O que é
O ajuste de saldo é utilizado quando existe a necessidade, por alguma razão, de incluir ou retirar crédito do plano de crédito do aluno.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes”, “3.35 – Lançar ajuste manual de crédito de treino”, “6.26 – Relatório de saldo de créditos” e “13.00 – Ver aba Contratos” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Ao acessar o perfil do aluno na guia “Contratos” localize e clique sobre o plano de crédito desejado;
2. Localize o bloco “Extrato Crédito Treino” onde é possível visualizar as informações de uso do plano de crédito. Clicando sobre o ícone pode ordenar de formar crescente ou decrescente;
- Data: apresenta a data que foram realizadas as operações;
- Operação: apresenta qual o tipo de operação realizada, seja de forma manual pelos colaboradores ou automática pelo sistema;
- Usuário: apresenta qual o usuário responsável que realizou a operação;
- Observação: apresenta as observações escritas pelo colaborador que realizou a operação;
- Aula Desmarcada: apresenta a informação referente ao uso de crédito da desmarcação da aula;
- Aula Marcada: apresenta a informação referente ao uso de crédito da marcação da aula;
- Qtd.: apresenta a quantidade de crédito que foi utilizado na operação;
- Saldo: apresenta o saldo restante de crédito do cliente após a operação realizada.
3. Clicando no ícone pode filtrar por informações em específico, de acordo com os filtros apresentados. Após selecionar os filtros clique em “Consultar“;
- Aulas marcadas com crédito extra: marcando este filtro o sistema buscará operações marcadas com crédito extra;
Observação: ao marcar esse filtro não será liberado os filtros de operações específicas. - Operação: neste filtro pode pesquisar pelo tipo de operação realizada;
- Ajuste Manual: apresenta os ajustes manuais de crédito realizado, seja de adição ou retirada de crédito;
- Ajuste Mensal: apresenta os ajustes mensais de crédito realizado, seja de adição, retiradas e acúmulos de créditos;
- Cancelamento de Contrato: apresenta os créditos cancelados, no ato do cancelamento do plano;
- Compra: apresenta a informações referente a compra de créditos;
- Desmarcação de Aula: apresenta as informações referente aos créditos utilizados nas aulas desmarcadas;
- Falta: apresenta as informações referente aos créditos utilizados nas faltas;
- Manutenção de Modalidade: apresenta as informações referente aos créditos utilizados nas manutenções de modalidade;
- Marcação de Aula: apresenta as informações referente aos créditos utilizados nas marcações de aulas;
- Reposição de Aula: apresenta as informações referente aos créditos utilizados nas reposições realizadas nas aulas;
- Transferência Saldo: apresentas as informações, referente os créditos transferidos;
- Utilização: apresenta as informações referente a utilização dos créditos.
- Data da operação: neste filtro pode definir o período das operações conforme desejado.
4. Para realizar algum ajuste clique em “Novo“;
4.1. O sistema irá exibir uma nova tela, onde deve realizar o ajuste do crédito.
- Tipo de Operação: selecione neste campo qual comportamento esta operação terá sobre o saldo de créditos do cliente, se deverá “adicionar crédito” ou “retirar crédito“;
- Quantidade: informe o número de créditos de acordo com o tipo de operação selecionada anteriormente (adicionar ou retirar);
- Observação: caso deseje acrescentar informações adicionais a esta operação, basta descrever neste campo.
5. Ao concluir a operação, clique em “Salvar“.
Saiba mais
Para saber como funciona a nova tela do cliente, clique aqui.
Para saber como funcionam as regras de reposição para Planos de Créditos, clique aqui.
Para saber como cadastrar Plano de Crédito (Comum), clique aqui.
Para saber como cadastrar Plano de Crédito não cumulativo (Nova tela do Plano), clique aqui.
Para saber como cadastrar Plano de Crédito configurando por sessão, clique aqui.