O que é
Integração Inovacesso Fit
A integração da catraca Inovacesso Fit com o sistema permite o controle de acesso eficiente e seguro. Com a conexão automática entre dispositivos, é possível monitorar a entrada e saída em tempo real.
Neste conhecimento ensino como realizar as configurações necessárias.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “1.05 – Locais de acesso” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Configurando o local de acesso no sistema
Primeira etapa
Nesta etapa é necessário realizar o cadastro do seu local de acesso. Para isso:
1. Na lupa de busca, pesquise por “Local de Acesso“;
2. Será direcionado a uma nova tela listando todos os locais de acesso cadastrados na sua empresa, clique em “Cadastrar novo“;
3. Na tela de cadastro, configure os campos necessários conforme apresentado abaixo;
- Empresa: determine a unidade onde o local de acesso será cadastrado;
- Código: código gerado automaticamente pelo sistema para esse cadastro;
- Descrição: adicione a descrição do local de acesso. Por exemplo, “Recepção Pacto”;
- Concentrador: nome do computador que o programa de catraca está instalado;
- Tempo mínimo entre um acesso e outro (Cliente): é o tempo, em minutos, que o aluno terá que aguardar para fazer um novo acesso pela catraca, durante este tempo a catraca permanecerá bloqueada;
- Tempo mínimo entre um acesso e outro (Colaborador): é o tempo, em minutos, que o colaborador terá que aguardar para fazer um novo acesso pela catraca, durante este tempo a catraca permanecerá bloqueada;
- Tempo de tolerância para saída: caso trabalhe com controle de saída na catraca e deseje definir um tempo mínimo, em minutos, de permanência do aluno ou colaborador após o acesso, é possível determinar o tempo de espera em minutos que deverão aguardar após a entrada para sair;
- Capacidade limite de alunos simultâneos: informe a quantidade de alunos que podem acessar aquele local em tempo real;
- Servidor de impressões: é aqui que podemos encontrar o banco de dados digital, ou seja, o nome do computador no qual está instalado;
- Porta servidor impressões: a porta padrão é 5100;
- Facial Pacto: caso utilize reconhecimento facial informe neste campo o nome do computador que a catraca está cadastrada;
- Servidor Facial Inner: aqui é feita a integração com dispositivos de reconhecimento facial modelo T4 vendidos pela Topdata e EVO. Defina aqui o computador que controla esse equipamento.
Atenção: cuidado ao realizar a configuração do Servidor Facial Inner. - Porta Facial Inner: a porta padrão é 7792;
- Categoria do local de acesso: se você trabalha com várias catracas e precisa separar ou categorizar o local de acesso, é possível fazer isso por meio dessa configuração. Ela permite distinguir o local de acesso utilizado apenas para cadastros, do local de acesso usado para o controle de entrada em ambientes de aulas;
- Pedir senha de liberação para cada acesso: marque esta configuração caso deseje que o usuário informe o login de autorização para cada liberação manual de acesso (Entrada e Saída);
Observação: caso a configuração não esteja marcada, é necessário informar o login de autorização somente uma vez. - Pedir senha para cadastrar mais de uma biometria: com esta configuração habilitada, sempre que o colaborador realizar o cadastro a partir da segunda digital para um aluno, o sistema de acesso irá solicitar o usuário e a senha deste colaborador;
Observação¹: nesses casos, a permissão “1.14 permitir cadastrar mais de uma digital para os clientes com autorização” será validada.
Observação²: com esta configuração desabilitada não será solicitado usuário e senha no cadastro de biometria em nenhum momento. - Solicitar justificativa de acesso ao realizar liberação manual: com esta configuração habilitada, será necessário adicionar uma justificativa todas às vezes que o colaborador realizar uma liberação manual de acesso;
- Ignorar consumo de crédito de acessos realizados nesse local de acesso: com esta configuração habilitada, todos os acessos realizados neste local de acesso não serão contabilizados no consumo de créditos do plano de crédito;
- Utilizar modo offline: marque esta configuração para ativar o modo off-line. Com o modo off-line habilitado, os acessos ao sistema de catraca podem ser realizados mesmo sem conexão com a internet. O sistema gera os dados de validação dos alunos e permite o acesso à academia usando um banco de dados off-line local.
Observação: é necessário que o serviço de geração dos dados off-line esteja devidamente configurado e executado na madrugada do próprio dia. Essa configuração é realizada pela Pacto.
4. Clique em “Gravar” para salvar as informações.
Segunda etapa
Nesta etapa é necessário realizar o cadastro do seu coletor (catraca). Para isso:
1. Clique em “Novo“;
2. Serão apresentadas todas as guias disponíveis para o cadastro do seu coletor;
Observação: é possível copiar as informações de um coletor já cadastrado, para isso clique em “Copiar Informações de outro Coletor“.
