Índice

    O que é

    O PactoPay é uma ferramenta voltada para a gestão de cobranças online e centraliza todos os meios de pagamentos via cartão de crédito (recorrência), Pix, boleto bancário e débito em conta corrente. 

    Quando falamos em pagamentos online estamos nos referindo a toda transação que acontece entre empresas e clientes de forma totalmente digital, por meio de uma troca de dados, e elas acontecem através de uma plataforma dedicada a pagamentos online.

    O processo de cobrança também acontece por meios de canais digitais, como o envio de um boleto por e-mail ou um link de pagamento pelo WhatsApp, por exemplo. 

    Todas as transações, sejam elas via cartão de crédito ou Pix, são automatizadas e em tempo real, simplificando o processo tanto de pagar – o cliente não precisa mais ir ao banco para efetuar um pagamento -, quanto o de receber – o gestor não precisa esperar dias para o dinheiro cair na conta.

    Qual a função do PactoPay?

    O PactoPay atua como um gateway de pagamento. Ele é o responsável por fazer a comunicação entre o negócio, as adquirentes (como Stone e Cielo) e o banco.

    O sistema Pacto é o único do mercado que possui um gateway de pagamento próprio, e isso quer dizer que fazemos a captura dos dados, possibilitando que as transações sejam concluídas com total praticidade.

    Dito isso, vamos explicar sobre os tipos de pagamentos que o PactoPay abrange atualmente:

    Pagamento recorrente

    O pagamento recorrente, como o nome sugere, acontece de maneira contínua, ou seja, todos os meses, sem comprometer o limite do cartão. Pensa em como você paga a Netflix ou o Spotify todos os meses. Isso é um pagamento recorrente.

    Esse modelo de pagamento é ideal para negócios que trabalham com serviços por assinatura, como as academias, e um de seus objetivos é aumentar o ciclo de vida do cliente no negócio, além de previsibilidade no faturamento.

    O PactoPay mostra todos os status das transações: aprovadas, não aprovadas, canceladas, renegociadas, estornadas, etc; bem como o faturamento do cliente separado por adquirente e bandeira dos cartões.

    Transações efetivadas

    Toda gestão de pagamento recorrente é gratuita no PactoPay, e você paga apenas por transações efetivadas, o que significa que quanto maior o seu volume de vendas, menor será o valor da transação.

    Para consultar os pacotes, clique aqui.

     

    Cartão de crédito EDI

    EDI é a sigla para Electronic Data Interchange, ou seja, Troca Eletrônica de Dados. Essa tecnologia faz o compartilhamento automático e digital entre diferentes sistemas.

    Dessa forma, arquivos bancários podem ser compartilhados entre empresas, fornecedores, clientes e instituições financeiras, e toda essa integração acontece em tempo real de forma totalmente segura.

    No que se refere a cartões, o EDI torna-se responsável pelo compartilhamento de relatórios de vendas e ordens de crédito enviadas pelas adquirentes, como Cielo e Getnet,  às empresas que são clientes dessas administradoras, no caso, as academias e demais negócios fitness. Funciona como se fosse o boleto tradicional, e o processo pode levar de 3 a 8 dias para aprovação.

    Cartão de crédito online

    Com o cartão de crédito online as transações também são realizadas de maneira automatizada, e diferente do cartão EDI, o retorno é imediato e não precisa aguardar o envio de arquivos entre empresas para serem aprovadas.

    Uma transação é aprovada ou reprovada na hora, com a possibilidade ainda de fazer retentativas automáticas de cobranças caso o cartão seja recusado por alguma adquirente.

    Pix

    O Pix possibilita o cliente receber com mais facilidade, e é possível compartilhar o QR Code no link de pagamento e enviar por e-mail ou WhatsApp. O sistema reconhece a transação na hora e faz a baixa automaticamente.

    O Pix pode ser usado tanto na hora da venda quanto na hora de receber parcelas em aberto.

    No momento, apenas clientes com contas no Banco do Brasil, Bradesco e Santander podem habilitar a funcionalidade no sistema, pois somente esses liberaram a API de integração.


    Você pode saber mais em:
    Integração Pix

     

    Boleto tradicional e boleto online

    Chamamos de boleto tradicional todo boleto que precisa ser registrado junto ao banco por meio de um arquivo de remessa. Isso quer dizer que, ao emitir um boleto, um arquivo de remessa é gerado e enviado ao banco para que ele entenda o que é aquela cobrança. 

    Quando o pagamento do boleto é realizado, o banco gera um arquivo de retorno e é preciso baixá-lo manualmente para devolver ao sistema.
    Todo o processo do boleto tradicional é feito manualmente, ou seja, é o gestor quem deve gerar o arquivo, enviar para o banco, aguardar o retorno e devolver o arquivo novamente para o sistema.

    O envio e retorno pode levar alguns dias, e é nesse contexto que surge o boleto online.

    Quando o boleto online é gerado, o registro é feito de forma automática em até 24 horas pelo banco emissor, e assim que o pagamento é realizado, a baixa da parcela acontece de forma imediata. 

    O PactoPay faz a mediação em ambos os processos, mostrando para o cliente toda a movimentação tanto dos boletos tradicionais, com envios de arquivos de remessa e retorno, quanto os boletos online, com geração e baixa automática, sem que ele precise ficar consultando manualmente se o aluno pagou ou não.

     

    Débito em conta corrente

    Esse modelo de pagamento acontece através do débito da mensalidade todos os meses direto da conta do aluno.

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    em Novidades

    Autor: Ingridy Sousa

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