O que é
A “lista de restrições” impede o cadastro ou a venda de contratos para alunos com pendências financeiras na rede. Quando o CPF é informado, uma mensagem de alerta que o aluno está bloqueado é apresentada, indicando a unidade onde há a pendência.
O aluno pode ser adicionado à lista de restrição de duas formas: a primeira ocorre automaticamente, caso o aluno esteja inadimplente e já tenha ultrapassado o período de tolerância para pagamento. A segunda forma é realizada manualmente por um usuário autorizado, que inclui o aluno na lista de clientes com restrições.
Esse bloqueio ocorre ao cadastrar o aluno ou ao buscar seus dados na ferramenta “Incluir Cliente”, “Venda Rápida” ou na “Tela de Negociação”. Também pode acontecer ao realizar as ações de “Novo Contrato”, “Renovar” ou “Rematricular” no perfil do cliente e no “Vendas Online”.
A venda só é liberada após a regularização da pendência e a remoção do aluno da lista de restrição por um usuário autorizado ou pelo processo automático, após a quitação da dívida.
Neste conhecimento ensino como retirar o cliente manualmente da lista de restrições.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes” e “9.100- Incluir/Retirar cliente da lista de clientes com restrições” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Ao acessar o perfil do aluno, localize e clique em “Mais opções“;
2. Em seguida, clique em “Retirar da lista de clientes com restrições“;
3. Após clique em “Confirmar“;
4. Pronto, cliente foi retirada da lista de restrições.
Saiba mais
Para saber como habilitar a lista de restrições, clique aqui.
Para saber como incluir o cliente na lista de restrições, clique aqui.