O que é
Toda movimentação realizada em Recebíveis gera um lote. Se o recebimento já estiver em um lote, o sistema não permitirá o estorno apresentando a mensagem “Este recibo não pode ser estornado porque possui cheques ou cartões que se encontram em lotes do Financeiro Web.”
Para retirar o pagamento do lote é necessário acessar “Recebíveis” e buscar pelo recebimento do cliente.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “9.22 – Retirar cartões\cheques\dinheiros de um lote” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1.No menu do módulo Financeiro, clique em “Recebíveis“;
2. Clique em “Refazer Consulta“;
3. Aplique os filtros necessários para localizar o recebível que será retirado do lote e estornado, após clique em “Pesquisar“;
4. Clique sobre a forma de pagamento no gráfico apresentado para que o sistema liste os clientes;
5. Selecione um ou mais recebíveis para retirar do lote. Após selecionado clique em “Retirar dos lotes“.
Atenção: caso este recebível pertença à forma de pagamento Cartão de Crédito ou Cartão de Débito, e sua movimentação tenha calculado o valor da taxa de cartão, ao estornar o recibo, o valor da taxa de cartão referente a este recebível não será estornado, pois o sistema qualifica como um lançamento de conta a pagar a parte.
Observação: É aconselhável que o responsável pelo Financeiro realize essa operação pois esse tipo de operação afeta o resultado apresentado no Financeiro.
Com os recebimentos retirados do lote, pode realizar o estorno do recibo.
Saiba mais
Para saber como estornar a venda feita para consumidor, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para o colaborador, clique aqui.
Para saber como estornar a venda feita para um aluno/cliente, clique aqui.
Para saber como conferir todos os estornos realizados no sistema, clique aqui.