O que é
Esse tipo de cancelamento permite que seja devolvido ao cliente algum valor que tenha sido pago e não utilizado.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “3.07 – Cancelar contratos” e “3.08 – Lançar um cancelamento de contrato” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Acesse o perfil do cliente que irá cancelar o contrato no módulo ADM;
2. Na tela principal, identifique o campo “Contratos” e clique sobre o que deve cancelar, depois no botão “Afastamento“;
3. O sistema irá exibir uma nova tela com todas as operações que pode realizar neste contrato, clique na opção “Cancelamento“;
4. Preencha os campos “Data Cancelamento” e “Justificativa“. Feito isso, clique no ícone para prosseguir com a operação;
5. Escolha a opção “Devolução“, depois prossiga com a operação;
6. O sistema irá te mostrar uma tela com o cálculo do cancelamento, multa e custos administrativos do cancelamento.
Ainda nesta tela você pode alterar a multa de cancelamento ou isentar o cliente da multa e custos basta marcar o box a frente de cada campo destacado na imagem(é necessário ter a Permissão 3.30 – Valor Manual Percentual Multa Cancelamento – habilitada para poder concluir a alteração);
7. O sistema irá apresentar o valor a ser devolvido e caso concorde, basta clicar na seta (canto inferior direito) para prosseguir para a próxima tela.
Caso não concorde com o valor, você ainda poderá “Cobrar um valor do cliente, Não devolver o valor ao cliente” ou ainda “Informar, manualmente, um valor a ser devolvido ao cliente“. Também, após selecionar a opção clique na seta (canto inferior direito) para prosseguir para a próxima tela;
8. Nesta tela você pode ainda colocar alguma observação referente a esse cancelamento e por fim, clique em “Finalizar” para concluir com o cancelamento;
9. Após finalizar o sistema irá te apresentar o comprovante do cancelamento e o recibo.
Observação: a forma de devolver valor ao aluno pode variar dependendo da forma de pagamento do aluno.
No caso de cheques, é possível no momento do cancelamento devolver o cheque ao aluno.
No caso de cartão de crédito é possível estornar os pagamentos que ainda irão compensar. Esse estorno só acontece no sistema, então é necessário entrar em contato com sua adquirente e estornar por lá também.
Saiba mais
Para saber como estornar contrato do aluno, clique aqui.
Para saber como funciona a nova tela do cliente – módulo ADM, clique aqui.