Índice

     O que é

    Através do relatório Competência Mensal, o gestor pode analisar o valor que o aluno deveria pagar mensalmente referente ao serviço contratado. Podendo então comparar qual o mês que teve um valor maior de competência e qual o mês que teve um valor menor, permitindo assim uma análise baseada em dados e criação de ações para os meses seguintes.

    A Competência apresenta o valor cobrado do cliente pelo serviço prestado a cada mês, ou seja, o valor total da venda realizada dividido pela duração. Em outras palavras, corresponde ao mês de duração do plano, independentemente da negociação de parcelamento e pagamento. A competência é calculada dividindo-se o valor total do plano pela sua duração.

    Por exemplo: suponhamos que eu tenha vendido um plano de 6 meses que custa R$ 600,00. A competência nesse caso é de 100 reais, ou seja, o valor total do plano que é R$ 600,00 dividido pela duração que é 6, o que equivale a R$ 100,00 reais a cada mês.

    No relatório são disponibilizados diversos filtros permitindo ver as informações conforme a sua necessidade.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “6.05 – Relatório de Competência Mensal” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Na lupa de busca do sistema pesquise por “Competência Mensal“;

    2. Será apresentada esta tela contendo os filtros para a serem utilizados na busca;

    • Período de Pesquise: informe o período de pesquisa da competência que deseja visualizar;
    • Matrícula, Rematrícula, Renovação: marque caso deseje ver os valores de competência desses produtos;
    • Manutenção Modalidade: marque caso deseje ver os valores de competência da manutenção de modalidade;
    • Trancamento: marque caso deseje ver os valores de competência do produto de Trancamento;
    • Aula Avulsa: marque caso deseje ver os valores de competência das as aulas avulsas;
    • FreePass: marque caso deseje ver os valores de competência dos produtos do tipo FreePass;
    • Sessões: marque caso deseje ver os valores de competência das vendas do tipo sessão;
    • Quitação–Cancelamento: marque caso deseje ver os valores de competência do produto Quitação – Cancelamento;
    • Mês de Referência Plano: caso marcado, será apresentado separadamente o valor de competência de cada plano, podendo ser organizado por nome e duração, duração ou somente nome. Caso desmarcado, o sistema irá apresentar o valor de competência de todos os planos somados;
      • Nome e Duração: caso marcado, será ordenado e agrupado os planos pelo nome e duração do plano;
      • Duração: caso marcado, será ordenado e agrupado pelas durações dos planos;
      • Nome: caso marcado, será ordenado e agrupado pelos nomes dos planos;
    • Produto Estoque: marque caso deseje ver o valor de competência do produto do tipo Estoque;
    • Serviço: marque caso deseje ver o valor de competência do produto do tipo serviço;
    • Retorno do Trancamento: marque caso deseje o valor de competência do produto do tipo retorno do trancamento;
    • Diária: marque caso deseje ver o valor de competência do produto do tipo Diária;
    • Alterar–Horário: marque caso deseje ver o valor de competência do produto de alteração de horário no plano do aluno;
    • Pgto Saldo Devedor: marque caso deseje ver o valor de competência do produto de recebimento do saldo devedor do aluno;
    • Acerto C/C Aluno: marque caso deseje ver o valor de competência do produto de acerto da conta-corrente do aluno;
    • Taxa de Personal: marque caso deseje ver o valor de competência do produto taxa de personal.

    3. Após selecionar os filtros clique em “Gerar Relatório (PDF)“.

    Entenda como ver um relatório de competência mensal, clicando aqui.

    Saiba mais

    Para saber qual a diferença entre Faturamento, Faturamento Recebido, Competência e Receita, clique aqui.

    Para saber utilizar os filtros do Relatório de Faturamento por Período, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: