O que é
Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e) é usada no varejo para registrar a venda direta ao consumidor final, serve para substituir o cupom fiscal e notas fiscais do tipo 2, e serve como alternativa para os documentos fiscais em papel, para comprovação que o produto foi vendido e adquirido pelo consumidor.
É utilizada principalmente na emissão de nota fiscal para vendas de produto estoque, produtos de consumo como bebidas, alimentos, e etc.
Como fazer
Para configurar e operar o módulo de Nota Fiscal, basta seguir o fluxo abaixo, onde cada quadro representa uma etapa:
Clicando sobre os tópicos abaixo, você será direcionado ao artigo referente a explicação do assunto.
- Informar código IBGE no cadastro da cidade: é necessário informar o código IBGE no cadastro da cidade, e marcar que a mesma é homologada.
- Ajustando dados da Empresa: é necessário validar se as informações da empresa estão devidamente preenchidas.
- Configurar Formas de Emissão e Tipo Produto: para emissão, é necessário escolher uma forma de emissão e os tipos de produtos que deseja emitir. Estas configurações são realizadas por um dos Consultores do Time de Relacionamento, assim que escolhida a forma de emissão e os tipos de produtos, deve ser informada ao consultor da Pacto.
- Configuração para emissão das notas fiscais: este procedimento é realizado no momento que a empresa realiza a homologação como sistema, realizado por um dos Consultores do Time de Relacionamento.
- Configurar produtos: é necessário configurar os impostos dos produtos que serão emitidas as notas fiscais, sendo os impostos e dados necessários e obrigatórios para os envios.
- Enviando as notas fiscais: é o momento de realizar o envio das notas fiscais através do gestão de notas.
- Acompanhando retorno das notas fiscais: após realizar os envios é necessário validar e acompanhar o retorno das notas fiscais.