O que é
O link de pagamento é uma ferramenta que facilita a cobrança de parcelas vencidas dos alunos. Com ele, sua empresa pode enviar um link para que o aluno quite seus débitos online, de onde estiver — seja pelo celular, tablet ou computador.
️Atenção: o link de pagamento tem um período de vigência de 5 dias, ou seja, após esse período é necessário gerar um novo link e encaminhar para o cliente. O link de pagamento pode ser utilizado somente se a empresa oferecer a opção de cobrança online. Caso a empresa utilize boletos, dever verificar se precisa cancelar os boletos gerados. Para boletos gerados via integração com boleto Online, ao ser realizado o pagamento pelo link de pagamento, o sistema cancelará automaticamente o boleto.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.04 – Clientes” e “2.44 – Visualizar ou operar o Caixa em aberto” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Observação: outra permissão que pode ser útil na utilização deste recurso é: “3.42 – Permitir gerar Link de Pagamento Escolher Parcelas“.
Como fazer
1. Ao acessar o perfil do aluno, localize e clique em “Mais opções“;
2. Em seguida, clique em “Compartilhar link” e clique em “Link de pagamento“;
3. Ao clicar em “Link de pagamento“, é possível escolher o tipo de compartilhamento do link:
- Link para todas parcelas vencidas: todas as parcelas vencidas em aberto do cliente serão listadas e cobradas;
- Link para todas parcelas em aberto: todas as parcelas em aberto do cliente serão listadas e cobradas;
- Escolher parcelas: todas as parcelas em aberto do cliente serão listadas para selecionar e cobrar.
3.1. Se for selecionado a opção de “Escolher parcelas” é possível realizar a seleção das parcelas desejadas para cobrança;
3.2. Logo em seguida marque os checkboxes das parcelas desejadas para cobrança, e clique em “Confirmar parcelas e gerar link“.
Atenção: para que a opção de “parcelamento” seja exibida — permitindo definir a quantidade de parcelas e possibilitar que o aluno parcele com sua operadora de cartão — é necessário que o colaborador tenha a permissão “3.42 – Permitir gerar Link de Pagamento Escolher Parcelas” habilitada em seu perfil no módulo ADM.
O sistema irá enviar para o aluno uma tela, exibindo três possíveis formas de pagamento, sendo cartão de crédito, PIX ou Boleto (dependendo do que for configurado) e detalhando os serviços que serão pagos pelo aluno que estão em atraso.
Cartão de Crédito
O cliente deverá informar os dados do cartão de crédito, marcar a opção “Aceito que os dados do meu cartão de crédito sejam salvos para futuras cobranças. Seus dados estão protegidos através de criptografia, certificação PCI DSS e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).” e clicar no botão “Pagar agora“.
️Atenção: se o cliente já tiver um cartão cadastrado em seu perfil, o sistema irá substituir o cartão pelo informado neste momento, portanto as próximas cobranças acontecerão neste novo cartão.
PIX
O cliente deverá abrir o aplicativo do seu banco, fazer a leitura do QR Code do PIX ou Copiar código do QR Code e confirmar o pagamento.
Atenção: para que seja possível pagar via Pix através do link de pagamento, é necessário que a configuração do convênio Pix seja realizada na empresa. Para saber como configurar, clique aqui.
Boleto
O cliente deverá abrir o aplicativo do seu banco, copiar a linha digitável ou baixar o boleto, inserir os dados no aplicativo do banco e confirmar o pagamento.
Saiba mais
Para saber como definir os convênios de cobrança para o link de pagamento, clique aqui.