O que é
O sistema dispõe de uma funcionalidade denominada “Categoria de Cliente”. Nesta seção, é possível registrar diversas definições (como sócio, conveniado) que podem ser adicionadas ao cadastro do aluno para especificar o tipo de cliente que ele representa.
Por exemplo: suponhamos que em frente à minha empresa existe uma loja de roupas esportivas chamada “PactoSport”, cujos funcionários frequentam a minha academia. Nesse caso, eu preciso categorizá-los. Para isso, crio a categoria e a adiciono ao perfil desses alunos. Posteriormente, posso emitir uma lista de todas essas pessoas através do relatório “Geral de Clientes” ou até mesmo enviar um e-mail para os alunos que pertencem a essa categoria. Para obter informações sobre como vincular um cliente a uma categoria, clique aqui.
Além disso, no “Contato em Grupo” o sistema oferece a possibilidade de configurar envios automáticos de e-mails, SMS ou notificações pelo aplicativo, seja de forma imediata ou programada para um período específico.
Neste conhecimento você terá o passo a passo de como utilizar a categoria de clientes no envio de e-mails.
Atenção: é necessário que o e-mail esteja configurado para que o sistema consiga enviar e-mails. Para saber como configurar e-mail no CRM clique aqui.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “7.10 – Enviar emails do tipo Mala Direta” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. No módulo CRM, acesse o menu “Contato em Grupo“;
2. Na aba Criar contato clique em “E-mail“;
3. Você deverá criar uma nova mensagem de e-mail ou utilizar um modelo já criado;
4. Após ter o texto do e-mail configurado da forma desejada, clique em “Prosseguir com o envio“;
5. Preencha com as informações do “Remetente” e do “Título“;
Dica: nunca use o título todo em caixa alta. Evite termos fiscalizados pelos programas Anti-Spam como: aproveite, a última oportunidade, grátis, desconto, promoção.
Atenção: o sistema irá retirar os pontos de exclamação (!) e interrogação (?) automaticamente.
Observação: o título pode ser preenchido como desejar ou de acordo com a finalidade do e-mail.
6. No campo “Evento Pré-definido” selecione a opção de evento pré-definido como desejar;
7. Escolha uma ou mais categoria de clientes que deseja enviar o e-mail;
Atenção: as categorias são criadas pela empresa, e vinculadas aos clientes manualmente.
7. Defina a Periodicidade do envio de e-mail;
Atenção: conforme o escolhido no “Evento Pré-definido” o sistema terá configurações específicas (Período de execução) para a “Periodicidade“.
- Instantâneo: o sistema enviará o e-mail apenas uma única vez, a partir do momento que clicar em “Gravar e enviar“;
- Diariamente: o sistema enviará o e-mail todos os dias;
Observação: conforme o escolhido no “Evento Pré-definido” o sistema terá configurações específicas. - Semanalmente: o sistema enviará o e-mail semanalmente;
Observação: conforme o escolhido no “Evento Pré-definido” o sistema pode não apresentar este campo. - Mensalmente: o sistema enviará o e-mail mensalmente.
Observação: conforme o escolhido no “Evento Pré-definido” o sistema pode não apresentar este campo.
8. Para finalizar, clique em “Gravar e enviar“.
Saiba mais
Para saber como personalizar o texto dos e-mails enviados aos clientes, clique aqui.
Para verificar se os e-mails estão sendo enviados, clique aqui.
Para saber com desabilitar o envio automático de e-mail, clique aqui.