Índice

    O que é

    Este é um documento de mapeamento para diagnosticar por que um plano de aluno, seja ele Normal ou Recorrente, não foi renovado automaticamente pelo sistema. Diversas configurações e situações cadastrais podem influenciar a renovação. Use este conhecimento como um checklist para identificar e resolver rapidamente qualquer problema.

    Plano Recorrente: Pontos de Verificação

    Aqui estão os cenários que podem impedir a renovação automática de um plano do tipo Recorrente.

    1. Renovação Automática Geral

    Nessa situação deve verificar se a configuração do cadastro do plano “Ativar renovação automática” está habilitada nas configurações avançadas do plano.

    • Ativar renovação automática: essa configuração permite que os contratos lançados com este plano sejam renovados automaticamente.

    2. Dívidas do Aluno

    Nessa situação deve verificar se o aluno possui alguma parcela em aberto e se a regra “Não renovar com parcela aberta (vencida)” está ativa nas configurações do plano.

    • Não renovar contrato com parcela aberta (vencida): ao marcar esta configuração, os alunos que tiverem parcela vencida em aberto não terão seus contratos renovados automaticamente.

    3. Configuração Manual no Contrato

    Nessa situação deve verificar diretamente no contrato do aluno se a opção de renovação foi alterada manualmente de “Sim” para “Não“.

    • Renovação automática: permitir alterar a condição de renovação automática do contrato do cliente individualmente, caso esteja não o contrato do cliente não será renovando;

    4. Turmas Cheias

    Nessa situação deve verificar se a turma do aluno atingiu sua capacidade máxima e se a opção “Permite Renovar Contratos em Turmas Lotadas” está desativada nas configurações da empresa.

    • Permite Renovar Contratos em Turmas Lotadas: ao habilitar esta configuração, o sistema renovará os contratos de turma normalmente, mesmo que a turma já tenha atingido a capacidade máxima;

    5. Planos Expirados

    Nessa situação deve verificar se a vigência do plano já terminou e se a regra “Bloquear renovação automática para planos fora da vigência” está ativa nas configurações da empresa.

    • Bloquear renovação automática para planos fora da vigência: marque caso deseje que o sistema não renove os contratos que estão fora da vigência;

    6. Categoria do Aluno Incompatível

    Nessa situação deve verificar se a categoria do cliente (ex: Adulto, Estudante) nos dados é diferente da categoria exigida pelo plano e se o bloqueio por categorias está ativo.

    • Bloquear renovação automática para planos com categoria diferente do aluno: com essa configuração ativada, se o aluno estiver em uma categoria diferente da do plano a ser renovado, o sistema bloqueará a renovação do plano;

    Para saber como visualizar no plano e no cadastro do cliente acesse o conhecimento, clicando aqui.

    7. Ausência de Índice Financeiro

    Nessa situação deve verificar se nas configurações da empresa se o sistema está configurado para exigir um Índice Financeiro para o reajuste e se este índice não foi cadastrado no plano.

    • Bloquear para não renovar contratos do tipo recorrência automaticamente sem o Índice Financeiro cadastrado: o sistema possui um recurso chamado Índice de Reajuste Financeiro, onde é possível configurar qual será a taxa de acréscimo que o sistema deve aplicar aos contratos configurados automaticamente (para saber mais, clique aqui). Caso deseje que o sistema não renove os contratos automaticamente se o índice não estiver configurado, marque esta configuração;

    Plano Normal: Pontos de Verificação

    Estes são os cenários que podem bloquear a renovação automática de um Plano Normal.

    1. Renovação Automática Geral

    Nessa situação deve verificar se a configuração do cadastro do plano “Ativar renovação automática” está habilitada nas configurações avançadas do plano.

    2. Horários Removidos do Plano

    Nessa situação deve verificar se os horários definido no momento da venda que faziam parte do plano foram removidos ou inativados do cadastro do plano.

    3. Modalidades Inativadas

    Nessa situação deve verificar se as modalidades (ex: Musculação, Pilates) vinculadas ao contrato do aluno foram inativadas no sistema.

    4. Condições de Pagamento Removidas

    Nessa situação deve verificar se as condições de pagamento associadas ao plano (ex: Boleto, Cartão) no momento da venda, foram retiradas do cadastro do plano.

    5. Durações Removidas do Plano

    Nessa situação deve verificar se as opções de duração (ex: 3 meses, 6 meses) foram removidas da configuração do plano.

    6. Parcelas Vencidas

    Nessa situação deve verificar se o aluno possui parcelas vencidas e se a regra “Não renovar contrato com parcela vencida em aberto” está ativa.

    7. Restrição a Pagamento Recorrente

    Nessa situação deve verificar se o sistema foi configurado para renovar automaticamente apenas planos com a condição de pagamento “recorrência“.

    8. Planos Expirados

    Nessa situação deve verificar se a vigência do plano já terminou e se a regra “Bloquear renovação automática para planos fora da vigência” está ativa nas configurações da empresa.

    • Bloquear renovação automática para planos fora da vigência: marque caso deseje que o sistema não renove os contratos que estão fora da vigência;

    9. Categoria do Aluno Incompatível

    Nessa situação deve verificar se a categoria do cliente (ex: Adulto, Estudante) nos dados é diferente da categoria exigida pelo plano e se o bloqueio por categorias está ativo.

    • Bloquear renovação automática para planos com categoria diferente do aluno: com essa configuração ativada, se o aluno estiver em uma categoria diferente da do plano a ser renovado, o sistema bloqueará a renovação do plano;

    Para saber como visualizar no plano e no cadastro do cliente acesse o conhecimento, clicando aqui.

    Saiba mais

    Para saber quais são as configurações da empresa, clique aqui.

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