O que é
É o Custo de Aquisição do Cliente, também conhecido pela sigla CAC.
Essa métrica é essencial para a empresa saber quanto custa a aquisição de um novo cliente. Essa informação é extremamente importante para que você saiba o custo da venda de um novo contrato, e aliado ao indicador do LTV você consiga ter uma visão clara do lucro estimado de cada um dos seus contratos vendidos.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “2.43 – Visualizar Business Intelligence” e “9.87 – Visualizar BI – Ciclo de Vida do seu Cliente” habilitadas no perfil de acesso do módulo ADM.
Como acessar
1. Na barra de pesquisa do sistema, digite “BI Administrativo“;
2. Após carregar a tela, localize o BI “Ciclo de vida do seu cliente“.
Para fazer o cálculo o sistema soma todas despesas marcadas com indicação CAC cujo vencimento seja o mesmo do período que você esta analisando o BI do Ciclo de Vida. logo em seguida o sistema divide esse valor pela quantidade de novas vendas do mesmo período, (Aqui considera-se matrículas e rematrículas).
Observação: para marcar uma despesa como parte do custo de aquisição de cliente (CAC) é necessário marcar no cadastro do Plano de Contas a opção “Inside Cálculo CAC” e informar esse plano de contas no cadastro da conta a pagar. Se nenhum plano de contas estiver marcado, o sistema considerará todos os planos de contas como Custo de Aquisição de Cliente.
CÁLCULO:
Todas as despesas sinalizadas como CAC dividido pela soma das matrículas e rematrículas.
Saiba mais
Saiba como cadastrar/indicar que uma despesa entre no CAC, clicando aqui.
Para saber o que é o LTV e como realizar o cálculo, clique aqui.
Para saber o que é o Churn Rate e como realizar o cálculo, clique aqui.
Para saber sobre como habilitar o BI Ciclo de Vida, clique aqui.