Índice

    O que é

    Através deste recurso é possível que sejam lançados cheques ou cartões recebidos que não constam no sistema. Pode ser utilizado quando o gestor deseja que o financeiro esteja organizado de acordo com a realidade da empresa.

    Atenção: os cheques e cartões de crédito incluídos neste recurso, também aparecem na gestão de recebíveis.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “9.07 – Lançamento de cheques\cartões avulso. Inclusive importar os cheques” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. Acesse o módulo financeiro e na lupa de busca pesquise por “Cheques/Cartões Avulsos”;

    2. Outra forma de acessar o recurso é através do menu do módulo Financeiro, clicando em “Cadastros”;

    2.1. Em seguida, clique em “Cheques/Cartões Avulsos”.

    3. Será apresentada a tela com as informações dos cheques e cartões avulsos lançados anteriormente.
    3.1. Clicando na opção de “Cheque” consegue ver;

    • Código: é apresentado o código referente ao lançamento;
    • Cliente: apresenta o nome do cliente;
    • Lançamento: apresenta a data de lançamento;
    • Faturamento: apresenta a data de faturamento;
    • Compensação: apresenta a data de compensação;
    • Banco: apresenta o banco dos cheques configurados;
    • Agência: apresenta as agências dos cheques configurados;
    • Conta: apresenta as contas dos cheques configurados;
    • Número: apresenta os números dos cheques configurados;
    • Valor: apresenta os valores dos cheques configurados;
    • Nome no cheque: apresenta o nome do titular do cheque.

    3.2. Clicando na opção de “Cartão de Crédito” consegue visualizar.

    • Código: é apresentado o código referente ao lançamento;
    • Cliente: apresenta o nome do cliente;
    • Lançamento: apresenta a data de lançamento;
    • Faturamento: apresenta a data de faturamento;
    • Compensação: apresenta a data de compensação;
    • Autorização: apresenta o código de autorização do cartão configurado;
    • Número: apresenta o número do documento adicionado no cartão configurado;
    • Operadora: apresenta o código da operadora do cartão configurado;
    • Valor: apresenta o valor dos cartões configurados.

    Incluindo Cheque avulso

    1. Para adicionar novos cheques avulsos, clique em “Cadastrar novo”;

    2. Será apresentada a tela de cadastro onde consegue incluir de acordo com as opções apresentadas.

    2.1. Caso deseje importar o arquivo em Excel, que contém os dados do cheque, clique em “Importar via arquivo”. Logo o sistema apresenta o campo para adicionar o documento com as informações dos cheques, para importar clique em “Adicionar”;
    Observação: esta opção de importar arquivos só é válida para o lançamento de cheques.

    2.1.1. Localize o arquivo Excel em seu computador, e clique em “Abrir” que o sistema já vincula o arquivo no lançamento;

    2.1.2. Após importar o arquivo prossiga com o lançamento preenchendo os campos;

    • Responsável: informe quem é o responsável por realizar este lançamento;
    • Plano de Contas: informe o plano de contas para o rateio deste lançamento;
    • Centro de Custos: informe o centro de custos para o rateio deste lançamento;
    • Faturamento padrão: informe a data de faturamento deste lançamento;
    • Mostrar apenas sem cliente: marque caso deseje visualizar somente os alunos que não possuem matrícula adicionada no arquivo Excel;
    • Forma de pagamento: informe a forma de pagamento de cheque.

    2.1.3. Em seguida clique em “Carregar Dados”;

    2.1.4. Com os dados carregados, após conferir se está tudo correto, clique em “Gravar todos”.

    2.2. Caso não tenha arquivos para importar, e deseje adicionar os dados manualmente, basta informar os dados nos campos.

    • Responsável: informe quem é o responsável por realizar este lançamento;
    • Plano de Contas: informe o plano de contas para o rateio deste lançamento;
    • Centro de Custos: informe o centro de custos para o rateio deste lançamento;
    • Cliente: informe o nome do cliente cadastrado no sistema para inclusão do cheque;
    • Faturamento: informe a data de faturamento deste lançamento;
    • Compensação: informe a data de compensação deste lançamento;
    • Valor: informe o valor referente a este lançamento;
    • Forma de pagamento: informe a forma de pagamento cheque.

    2.2.1. Abaixo preencha os campos de acordo com os dados do cheque;

    • Banco: informe o banco dos cheques configurados;
    • Agência: informe a agência dos cheques configurados;
    • Conta: informe a conta dos cheques configurados;
    • Nr. do Cheque: informe o número dos cheques configurados;
    • CPF / CNPJ:  informe o CPF ou CNPJ do titular do cheque;
    • Nome no cheque: informe o nome do titular do cheque.

    2.2.2. Após incluir os dados clique em “Gravar”.

    Incluindo Cartão de Crédito avulso

    1. Para adicionar cartão de crédito avulsos, clique em “Cadastrar novo”; 

    2. Será apresentada a tela de cadastro onde consegue incluir de acordo com as opções apresentadas;

    2.1. Para adicionar o novo cartão basta informar os dados nos campos;

    • Responsável: informe quem é o responsável por realizar este lançamento;
    • Plano de Contas: informe o plano de contas para o rateio deste lançamento;
    • Centro de Custos: informe o centro de custos para o rateio deste lançamento;
    • Cliente: informe o nome do cliente cadastrado no sistema para inclusão do cartão;
    • Faturamento: informe a data de faturamento deste lançamento;
    • Compensação: informe a data de compensação deste lançamento;
    • Valor: informe o valor referente a este lançamento;
    • Forma de pagamento: informe a forma de pagamento, se é por cartão de crédito ou por cartão recorrência.

    2.2. Abaixo preencha com os dados do cartão de crédito.

    • Autorização: informe o código de autorização do cartão de crédito a ser adicionado;
    • Nr. Parcela: informe a quantidade de parcelas referente ao recebimento deste cartão de crédito;
    • Nr. Documento: informe o número do documento referente ao lançamento deste cartão de crédito;
    • Operadora: informe a operadora do cartão a ser adicionado;
    • Nome no Cartão: informe o nome do titular do cartão.

    3. Após preencher os dados clique em “Gravar”.

    Curiosidades da tela

    1. É possível localizar um cheque ou cartão avulso incluído anteriormente, informando um dos dados do cheque ou do cartão no campo de busca;

    2. É possível ordenar as informações apresentadas, basta clicar sobre a opção deseja, por exemplo banco;

    3. É possível baixar o modelo de arquivo para importação de dados dos cheques, para isso ao acessar a tela de cadastro e marcar o checkbox de “Importar via arquivo“, clique em “Baixar modelo de arquivo”.

    Saiba mais

    Para saber como localizar um cheque no sistema, clique aqui.

    Para saber como realizar a devolução de cheque no sistema com o Financeiro Avançado, clique aqui.

    Para saber como realizar a devolução de cheque no sistema com o Financeiro Simplificado, clique aqui.

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    em Financeiro
    Tags: lançamento de Cheques/Cartões Avulsoscheque avulsocartão avulso
    Autor: Lais Lezcano

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