O que é
Chargeback é um termo em inglês que significa estorno e se refere ao cancelamento ou contestação, pelo cliente, de uma compra realizada no cartão de crédito ou débito.
Para que isso aconteça, o titular do cartão deve solicitar o cancelamento da transação junto ao banco. Caso seja comprovada uma transação não autorizada, o valor é integralmente estornado ao usuário do cartão, protegendo o consumidor e garantindo o uso seguro do crédito.
Com a configuração “Bloquear aluno na catraca assim que um chargeback for efetivado (Stone)“, o sistema:
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Gera automaticamente uma nova parcela em aberto referente ao valor do chargeback, que vai para o caixa em aberto do aluno e segue o fluxo normal de cobrança;
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Cria automaticamente uma mensagem de bloqueio na catraca, impedindo o acesso do aluno.
Esse recurso automatiza o processo de chargeback no sistema financeiro, garantindo que a academia tenha controle total quando uma transação é contestada pelo aluno.
Atenção: para que este recurso funcione, é necessário utilizar a conciliação com a Stone. É cliente Stone e ainda não sabe como configurar a conciliação automática no sistema? Clique aqui.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “9.08 – Configurações do financeiro” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Habilitando a configuração
1. No menu lateral do sistema clique no ícone de “Engrenagem“;

2. Em seguida, clique em “Financeiro“;

3. Na guia “Conciliação“ marque a opção “Bloquear aluno na catraca assim que um chargeback for efetivado (Stone)”;
4. Clique em “Gravar” para finalizar o processo.
Fluxo no sistema
1. Assim que o sistema identifica, por meio da conciliação bancária, que ocorreu um chargeback, ele executa duas ações;
1.1. Primeiro, cria automaticamente uma mensagem de bloqueio na catraca, impedindo o acesso do aluno;
1.1.1. Ao detalhar a transação mencionada na mensagem, é possível observar que a situação da parcela ainda aparece como paga, mas com o texto “contestada”.
1.2. Em seguida, o sistema cria automaticamente uma nova parcela em aberto referente ao valor do chargeback.
Observação: se não houver nenhum estorno de chargeback nos dias seguintes, a nova parcela criada permanece em aberto e segue normalmente no processo de cobrança automática, como qualquer outra parcela, continuando as tentativas de cobrança até que o pagamento seja realizado.
2. Supondo que, após alguns dias (por exemplo, 7) o estorno de chargeback seja recebido, o sistema seguirá um dos dois fluxos abaixo.








