o ano que se encontra (ano bissexto ou não), depois clique em “Adicionar Linha“, e realize a configuração conforme desejado;

    • Duração (em meses): determine período em meses da vigência do plano para quem o aderir;
    • Número de parcelas: quantas parcelas o aluno que contratar este plano, poderá parcelá-lo.

    Preencha todos os campos e clique no ícone para adicionar. Caso deseje adicionar mais opções de duração para venda, basta clicar em “Adicionar linha” e repetir a operação de configuração.

    4.4. Na tela Horários, clique em “Adicionar linha“, selecione o horário do plano, e clique no ícone para salvar a seleção (caso deseje adicionar mais horários basta repetir a operação). Após adicionar o horário clique no botão “Avançar“;

    4.5. Na tela Produtos e Serviços, Clique no ícone para alterar o valor de Matrícula, Renovação e Rematrícula se este plano for cobrar estes serviços. Ou clique em “Adicionar linha“, para adicionar mais um produto a este plano;

    4.6. Na guia Dados Cadastrais, preencha todos os campos obrigatórios (*) e os que julgar necessários, depois prossiga;

    • Modelo de Contrato do Plano: selecione qual será dentre as opções de modelos de contrato cadastradas no sistema, qual será associada a venda deste plano;
    • Percentual de multa de cancelamento: Caso deseje cobrar multa por cancelamento, estabeleça neste campo qual a porcentagem de multa a ser calculada pelo sistema;
    • Produto Taxa Cancelamento: selecione a opção Custo Administrativo de Cancelamento;
    • Dividir valor da manutenção nas parcelas: caso marque esta configuração, se for realizar alguma manutenção de modalidade no contrato do aluno, e esta manutenção gere diferença sobre o valor base do contrato, o valor da diferença será distribuído entre as parcelas em aberto do aluno;
    • Configurações Avançadas: este campo possui uma série de configurações, das quais você poderá determinar se deseja habilitar ou não de acordo com o cadastro de plano que está fazendo (caso queira saber detalhadamente como funciona cada uma das configurações, clique aqui).

    4.7. Na guia Condição de Pagamento, por padrão o sistema adiciona todas as condições que se enquadram na duração determinada nas configurações de Durações e Valores, porém caso desejado, poderá excluir e editar as condições adicionadas pelo sistema, ou adicionar novas condições, para isso clique em “Adicionar Linha“;

    5. Após definir todas as configurações de cadastro deste plano, clique em “Concluir” para finalizar.

    Saiba mais

    Para saber como lançar plano de crédito para os clientes, clique aqui.

    Para saber como cadastrar Plano de Crédito (comum), clique aqui.

    Para saber como cadastrar Plano de Crédito (não acumulativo), clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm Tags: Plano de créditocrédito por sessão

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: