Índice

    Dando sequência na série de conteúdos para você ter um 2023 mais seguro, vamos falar agora do que você deve ficar de olho quando se trata do financeiro do seu negócio.

    Já falamos aqui que o ponto de partida para todas as suas análises deve ser os Business Intelligence, sendo assim, o sistema Pacto traz dados completos em cada módulo e com o financeiro não seria diferente.

    Hoje falaremos dos dois principais que já mostram o cenário real da sua empresa, se teve lucro ou não, se teve mais despesa que receita e muito mais.

    Demonstrativo financeiro

    O demonstrativo financeiro tem a finalidade de informar sobre a situação econômica da empresa, apresentando todos os gastos, qual é o faturamento previsto, a quantidade de recursos disponíveis e a capacidade de pagamento.

    Esse relatório está diretamente ligado ao seu Plano de Contas e Centro de Custos e vai mostrar se você está tendo mais despesa que lucro ou vice-versa; além de mostrar o caminho que o dinheiro percorre: de onde ele vem e para onde está indo e em quais finalidades. 

    O sistema dá a opção de ter relatórios separados por Receita, Competência, Faturamento Recebido, Faturamento e vários outros. Veja abaixo o conceito de cada um:

    Por que é importante?

    Planejar suas ações sem ter como ponto de partida o seu faturamento é esforço jogado fora e sem chances de resultados.

    É preciso saber em detalhes com o quê você tem mais retorno, qual área tem mais despesas, para que assim você tenha clareza para pensar em novas formas de aumentar seu faturamento, reduzir gastos quando necessário e ter condições de investir em melhorias. 

    Com o demonstrativo você consegue ter previsibilidade sobre as despesas e receitas futuras, o que dá uma direção dos esforços a serem realizados para seu negócio não ficar no vermelho. 

    Além disso, todo negócio precisa, obrigatoriamente, prestar contas todos os anos por meio dessas demonstrações, que contemplam desde o fluxo de caixa até o pagamento de impostos. 

    DRE

    Puxando o gancho dos demonstrativos financeiros, um deles é o DRE, Demonstrativo do Resultado do Exercício, que nada mais é que um relatório de resultados em determinado período, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

    Um detalhe importante: nosso DRE foi criado com foco mais gerencial, ou seja, usamos alguns conceitos da contabilidade para ajudar você a entender seus lucros ou prejuízos durante determinados períodos. 

    O DRE do sistema é composto pelos seguintes lançamentos:

    • Receita bruta: total de dinheiro recebido pela empresa com a venda de seus produtos ou serviços;
    • Custos específicos: despesas diretamente relacionadas ao fornecimento dos produtos e serviços geradores da receita bruta. Ex: comissões, compras para revendas, impostos sobre os serviços prestados.
    • Lucro bruto: também pode ser chamado de Margem de Lucro Bruto. É o resultado da diferença entre a receita bruta e os custos específicos.
    • Despesas operacionais: são as despesas fixas que serão contabilizadas independente de ter ou não receita. São os gastos necessários para manter seu negócio funcionando.
    • Lucro operacional ou Lucro líquido: representa o lucro bruto menos as despesas operacionais (com vendas, gerais e administrativas) e define o quanto a empresa gera de resultado a partir da sua operação.Uma margem de lucro operacional alta evidencia uma eficiência operacional da empresa e pode ser comparada também com outras empresas do mesmo setor.
    • Ponto de equilíbrio: é a receita necessária para pagar suas despesas fixas. É calculado pelas (despesas operacionais/lucro bruto)*Receita Bruta.
    • Realizado no período: é a própria Receita Bruta;
    • Não realizado: resultado da diferença entre o realizado no período e o ponto de equilíbrio.
    • Resultado do exercício: aqui chamado também de lucro operacional, engloba as receitas e as despesas.

    Por que é importante?

    Com o DRE bem estruturado, você terá mais segurança e facilidade para tomar suas decisões estratégicas, entendendo sobre a saúde financeira do negócio e analisando, portanto, se as contas serão positivas ou negativas. 

    Esse relatório permite que você tenha uma visão completa do seu financeiro em períodos anteriores, e com isso você pode fazer comparativos de resultados entre os meses ou anos, avaliando se seu negócio cresceu ou não. 

    Qual a diferença entre o demonstrativo financeiro e o DRE?

    Podemos destacar as seguintes características:

    Demonstrativo Financeiro: opera em regime de caixa, contabilizando todas as entradas e saídas.

    DRE: apresenta apenas o que foi definido por equivalência no Plano de Contas, ou seja, o que foi definido como receita, despesa e custos específicos que fazem parte deste relatório. 

    Para saber mais sobre Plano de Contas, acesse:

     

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Novidades
    Tags: Demonstrativo FinanceiroDRE
    Autor: Ingridy Sousa

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: