O que é
O RD Station Marketing é uma ferramenta para automação de Marketing Digital tudo em um. Isso significa que ela reúne os principais recursos para realizar uma estratégia de Marketing Digital em um só lugar, e você pode fazer diferentes ações em um único software, com mais eficiência e produtividade.
Integrando o Pacto CRM, da Pacto Soluções Tecnológicas, ao RD Station:
O Pacto CRM é uma ferramenta do Sistema Pacto que permite a gestão do relacionamento com os clientes, prospects e ex-alunos da sua academia. Ao integrar o RD Station marketing com o Pacto CRM, todos os leads convertidos através do seu site irão diretamente para as metas do CRM, facilitando assim os contatos e agilizando seu processo de conversão de vendas. Sempre que houver uma conversão de venda do lead no sistema Pacto, automaticamente é alterado o estágio do funil para cliente, o mesmo ocorre com as objeções, uma vez lançada a objeção no Pacto CRM, também é gerado uma perda de oportunidade no RD Station.
Esta integração envia dados para o RD Station e envia dados do RD Station para o Pacto CRM.
️⚠️ Atenção: para integrar as duas soluções, você precisa:
- Ser usuário(a) do Plano PRO ou Plano Superior do RD Station Marketing;
- Ser cliente Pacto e usuário(a) administrador do Pacto ADM.
Observação: O RD Station exige que os clientes possuam o plano PRO ou superior para usar o processo de automação.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “Configurações Empresa” habilitada no perfil de acesso do módulo Treino.
Como fazer
1. No menu lateral esquerdo do módulo CRM, localize e clique no ícone de “Engrenagem”;
2. Em seguida, clique em “Integrações“;
3. Selecione a empresa e clique em “Avançar“;
Observação: este campo só apresenta para selecionar as unidades, quando a empresa possui no mesmo banco de dados mais de uma unidade configurada.
4. Será apresentada a tela de Integrações de todos os módulos do sistema Pacto. Clique no módulo CRM apresentado na tela e selecione a integração “RD Station“;
5. Em seguida, preencha os campos para a integração;
- Responsável Padrão: neste campo você vai informar o nome do consultor padrão, responsável por receber os leads do RD Station, nas fases do CRM. Caso não queira que os Leads vão somente para um consultor padrão, é possível realizar uma configuração de e-mails através do RD Station, onde, se o e-mail configurado no RD for o mesmo configurado no cadastro do usuário no Sistema Pacto, o lead será direcionado para o consultor correspondente, caindo assim na meta deste consultor;
- Hora limite atualização da meta: neste campo irá informar o horário limite do dia, para que a meta do consultor seja atualizada com os novos leads. A partir do horário informado, o lead só entrará no próximo dia. Exemplo: Informei que o horário é às 20:00, todos os leads gerados após esse horário entrarão, no dia seguinte, e os gerados até o horário entrarão na meta do dia do consultor;
- Tipo objeção para atualizar o Lead: no RD Station, existe a política de ganho ou perda do lead. Se ele mostrar interesse você ganha, senão você perde, e isso entra para as estatísticas do seu RD.
Observação: no CRM não é diferente, se o cliente não tem interesse você justifica com uma objeção. Esta opção configurada serve para levar essa informação de perda do lead ao RD, assim que se lança uma objeção no CRM. Você pode escolher em Não atualizar, Atualizar com qualquer objeção, ou Atualizar apenas com objeção definitiva.
Observação: ao clicar em “Salvar alterações“, as novas informações preenchidas serão salvas, porém a integração permanecerá inativa.
7. Assim que a integração for ativada, a situação dessa integração apresentará como “ATIVA”.
Atenção: caso a sua empresa possua mais de uma unidade vinculada ao RD Station verifique o passo 8, caso sua empresa tenha somente uma unidade verifique o passo 9.
8. Se a sua academia tem mais de uma unidade e ambas são gerenciadas na mesma conta da RD Station você irá utilizar a API v1.3. Essa versão possibilita que você decida para qual empresa o lead vai ser enviado. Para isso clique no botão “Link” que o link de integração será copiado para sua área de transferência. Com o link copiado é hora de configurar no RD Station, para isso acesse a plataforma, clique em “Relacionar” e depois clique em “Automação de Marketing”;
8.1. Escolha o fluxo de automação desejado e clique em editar fluxo. Na tela de edição decida o momento em que o lead será enviado ao CRM, na aba ações do lado esquerdo da tela escolha “Enviar para URL (integração)”;
8.1.1. Clique sobre esse item e arraste para o local desejado no fluxo de automação;
8.1.2. Clique em “Insira uma URL” e cole a url copiada anteriormente.
8.2. Salve as alterações realizadas do seu Fluxo de Automação. A partir desse momento, todos os leads que chegarem na etapa criada no fluxo, serão automaticamente enviados para o PACTO CRM.
9. Se sua academia tem apenas uma unidade, então você deve utilizar a API v2.0, para isso escolha um gatilho para o envio de leads ao Pacto CRM. Existem dois gatilhos, Oportunidade e Conversão. Se você escolher Oportunidade, todos os Leads qualificados como oportunidade serão enviados para o Pacto CRM. Caso você opte por Conversão todos os leads que foram convertidos nas landing pages serão enviados para a meta diária, sem segmentação.
Atenção: clique em “Salvar alterações” para salvar a alteração do campo preenchido.
9.1. Após, só clicar no botão “Aprovar”;
9.2. Clicando no botão, o sistema abrirá uma nova janela para realizar a aprovação da comunicação entre os dois sistemas. Nessa janela será apresentado as seguintes informações, clique em “Continuar“;
9.3. Será apresentado as seguintes informações;
9.4. Logo após clique em “Conectar” na tela acima. O usuário não deve fazer nada além dessa ação, se a configuração estiver correta, esta nova janela será fechada. URL WebHook para APIs 2.0: O sistema pacto, após conectar a integração, a url do webhook será adicionada de forma automática em sua plataforma RD;
DICA: O conceito da conversão do RD é diferente do Sistema Pacto. No sistema Pacto, a conversão ocorre quando um visitante vira cliente ativo, ou seja, quando o cliente faz a compra de um plano. Já no RD Station, cada interação de cadastro que o lead tem com o site, ou com os conteúdos disponíveis, são considerados uma conversão, onde ficam visíveis em um histórico, que denota todas as interações do visitante com a sua empresa.
9.5. No Pacto CRM, você poderá visualizar a conversão mais recente registrada no histórico do RD, de forma bem simplificada, no campo “Identificador RD”.
Neste exemplo foi realizado o contato e registrado um agendamento de aula experimental, com isso o Identificador RD é o aula-experimental.
Saiba mais
Para saber como remover a integração RD Station, clique aqui.
Para saber quais as integrações disponíveis de configuração no sistema Pacto, clique aqui.