O que é
O aditivo de contrato é uma funcionalidade que permite alterar ou complementar um contrato existente, sem precisar criar um novo do zero. Essa ferramenta é útil quando há ajustes nos termos do contrato, como mudanças no valor, no plano contratado, na duração ou em outras condições previamente acordadas.
Exemplo:
Se a academia deseja alterar as regras de cancelamento do contrato, alterar o valor do contrato, ou solicitar ao cliente o direito de uso da sua imagem (como em situações de gravação de vídeos ou uso para campanhas promocionais), tudo isso pode ser feito por meio de um aditivo. O aditivo mantém o contrato original e registra as novas condições acordadas.
Esse aditivo pode ser assinado digitalmente e armazenado junto ao histórico do aluno, garantindo que todas as mudanças sejam formalizadas, organizadas e com validade e segurança jurídica.
Observação Importante:
O aditivo não será apresentado para novos clientes que estão comprando o plano agora. Para que as novas regras sejam válidas para futuros clientes, a academia deve criar um novo modelo de contrato que já inclua as cláusulas atualizadas.
Atenção¹: caso a configuração “Bloquear alunos que não possuem assinatura digital” esteja ativada, os clientes que não assinarem o aditivo de contrato serão automaticamente bloqueados na catraca.
Atenção²: os contratos e aditivos serão exibidos apenas para assinatura pelo aluno titular. Nos casos de direito de uso, o contrato continua sendo assinado pelo titular original, garantindo que a assinatura siga a regra correta e evitando confusões com usuários que apenas receberam o direito de uso.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “Habilitar assinatura de contrato pelo APP“ habilitada no Pacto App.
Como fazer
1. Assim que o aluno realiza o login no aplicativo é apresentada a mensagem para assinar o aditivo de contrato. Clique em “Assinar aditivo“;
Atenção: caso o aluno clique em “Sair do aplicativo“, ele será deslogado.

2. Será apresentada esta tela para atualização de dados. Clique em “Termos do aditivo” para realizar a leitura;

3. Após realizada a leitura retorne e clique em “Assinatura do aditivo“;

3.1. Realize a assinatura no campo “Assine aqui” e clique em “Concluir“;
Observação: caso tenha errado a assinatura, basta clicar em “Limpar assinatura“.

4. Clique em “Atualizar foto” para atualizar a sua foto de perfil;
Observação: caso o cliente já tenha uma foto de perfil, este passo não é obrigatório.

5. Clique em “Finalizar” para concluir o processo.

Saiba mais
Para saber como trabalhar com Aditivo de Contrato, clique aqui.
Para saber como configurar um Aditivo de Contrato, clique aqui.
