Índice

    O que é

    O Plano de Contas é uma estrutura, em árvore, que tem como objetivo organizar e facilitar o entendimento do fluxo das receitas, despesas e investimentos da sua empresa. A partir desses cadastros você será capaz de analisar alguns relatórios financeiros de forma mais clara e intuitiva, assim, obtendo ainda mais conhecimento sobre suas finanças.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “9.05 – Manipular dados de Centro de Custos“ habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. No módulo Financeiro, no campo de busca inteligente pesquise por “Plano de Contas“;

    2. Em seguida, clique no ícone  apresentado na frente do plano de contas que deseja editar;

    3 . O sistema apresentará uma tela para edição do plano de contas;

    • Alterar Código: você pode alterar o código do plano de contas;
    • Trocar Plano Pai: você pode trocar o plano de contas pai, desse plano de contas;
    • Descrição: você pode alterar o nome do plano de contas;
    • Equivalência no DRE: você pode configurar ou alterar a equivalência no DRE. Lembrando que isso impacta diretamente no relatório DRE Financeiro;
    • Meta DRE: você pode configurar ou alterar a meta deste plano de contas no relatório DRE Financeiro;
    • Inside Cálculo CAC: você pode configurar se esse plano de contas faz parte do Custo de Aquisição de Cliente.

    3.1. Quando o plano de contas é do tipo “Saída” o sistema apresenta um novo campo “Percentual pretendido“, que serve para inserir um percentual que essa despesa terá em relação as receitas da empresa.
    Por exemplo: configurei 50% como a porcentagem pretendida para minha despesa, e como minha receita é de R$ 5.000,00 e minha despesa de R$2.000,00, então só tive 20% de despesa com base na receita, ou seja estou dentro do pretendido.

    Observação: no relatório Demonstrativo Financeiro irá apresentar as informações das porcentagem com cores, onde Verde significa que está dentro do percentual pretendido, Vermelho significa que ultrapassa o pretendido. Caso ainda não tenha configurado uma porcentagem ficará na cor Azul.

    4. Após realizar as alterações desejadas, clique em “Gravar“;

    5. Na edição é possível vincular esse plano de contas a um ou mais centro de custos. Para isso clique no botão “Ratear Centro de Custos“.

    5.1. Ao clicar o sistema listará o campo para adicionar/editar/excluir o rateio do centro de custos vinculado ao plano de contas. Realize as alterações e clique em “Gravar“.

    Saiba mais

    Para saber como cadastrar um novo plano de contas, clique aqui.

    Para saber como excluir um plano de contas, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Financeiro Tags: Plano de Contasplanos de contaseditar plano de conta

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: