O que é
Em alguns casos, o colaborador realiza o lançamento de conta a pagar ou a receber, porém, não informa o plano de contas, gerando no relatório do Demonstrativo Financeiro a informação “Não informado plano de contas“.
Para que seja obrigatório informar, existe uma permissão que faz com que o colaborador, ao realizar o lançamento ou a quitação, informe o plano de contas correspondente.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “1.02 – Perfis de acessos” habilitada no perfil de acesso do ADM.
Como fazer
Habilitando a permissão
Primeiro é necessário habilitar a permissão.
1. Acesse o módulo ADM, e na lupa de busca pesquise por “Perfil de Acesso”;
2. O sistema apresenta todos os perfis de acesso cadastrados. Clique no perfil que deseja habilitar ou desabilitar as permissões;
3. Na aba “Perfil de Acesso” será apresentado, separado por módulo, as permissões a serem habilitadas/desabilitadas. No campo “Pesquisar as Permissões” pesquise pela permissão “9.59 – Restrição de Lançamento de Conta sem Plano de Contas“;
4. Habilite o checkbox e clique em “Gravar“;
Como apresenta a mensagem
1. Ao lançar ou quitar uma conta a pagar/receber, o colaborador com a permissão habilitada deverá informar o plano de contas, caso não informe será apresentada a mensagem “Não Foi Possível Realizar esta Operação. Escolha um plano de conta para prosseguir com a operação. Para lançar sem plano de conta, é necessário desmarcar a permissão 9.59 – Restrição de Lançamento de Conta sem Plano de Conta.“. Sendo assim, a conta não será lançada/quitada até que seja informado o Plano de Contas.
Saiba mais
Para saber como cadastrar um Plano de Contas, clique aqui.