Índice

    O que é

    É um recurso para criar contas a pagar automaticamente quando é lançada uma compra de produtos de estoque no sistema.

    Exemplo prático:

    A academia comprou 50 águas para estoque, registrou a compra no sistema e com essa configuração habilitada, ao acessar contas a pagar no módulo financeiro, terá a conta dessa compra para realizar o pagamento.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “9.08 – Configurações do financeiro” habilitado no perfil de acesso no módulo ADM.

    Como fazer

    Para habilitar a configuração

    1. No módulo ADM, clique na “Engrenagem“;

    1.1. Em seguida clique em “Financeiro“.

    2. Na guia “Configurações Gerais”, habilite a configuração “Criar conta a pagar no financeiro ao lançar compra no estoque”;

    3. Após, clique em “Gravar” para salvar a alteração.

    Após habilitar essa configuração, todas as compras de produtos de estoque cadastradas no sistema, serão registradas no “Contas a pagar” do módulo Financeiro.

    Para cadastrar as compras de produtos de estoque

    1. No módulo ADM, no campo de busca inteligente pesquise por “Compra“;

    2. O sistema apresentará a lista de compras já lançadas. Clique no botão “Cadastrar novo“;

    3. Na primeira aba “Dados Compra” você irá informar de qual “Fornecedor” você comprou os produtos, a “Descrição da Conta a Pagar” que será apresentado essa descrição em contas a pagar, e a “Data Compra“;

    Observação: os demais campos são opcionais.

    4. Na aba “Produtos da Compra” informe os produtos que comprou;

    • Produto: pesquise o nome do produto que será informado na compra;
    • Quantidade: informe a quantidade de compra do produto informado no campo anterior;
    • Valor Unitário: informe o valor unitário de compra do produto;
    • Desconto Total: informe valor de desconto, se houver.

    4.1. Clique no ícone para adicionar a compra do produto.

    Observação: repita essa operação com os demais produtos da compra.

    5. Após adicionar os produtos da compra, clique em “Gravar”.

    Para identificar a conta a pagar da compra de produto de estoque

    1. No menu lateral do módulo Financeiro, clique em “Relatórios“;

    2. Após, clique em “Contas a Pagar”;

    3. Clique em “Refazer Consulta”;

    4. Em Filtros Principais no campo “Nome” coloque a descrição que cadastrou quando lançou a compra ou no campo “Tipo de Pesquisa” selecione “Período” para buscar por data de lançamento ou por data de vencimento;

    5. Após utilizar os filtros necessários, clique em “Pesquisar”;

    6. Localizado a conta e caso deseje informar que foi realizado o pagamento, clique em “Pagar”.

     

    Saiba mais

    Para saber como cadastrar uma conta a pagar, clique aqui.

    Para saber como cadastrar uma conta a receber, clique aqui.

    Para saber como ver todas as despesas a pagar do mês, clique aqui.

    Para saber como ver todas as despesas a receber do mês, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: