Índice

    O que é

    Chargeback é um termo em inglês que significa estorno e se refere ao cancelamento ou contestação, pelo cliente, de uma compra realizada no cartão de crédito ou débito.

    Para que isso aconteça, o titular do cartão deve solicitar o cancelamento da transação junto ao banco. Caso seja comprovada uma transação não autorizada, o valor é integralmente estornado ao usuário do cartão, protegendo o consumidor e garantindo o uso seguro do crédito.

    Com a configuração “Bloquear aluno na catraca assim que um chargeback for efetivado (Stone)“, o sistema:

    • Gera automaticamente uma nova parcela em aberto referente ao valor do chargeback, que vai para o caixa em aberto do aluno e segue o fluxo normal de cobrança;

    • Cria automaticamente uma mensagem de bloqueio na catraca, impedindo o acesso do aluno.

    Esse recurso automatiza o processo de chargeback no sistema financeiro, garantindo que a academia tenha controle total quando uma transação é contestada pelo aluno.

    Atenção: para que este recurso funcione, é necessário utilizar a conciliação com a Stone. É cliente Stone e ainda não sabe como configurar a conciliação automática no sistema? Clique aqui.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “9.08 – Configurações do financeiro” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Habilitando a configuração

    1. No menu lateral do sistema clique no ícone de “Engrenagem“;

    2. Em seguida, clique em “Financeiro“;

    3. Na guia “Conciliação“ marque a opção “Bloquear aluno na catraca assim que um chargeback for efetivado (Stone)”;

    4. Clique em “Gravar” para finalizar o processo.

    Fluxo no sistema

    1. Assim que o sistema identifica, por meio da conciliação bancária, que ocorreu um chargeback, ele executa duas ações;

    1.1. Primeiro, cria automaticamente uma mensagem de bloqueio na catraca, impedindo o acesso do aluno;

    1.1.1. Ao detalhar a transação mencionada na mensagem, é possível observar que a situação da parcela ainda aparece como paga, mas com o texto “contestada”.

    1.2. Em seguida, o sistema cria automaticamente uma nova parcela em aberto referente ao valor do chargeback.

    Observação: se não houver nenhum estorno de chargeback nos dias seguintes, a nova parcela criada permanece em aberto e segue normalmente no processo de cobrança automática, como qualquer outra parcela, continuando as tentativas de cobrança até que o pagamento seja realizado.

    2. Supondo que, após alguns dias (por exemplo, 7) o estorno de chargeback seja recebido, o sistema seguirá um dos dois fluxos abaixo.

    2.1. Se a parcela gerada de chargeback já estiver paga, o sistema lança automaticamente um crédito na conta corrente do aluno e remove a mensagem de bloqueio da catraca;

    2. Se a parcela de chargeback ainda estiver em aberto, ela será cancelada do caixa em aberto e a mensagem de bloqueio também será removida automaticamente.

    Saiba mais

    Para saber como funciona a conciliação automática de cartão, clique aqui.

    Para saber como funciona as configurações da engrenagem Financeiro – guia Conciliação, clique aqui.

    Para saber como cadastrar Convênio de Cobrança da Stone, clique aqui.

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