O que é
Opt-out é a prática de permitir o fácil descadastramento do mailing da empresa.
Todo usuário da internet, por causa da LGPD, deve ter o direito de descadastrar das listas de publicidade e marketing a qualquer momento, mesmo que ele ainda tenha contrato ativo com a empresa, pois é um direito resguardado ao titular pela legislação vigente.
Por que isso é importante?
1º Para que os e-mails da sua empresa sejam entregues com maior taxa e maiores chances de abertura, você deve manter sua base de e-mails com endereços que realmente desejam receber suas comunicações.
2º Para que sua empresa não cometa uma irregularidade perante a LGPD ou demais legislações aplicáveis, os processos de Opt-in e Opt-out precisam ser garantidos aos titulares de dados pessoais.
Como fazer
Todos os e-mails enviados pelo contato em grupo do CRM irão com um bloco, no final da página, com o link de descadastramento.
E-mail que o aluno recebe:
O cliente ao clicar em “Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.” irá ser direcionado para uma nova tela para informar seu e-mail e confirmar o descadastramento.
Depois de informar o e-mail e clicar em “Sim, tenho certeza” o sistema apresentará a mensagem de que o e-mail foi descadastrado e a partir de agora não irá mais receber e-mails de marketing cadastrados na ferramenta “Contato em grupo” do sistema Pacto.
Informações importantes
1. Esse tipo de descadastramento só interfere em envios pelo contato em grupo, do CRM;
2. Esse tipo de descadastramento, não interfere nas comunicações/notificações do sistema como avisos de aulas;
3. Se o cliente desejar voltar a receber comunicações será necessário cadastrar um novo e-mail, pois a ação de exclusão é irreversível;
4. Esse bloco com a opção de descadastramento é padrão do sistema e portanto não é possível editar ou remover.
Saiba mais
Para saber como liberar o cliente para receber comunicações e marketing da empresa, clique aqui.
Para saber sobre o relatório opt-in, clique aqui.