Índice

    O que é

    No intuito de diminuir a quantidade de transações não aprovadas nas cobranças online, desenvolvemos no sistema para que ele não realize tentativas de cobranças que não são passíveis de aprovação, ou seja, que não adianta tentar cobrar novamente naquele cartão de crédito, como por exemplo: Cartão cancelado, Cartão roubado, Número de cartão inválido, Cartão vencido, Conta do cliente encerrada, Cartão perdido, dentre outros retornos mais.

    Isso gerava um número muito alto de tentativas e acabava bloqueando as outras transações que seriam passíveis de sucesso na cobrança. Com essa melhoria, diminuirá bastante as tentativas falsas de cobranças, evitando bloqueios desnecessários do antifraude.

    Como fazer

    Este tipo de situação poderá ser verificado no gestão de transação, cujo códigos de retorno irão estar como:

    • PAC001 – Outros, Verifique o retorno da adquirente;
    • PAC002 – Saldo/limite insuficiente para a cobrança;
    • PAC003 – Cartão está vencido;
    • PAC004 – Cartão está bloqueado temporariamente;
    • PAC005 – Cartão está bloqueado permanentemente;
    • PAC006 – Cartão inválido;
    • PAC007 – Cartão está cancelado;
    • PAC008 – Conta ou cartão encerrado ou bloqueado;
    • PAC009 – Bloqueio por tentativa de cobranças em excesso.

    Sendo que os códigos PAC005PAC007 e PAC008 serão os que não irão enviar enquanto não houver a correção no cartão daquele aluno. Os demais códigos são passíveis de novas tentativas.

    Veja um exemplo onde foi gerado o código PAC005:

    No caso desta transação por exemplo, o sistema irá criar a transação, porém não irá enviar de fato para a operadora, enquanto não houver a correção no cartão desse cliente na sua autorização de cobrança.

    E nos casos que são apresentados o retorno PAC-009, será devido a medida de segurança do sistema Pacto e das adquirentes. Pelo motivo das empresas estrarem correndo o risco de serem bloqueadas por realizarem o envio de tentativas de cobranças online em excesso para o mesmo cartão, sem antes realizar uma análise prévia dos retornos negados.

    Isso acontece quando existem varias cobranças realizadas no mesmo dia e com o intervalo de poucas horas.

    Por exemplo: como nos casos de um cartões que são negados por falta de limite, por está bloqueado, cancelado ou se por algum motivo a adquirente pede para entrar em contato ou tentar mais tarde e o cliente persiste em realizar um novo envio, visando que retorno foi claro e possivelmente continuará sendo negado a transação.

    Atenção: A Pacto está seguindo a necessidade das adquirentes no modelo de cobranças online. Podem continuar trabalhando com envios manuais pelo sistema, mas sempre de forma analítica de acordo com cada aluno, conforme o retorno observado intervalo de dias de cobranças realizadas.

    Observação: indicamos que trabalhe analisando as parcelas vencidas a mais tempo, o último retorno do aluno, do porquê da negativa, se teve tentativa no mesmo dia e enviar somente no próximo dia, caso esteja apto para um retorno positivo, quando possível identificar isso.

    Além do sistema já realizar retentiva automática em 3 dias (que é o mínimo de dias aceito), ao passar ocurso do mouse sobre o código da transação (letra ou número) terá mais explicações do retorno da transação. Recomendamos também analisar o retorno após a cobrança automática da recorrência que ocorre por volta de 12h e 22h.

    Se ocorrer do sistema tentar cobrar e apresentar algum retorno negado, e o aluno solicitar para tentar cobrar novamente, nesse caso, como já teve uma tentativa durante o dia, basta encaminhar o link de pagamento para o próprio aluno, pois se tentar novamente no sistema, apresentará o o código PAC009.

    Saiba mais

    Como enviar/reenviar as cobranças pelo PactoPay, clique aqui.

    Para saber quais convênios de cobranças são homologados com o sistema Pacto, clique aqui.

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