2.1. Guia “Dados básicos“;
Atenção: informe na aba DADOS BÁSICOS o NÚMERO DO TERMINAL, o número do terminal deve ser o mesmo do configurado no executável “URS-Kx” [Device ID] (disponível no endereço: “\\master\suporte\Docs\Manuais\Manual Hardware\Inovacesso”).
- Desativado: marque esta opção caso deseje que esse local de acesso esteja desativado;
- Número do terminal: adicione o número da catraca;
Observação: algumas academias podem ter mais de uma catraca, no caso da academia ter duas catracas (coletores) deverá ser inseridos dois números. Por exemplo 1 e 2. - Descrição: adicione a descrição de cada coletor. Por exemplo, a catraca 1 é a catraca de entrada, no caso poderá ser nomeada como “Catraca Entrada”, já a catraca 2 é a de saída e poderá ser nomeada com o nome “Catraca Saída”;
- Sentido do acesso: adicione a ação que a catraca deve registrar. Sendo elas “Entrada, Entrada e Saída (indiferente), Esperando pelo sistema ou Saída“;
- Código do NFC: deixar em branco.
2.2. Guia “Hardware“;
- IP Coletor: informe o protocolo “Inovacesso Fit TCP/IP“;
Porta: 1001;
Relê de entrada: 1;
Sensor de entrada: 1;
Tempo de acionamento (entrada): 5000;
Relê de saída: 2;
Sensor de saída: 2;
Tempo de acionamento (saída): 5000;
Teclado Gertec: selecione o modelo de teclado gertc;
Aguardar giro da catraca: marque para ser reconhecido o giro da catraca para o próximo acesso.
Para configurar a catraca Inovacesso Fit, é necessário realizar os seguintes passos.
Observação: os .exe auxiliares com seus respectivos tutorias estão em: “\\master\suporte\Docs\Manuais\Manual Hardware\Inovacesso”
Atenção: a senha e usuário do .exe “URS-Kx” varia entre:(*Nome do usuário: admin *senha: admin) e (*Nome do usuário: INOVA *senha: 2290)
A porta que deve ser informada no local de acesso é a mesma do “URS-Kx” [Local Port].
Clique no botão “DEF” para definir as configurações corretas.
Exemplos de configuração para os relê de entrada e saída, respectivamente.
Quando a check box “Utilizar senha de acesso como código da biometria” estiver desmarcada, será utilizado o código de acesso para o cadastramento de biometria pela catraca.
Observação¹: a catraca inova acesso em específico possui memória integrada, ou seja, biometrias salvas pelo leitor da catraca serão salvas na própria catraca.
Observação²: devido ao fato de colaboradores não possuírem código de matrícula, não é possível vincular a biometria por matrícula.
2.3. Guia “Impressões digitais“;
- Número de série: número do certificado da impressão digital;
- Resolução (DPI): número padrão predefinido pelo sistema;
- Padrão para cadastro de impressões: se esse computador será o padrão para o cadastro de novas digitais.
Observação: é permitido adicionar somente um coletor padrão para cadastro de impressões para o mesmo local de acesso.
2.4. Guia “Facial“;
- Padrão para cadastro facial: se esse coletor será o padrão para o cadastro de novas faciais.
2.5. A guia “Validações de Acesso” permite restringir o acesso ao ambiente de uma empresa e também o acesso entre várias unidades de uma rede, possibilitando que um aluno de uma determinada unidade/ambiente possa acessar outras. O acesso será liberado com base na configuração realizada e nas informações do contrato do aluno. Clique aqui para saber como configurar uma validação de acesso para os alunos quando passarem na catraca.
3. Clique em “Gravar” para salvar as informações.
Observação: Se necessário é possível cadastrar mais de um coletor.
Cadastrando/Excluindo biometria pela catraca
Compatibilidade
BANCO – INNERBIO – EQUIPAMENTOS – NITGEM
BANCO – NEOKOROS – EQUIPAMENTOS – DIGITAL PERSONA
MAIS – TECLADO GERTEC
- Caso esteja utilizando o leitor biométrico da catraca, para cadastrar uma digital basta clicar no botão “MODO” no teclado da catraca;
- Usando as teclas de setas, escolher a opção “Incluir Digital” e apertar o botão Enter (#);
- Será exigido uma senha de acesso, insira “1234” e pressione Enter (#);
- Em seguida, será solicitado o ID este ID varia conforme a check box “Utilizar senha de acesso como código da biometria” no local de acesso. Caso esteja desmarcada, o ID será o código de acesso do aluno e se estiver marcada o ID será a senha de acesso. Após digitar o ID, pressione Enter (#);
- Será exibido “Digitais: 0/5“, pressione Enter (#) novamente;
- Colete as amostras, no final será exibida a mensagem pedindo o Id novamente, caso não queira cadastrar outra amostra aperte Cancelar (*);
- Para excluir siga uma digital, siga os mesmo passos com exceção que após apertar o botão “MODO” escolha “Excluir Digital” usando os botões das setas.
Saiba mais
Para saber sobre a lista de catracas homologadas com sistema Pacto, clique aqui.