Índice

    O que é

    Em alguns casos, é necessário registrar o pagamento de uma parcela com data retroativa no sistema. Por exemplo, se você recebeu um valor do aluno, guardou no caixa, mas esqueceu de lançar no sistema, será necessário registrar o pagamento com a data em que de fato foi recebido.

    No Caixa em Aberto, é possível alterar a data de recebimento do pagamento. No entanto, é importante verificar se a data de lançamento da parcela é anterior à data de recebimento, pois, caso contrário, o sistema não permitirá que o pagamento seja processado.

    Exemplo:

    • O aluno pagou dia 30/09, mas a parcela foi lançada no sistema dia 01/10. Hoje, 04/10, você precisa incluir o pagamento retroativo. Neste caso, será possível registrar o pagamento retroativo com a data de 01/10, pois foi quando a parcela foi lançada no sistema.

    Permissão necessária

    É necessário ter as permissões  “2.04 – Clientes”, “2.44 – Visualizar ou operar o Caixa em aberto” e “2.69 Permite Fechar e Receber Contrato” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Ao acessar o perfil do cliente, localize e clique em “Caixa em aberto“;

    1.1. Ou acesse pelo menu lateral esquerdo do módulo ADM.

    1.1.1. Utilize a lupa de busca para procurar pelo aluno desejado.
    Observação: também é possível utilizar os filtros, clicando neste ícone , para refinar ainda mais sua busca.

    2. O sistema apresentará todas as parcelas em aberto do aluno. Clique neste ícone  para ver as parcelas;

    Observação: as parcelas podem estar em duas situações, “Em dia“, quando ainda não venceram, e “Vencidas“, quando estão atrasadas por falta de pagamento.

    3. Após detalhar as parcelas, selecione aquelas que deseja receber com data retroativa e clique em “Receber“;

    4. Na tela de recebimento, na parte superior das datas, clique em “Editar“;

    5. Em seguida, selecione a data desejada, adicione uma observação, se necessário, e clique em “Salvar“;

    6. Após alterar a data, selecione a forma de pagamento e clique em “Receber“;

    • Forma de pagamento: selecione a forma de pagamento que o aluno utilizou para quitar o valor. Dependendo da forma escolhida, novos campos serão exibidos para preenchimento dos dados correspondentes;
    • Valor: o valor da parcela selecionada será exibido automaticamente;
    • Adicionar outra forma de pagamento: use essa opção para incluir uma segunda forma de pagamento, caso o aluno tenha pago a parcela de forma dividida. Por exemplo, se o aluno pagou R$5,00 em dinheiro e R$10,00 no Pix, você pode registrar ambas as formas de pagamento.

    7. Para finalizar, informe seu “Usuário” e “Senha” e clique em “Confirmar“;

    8. O sistema exibirá uma tela para que você escolha a ação a ser realizada após essa operação. Selecione a opção desejada.

    • Imprimir recibo: permite imprimir o recibo do pagamento retroativo realizado;
    • Enviar recibo por e-mail: envia o recibo do pagamento retroativo para o e-mail do aluno;
    • Ficar no Caixa em Aberto: ao selecionar essa opção, o sistema permanecerá na tela Caixa em Aberto, permitindo que você continue realizando as operações diárias;
    • Ir para o perfil do aluno: direciona o sistema para a tela de Perfil do Aluno que realizou o pagamento.

    Observação: se a data informada for anterior à data de lançamento, o sistema exibirá uma mensagem informando que a data não pode ser anterior à data de lançamento.

    Saiba mais

    Para saber como mudar o valor da parcela pelo Novo Caixa em Aberto, clique aqui.

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