Índice

    O que é

    O plano com dependentes foi criado devido à necessidade de vender planos que permitem o cliente (comprador) trazer dependentes para usar/acessar a empresa.

    Esse tipo de prática já acontece em clubes, onde um titular que é sócio do clube tem direito de trazer x pessoas pra acessar o clube e usufruir dos serviços, e agora o sistema Pacto também atende essa demanda.

    Atenção: esta opção só está disponível para planos do Tipo Recorrência.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes”, “4.43 – Gestão de Vendas Online”  e “5.09 – Planos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Passo 1: Habilitar a configuração

    É necessário que um Administrador da empresa entre em contato com o time de suporte da Pacto solicitando a habilitação da configuração que permite o compartilhamento de planos do tipo recorrência.

    Após esta configuração será possível configurar os planos que irão permitir o acesso de dependentes e o cadastro/vínculo dos dependentes aos clientes que compraram o plano. 

    Passo 2: Configurar a quantidade de dependentes que o plano permite

    1. No módulo ADM, no campo de busca pesquise por “Plano“;

    2. Será apresentado a lista de planos cadastrados e ativos. Selecione o plano, do tipo Recorrência, que deseja configurar a quantidade de dependentes possível para os clientes que comprarem o plano;

    3. Na guia “Dados Básicos” clique em “Configurações avançadas“;

    4. Será apresentado uma janela com as configurações avançadas. Clique na guia “Compartilhamento de Plano“;

    5. Informe com até quantas pessoas o comprador do plano poderá compartilhar, ou seja, com até quantos dependentes ele poderá ter ao comprar este plano. Por fim, clique em “Salvar configurações“;

    6. Por fim, no canto superior direito da tela de plano, clique em “Salvar“.

    Feito esse processo já podemos vincular os dependentes aos clientes que possuem esse plano.

    Passo 3: Vincular os dependentes aos clientes compradores

    Tela antiga do cliente

    1. No módulo ADM, acesse o cadastro do cliente ativo que possui um plano que permite dependentes;

    2. No perfil do cliente, clique em “Dados pessoais“;

    3. Será apresentado a tela com os dados do cliente. Clique na guia “Familiares“;

    4. Já na guia de Familiares pesquise pelo familiar clicando no ícone . Será apresentado uma nova janela para pesquisar pelo familiar;

    Observação: para facilitar a busca, você pode pesquisar pelo nome, matrícula, CPF, situação, código e categoria.

    5. Após localizar o familiar que será vinculado, clique no ícone para selecionar;

    6. O sistema irá preencher o campo com o dado do familiar. Agora selecione o tipo de parentesco;

    Observação: o sistema já possui alguns tipos de parentesco cadastrados, porém é possível cadastrar novos. Para saber como cadastrar novos parentescos, clique aqui.

    7. Em “Compartilhar o plano” marque caso esse familiar será o dependente que terá acesso à empresa;
    Observação: esta configuração só apresenta habilitada quando o aluno já possui um plano lançado, caso não tenha um plano lançado será necessário fazer a venda, retornar para esta configuração e marcar o checkbox.

    8. Após preencher os dados, clique no botão “Adicionar” para realizar o vínculo familiar;

    9. Por fim, clique em “Gravar” para confirmar a operação.

    Tela nova do cliente

    1. Acesse o cadastro do cliente ativo que possui um plano que permite dependentes. Em “Dados pessoais” clique no ícone ;

    2. Clique na guia “Familiares“;

    3. Na tela localize e clique em “Adicionar familiar“;

    4. Realize a inclusão do cliente que deseja vincular neste aluno e clique no ícone para adicionar;

    • Familiar: localize pelo cliente que deseja vincular ao aluno;
    • Grau de parentesco: selecione qual o grau de parentesco desse cliente com o aluno;
      Observação: o sistema já possui alguns tipos de parentesco cadastrados, porém é possível cadastrar novos. Para saber como cadastrar novos parentescos, clique aqui.
    • Identificador: informe uma descrição para diferenciar este familiar dos demais.

    5. Por fim, clique em “Salvar alterações“.

    Passo 4: Permitindo a venda do plano dependente no Vendas Online

    Para permitir que no momento da compra do Vendas Online seja possível adicionar os dependentes, é necessário acessar o cadastro do plano.

    1. Ao acessar o cadastro do plano em “Dados Básicos“, clique em “Configurações avançadas”;

    2. Em seguida clique em “Vendas Online“;

    3. Localize e habilite a configuração “Participa do Vendas Online“;

    4. Após clique em “Salvar configurações“.

    5. Por fim, clique em “Salvar“.

    Passo 5: Como vender o plano com dependente no Vendas Online

    2. Na tela de checkout do Vendas Online, marque a opção “Permitir compartilhamento de plano” e em seguida preencha os dados apresentados no bloco “Parceiro de compartilhamento 1“.

    Características do compartilhamento de plano

    • Os familiares que terão acesso pelo compartilhamento de plano deverão ter status de Visitante ou Inativo. Se o cliente tiver um plano e estiver com a situação de ativo, ele não poderá usufruir do compartilhamento do plano;
    • Os dias de acesso no plano do aluno principal podem terminar, enquanto os dias de acesso do dependente continuam e vice-versa. Isso acontece porque os lançamentos de afastamentos, como férias e atestado dos clientes, são tratados separadamente. Portanto, isso significa que as férias e os atestados do dependente não afetam o contrato principal da mesma forma que os afastamentos do contrato principal não afetam o dependente.
    • O familiar que tiver o acesso pelo compartilhamento terá o status Dependente + Ativo + Normal;
    • Ao finalizar o plano do aluno dependente, sua situação retorna para seu status anterior;
      Por exemplo: o dependente era um visitante antes de receber o compartilhamento do plano, assim que o plano finalizar ele retornará para a situação de visitante.
    • Quando o aluno titular renovar o seu plano e desejar que o dependente também seja renovado, será necessário desvincular o dependente e, em seguida, vinculá-lo novamente.
    • A empresa que escolher trabalhar com o compartilhamento de planos terá mudança no BI Movimentação de Contratos, onde será apresentado novos campos “Dependentes” informando a quantidade de dependentes ativos que podem ter acesso à empresa;
    • A empresa que escolher trabalhar com o compartilhamento de planos terá mudança no BI Ticket Médio de Planos, onde será apresentado um novo filtro que permite incluir os dependentes no cálculo do BI;

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Adm Tags: plano em dobrodependentecompartilhamento de planoplano compartilhado

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: