Índice

    O que é

    O Plano de Contas é uma estrutura, em árvore, que tem como objetivo organizar e facilitar o entendimento do fluxo das receitas, despesas e investimentos da sua empresa. A partir desses cadastros você será capaz de analisar alguns relatórios financeiros de forma mais clara e intuitiva, assim, obtendo ainda mais conhecimento sobre suas finanças.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “9.05 – Manipular dados de Centro de Custos“ habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. No módulo Financeiro, no campo de busca inteligente pesquise por “Plano de Contas“;

    2. Em seguida, clique no ícone  apresentado na frente do plano de contas que deseja editar;

    3 . O sistema apresentará uma tela para edição do plano de contas;

    • Alterar Código: você pode alterar o código do plano de contas;
    • Trocar Plano Pai: você pode trocar o plano de contas pai, desse plano de contas;
    • Descrição: você pode alterar o nome do plano de contas;
    • Equivalência no DRE: você pode configurar ou alterar a equivalência no DRE. Lembrando que isso impacta diretamente no relatório DRE Financeiro;
    • Meta DRE: você pode configurar ou alterar a meta deste plano de contas no relatório DRE Financeiro;
    • Inside Cálculo CAC: você pode configurar se esse plano de contas faz parte do Custo de Aquisição de Cliente.

    3.1. Quando o plano de contas é do tipo “Saída” o sistema apresenta um novo campo “Percentual pretendido“, que serve para inserir um percentual que essa despesa terá em relação as receitas da empresa.
    Por exemplo: configurei 50% como a porcentagem pretendida para minha despesa, e como minha receita é de R$ 5.000,00 e minha despesa de R$2.000,00, então só tive 20% de despesa com base na receita, ou seja estou dentro do pretendido.

    Observação: no relatório Demonstrativo Financeiro irá apresentar as informações das porcentagem com cores, onde Verde significa que está dentro do percentual pretendido, Vermelho significa que ultrapassa o pretendido. Caso ainda não tenha configurado uma porcentagem ficará na cor Azul.

    4. Após realizar as alterações desejadas, clique em “Gravar“;

    5. Na edição é possível vincular esse plano de contas a um ou mais centro de custos. Para isso clique no botão “Ratear Centro de Custos“.

    5.1. Ao clicar o sistema listará o campo para adicionar/editar/excluir o rateio do centro de custos vinculado ao plano de contas. Realize as alterações e clique em “Gravar“.

    Saiba mais

    Para saber como cadastrar um novo plano de contas, clique aqui.

    Para saber como excluir um plano de contas, clique aqui.

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    em Financeiro
    Tags: Plano de Contasplanos de contaseditar plano de conta
    Autor: Lais Lezcano

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