O que é
O trancamento é um produto vendido (mesmo que com valor zerado) para o aluno quando ele precisa se ausentar por um período, e necessita trancar o contrato durante esse período. Há uma configuração no sistema que permite lançar o trancamento, alterando o vencimentos das parcelas do aluno, de modo que ele não seja cobrado durante esse período de afastamento.
️ Atenção: é necessário ter o produto do tipo trancamento cadastrado.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “3.38 – Alterar vencimento das parcelas no trancamento” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Acesse o perfil do aluno desejado e clique sobre o contrato que será trancado;
2. Em seguida clique em “Afastamento“;
3. Após, clique em “Trancamento“;
4. Ao apresentar a tela de lançamento do trancamento, determine a “Data de início” do trancamento, e clique na “seta” para dar sequência a operação;
5. Será apresentado um detalhamento do contrato do aluno, no campo “Detalhamento do Trancamento” preencha os seguintes campos;
5.1. Em “Produto Trancamento” selecione dentre os produtos de trancamento cadastrados, qual será lançado para o aluno (o produto selecionado determinará a quantidade de dias que o aluno ficará afastado, e o valor que será cobrado por este afastamento);
5.2. Marque a configuração “Alterar vencimento das parcelas com vencimento superior ao início do trancamento“;
5.3. Selecione a “Justificativa” para a aplicação do trancamento, e caso deseje adicionar alguma informação a mais, descreva no campo “Observação“.
6. Após preencher todos os campos, clique em “Confirmar“.
Saiba mais
Para saber como imprimir o recibo de trancamento, clique aqui.
Para saber porque fez um trancamento mas as parcelas do aluno continuam sendo cobradas na recorrência, clique aqui.
Para saber como cadastrar um produto Trancamento, clique aqui.
Para saber qual a diferença entre Férias e Trancamento, clique aqui.