Índice

    O que é

    O GymBot é uma ferramenta de CRM para Whatsapp. Para que a ferramenta BotConversa consiga enviar e receber mensagens pelo Whatsapp interagindo com o cliente e conduzindo para respostas automáticas ou direcionando para o contato com sua equipe é necessário ativar o fluxo de conversa.

    O processo de ativação do fluxo é composto por 4 passos. No primeiro será realizado a criação do Webhook na plataforma do BotConversa. No segundo passo será realizado a integração no sistema Pacto. No terceiro passo será realizado teste do fluxo e validação dos campos. No quarto e último passo será realizada a ativação do fluxo no sistema Pacto e configuração das automações disparadas para seus clientes.

    Como fazer

    Passo 1: Criar Webhook na plataforma do BotConversa

    1. O administrador da empresa no BotConversa deverá fazer seu login na plataforma;

    2. Após realizar o login, no menu da lateral esquerda clique em “Automação“;

    3. Em seguida, clique em “Webhooks“;

    4. Vamos criar um novo Webhook. Para isso clique em “Adicionar Novo Webhook“;

    5. Informe o nome do Webhook;

    Webhook: é uma chave que ativa uma ação.

    6. Clique em “Criar“;

    7. Após criar, clique sobre o Webhook;

    8. Copie a chave Webhook.

    Passo 2: Criar a automação no sistema Pacto e realizar o primeiro teste da integração

    1. Acesse o sistema Pacto e no canto inferior esquerdo clique no ícone de engrenagem;

    2. Em seguida, clique em “Integrações“;

    3. Será apresentada a tela de integrações separadas por módulos. Clique em “CRM“;

    4. Localize e clique na integração “BotConversa“;

    5. Preencha os campos com a descrição do fluxo de conversa (pode usar o mesmo nome usado na plataforma BotConversa), em que local ele será usado (selecione Contato em grupo) e cole a chave Webhook copiada lá da plataforma do BotConversa. Clique em “Adicionar” e para finalizar clique em “Salvar alterações“;

    6. Agora vamos criar o primeiro teste para validar a integração. Para isso, acesse o módulo CRM e clique em “Contato em grupo“;

    7. Em seguida, clique em “BOTCONVERSA“;

    8. Vamos criar agora um fluxo de teste para ativar essa automação. Para isso, clique em “Criar um novo“;

    9. Selecione o fluxo do BotConversa que acabamos de integrar e clique em “Prosseguir com o envio“;

    10. Informe um título para esse envio (por exemplo: Ativação – Aniversariantes Ex alunos Pacto), utilize os filtros para escolher um cadastro de aluno de teste (crie um cadastro de aluno de teste e use uma categoria de cliente para facilitar a filtragem), escolha o tipo de envio instantâneo e clique em “Gravar e enviar“;

    Dica: para aprender a criar uma categoria de cliente clique aqui e para adicionar essa categoria no cadastro do cliente clique aqui.

    11. Feito esse processo de integração e teste de envio, será necessário voltar para a plataforma do BotConversa e validar o teste que acabamos de criar.

    Passo 3: Testar o envio e validar os campos no BotConversa

    1. Na plataforma do BotConversa, clique em “Automação“;

     

    2. Em seguida, clique em “Webhooks“;

    3. Clique no fluxo que acabamos de testar (Aniversariantes Ex alunos Pacto);

    4. Será apresentada uma tela para selecionar os dados de configuração para finalizar a validação do teste. No campo “Requisições” selecione a requisição “A“. Em seguida clique no campo de ação “Telefone WhatsApp” e selecione a opção “telefone” e no campo “Criar/Atualizar Nome do Contato” selecione a opção “nome“;

    5. Após realizar essas configurações, clique em “Adicionar Novas Ações“, selecione a opção “Enviar Fluxo“. Será apresentado um novo campo de ação e nele clique no fluxo que será validado (GYMBOT_Aniversariante Ex-aluno);

    6. Para finalizar a validação vamos marcar que ele está ativo;

    7. Pronto! Sua integração está validada e este fluxo está configurado e pronto para uso. Repita esse mesmo processo para todos os fluxos de conversa que deseja validar e utilizar.

    Passo 4: Ativar o fluxo no sistema Pacto para envio aos clientes

    1. No sistema Pacto, acesse o módulo CRM e clique em “Contato em grupo“;

    2. Em seguida, clique em “BOTCONVERSA“;

    3. Vamos criar agora um fluxo para ativar essa automação. Para isso, clique em “Criar um novo“;

    4. Selecione o fluxo do BotConversa que vamos ativar e clique em “Prosseguir com o envio“;

    5. Informe um título para esse envio (por exemplo: Aniversariantes Ex alunos Pacto);

    6. Utilize os filtros para definir os clientes que vão receber essa automação (por exemplo: Evento Pré-definido= aniversariantes e Situação= Cancelado e Desistente), escolha o tipo de envio diariamente e em seguida a data de inicio e fim da execução da automação além do horário de envio;

    Dica: escolha uma data futura para o fim da execução como 31/12/2030 e o horário de envio entre 8h e 20h para que o cliente não receba mensagens em horário inoportuno.

    7. Para finalizar a ativação clique em “Gravar e enviar“;

    8. Pronto! Seu fluxo está configurado e ativo. Repita o processo para todos os fluxos que deseja ativar.

    Saiba mais

    Para saber como trabalhar com o GymBot, clique aqui.

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    em CRM
    Tags: GymbotBotConversa
    Autor: Delcio Luis

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