Integração Catraca Integra Fácil
Esta catraca tem o funcionamento um pouco diferente dos outros modelos, pois ela utiliza um programa chamado “Servidor Integra Fácil” ou “Servidor InterLaken” como é conhecido pela própria fabricante.
O que é
A integração da catraca Integra Fácil com o sistema permite o controle de acesso eficiente e seguro. Com a conexão automática entre dispositivos, é possível monitorar a entrada e saída em tempo real.
Neste conhecimento ensino como realizar as configurações necessárias.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “1.05 – Locais de acesso” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Configurando o local de acesso no sistema
Primeira etapa
Nesta etapa é necessário realizar o cadastro do seu local de acesso.
1. Na lupa de busca, pesquise por “Local de Acesso“;
2. Será direcionado a uma nova tela listando todos os locais de acesso cadastrados na sua empresa, clique em “Cadastrar novo“;
3. Na tela de cadastro, configure os campos necessários conforme apresentado abaixo;
- Empresa: determine a unidade onde o local de acesso será cadastrado;
- Código: código gerado automaticamente pelo sistema para esse cadastro;
- Descrição: adicione a descrição do local de acesso. Por exemplo, “Recepção Pacto”;
- Concentrador: nome do computador que o programa de catraca está instalado;
- Tempo mínimo entre um acesso e outro (Cliente): é o tempo, em minutos, que o aluno terá que aguardar para fazer um novo acesso pela catraca, durante este tempo a catraca permanecerá bloqueada;
- Tempo mínimo entre um acesso e outro (Colaborador): é o tempo, em minutos, que o colaborador terá que aguardar para fazer um novo acesso pela catraca, durante este tempo a catraca permanecerá bloqueada;
- Tempo de tolerância para saída: caso trabalhe com controle de saída na catraca e deseje definir um tempo mínimo, em minutos, de permanência do aluno ou colaborador após o acesso, é possível determinar o tempo de espera em minutos que deverão aguardar após a entrada para sair;
- Capacidade limite de alunos simultâneos: informe a quantidade de alunos que podem acessar aquele local em tempo real;
- Servidor de impressões: é aqui que podemos encontrar o banco de dados digital, ou seja, o nome do computador no qual está instalado;
- Porta servidor impressões: a porta padrão é 5100;
- Facial Pacto: caso utilize reconhecimento facial informe neste campo o nome do computador que a catraca está cadastrada;
- Servidor Facial Inner: aqui é feita a integração com dispositivos de reconhecimento facial modelo T4 vendidos pela Topdata e EVO. Defina aqui o computador que controla esse equipamento.
Atenção: cuidado ao realizar a configuração do Servidor Facial Inner. - Porta Facial Inner: a porta padrão é 7792;
- Categoria do local de acesso: se você trabalha com várias catracas e precisa separar ou categorizar o local de acesso, é possível fazer isso por meio dessa configuração. Ela permite distinguir o local de acesso utilizado apenas para cadastros, do local de acesso usado para o controle de entrada em ambientes de aulas;
- Pedir senha de liberação para cada acesso: marque esta configuração caso deseje que o usuário informe o login de autorização para cada liberação manual de acesso (Entrada e Saída);
Observação: caso a configuração não esteja marcada, é necessário informar o login de autorização somente uma vez. - Pedir senha para cadastrar mais de uma biometria: com esta configuração habilitada, sempre que o colaborador realizar o cadastro a partir da segunda digital para um aluno, o sistema de acesso irá solicitar o usuário e a senha deste colaborador;
Observação¹: nesses casos, a permissão “1.14 permitir cadastrar mais de uma digital para os clientes com autorização” será validada.
Observação²: com esta configuração desabilitada não será solicitado usuário e senha no cadastro de biometria em nenhum momento. - Solicitar justificativa de acesso ao realizar liberação manual: com esta configuração habilitada, será necessário adicionar uma justificativa todas às vezes que o colaborador realizar uma liberação manual de acesso;
- Ignorar consumo de crédito de acessos realizados nesse local de acesso: com esta configuração habilitada, todos os acessos realizados neste local de acesso não serão contabilizados no consumo de créditos do plano de crédito;
- Utilizar modo offline: marque esta configuração para ativar o modo off-line. Com o modo off-line habilitado, os acessos ao sistema de catraca podem ser realizados mesmo sem conexão com a internet. O sistema gera os dados de validação dos alunos e permite o acesso à academia usando um banco de dados off-line local.
Observação: é necessário que o serviço de geração dos dados off-line esteja devidamente configurado e executado na madrugada do próprio dia. Essa configuração é realizada pela Pacto.
4. Clique em “Gravar” para salvar as informações.
Segunda etapa
Nesta etapa é necessário realizar o cadastro do seu coletor (catraca). Para isso:
1. Clique em “Novo“;
2. Serão apresentadas todas as guias disponíveis para o cadastro do seu coletor;
Observação: é possível copiar as informações de um coletor já cadastrado, para isso clique em “Copiar Informações de outro Coletor“.
2.1. Guia “Dados básicos“;
- Desativado: marque esta opção caso deseje que esse local de acesso esteja desativado;
- Número do terminal: adicione o número da catraca;
Observação: algumas academias podem ter mais de uma catraca, no caso da academia ter duas catracas (coletores) deverá ser inseridos dois números. Por exemplo 1 e 2. - Descrição: adicione a descrição de cada coletor. Por exemplo, a catraca 1 é a catraca de entrada, no caso poderá ser nomeada como “Catraca Entrada”, já a catraca 2 é a de saída e poderá ser nomeada com o nome “Catraca Saída”;
- Sentido do acesso: adicione a ação que a catraca deve registrar. Sendo elas “Entrada, Entrada e Saída (indiferente), Esperando pelo sistema ou Saída“;
- Código do NFC: deixar em branco.
2.2. Guia “Hardware“;
- Observação: abaixo estão as configurações padrões sem usar o botão “DEF“:
- Protocolo: selecione o modelo da catraca “Integra Facil TCP/IP“;
- Mensagem para o display: SEJA BEM VINDO;
- IP Servidor Integra Fácil: deverá ser informado o ip do computador que está instalado o programa “Servidor IntegraFácil”;
- Relê de entrada: 1;
- Sensor de entrada: 3;
- Tempo de acionamento (entrada): 5000;
- Relê saída: 2;
- Sensor de saída: 4;
- Tempo de acionamento (saída): 5000;
- Teclado Gertec: selecione o modelo de teclado gertc;
- Dígitos Cartão: 0 (informe a quantidade de dígitos do cartão);
- Cartão Master: 007 (informe a numeração do cartão master);
- Aguardar giro da catraca: marque para ser reconhecido o giro da catraca para o próximo acesso.
2.3. Guia “Impressões digitais“;
- Número de série: número do certificado da impressão digital;
- Resolução (DPI): número padrão predefinido pelo sistema;
- Padrão para cadastro de impressões: se esse computador será o padrão para o cadastro de novas digitais.
Observação: é permitido adicionar somente um coletor padrão para cadastro de impressões para o mesmo local de acesso.
2.4. Guia “Facial“;
- Padrão para cadastro facial: se esse coletor será o padrão para o cadastro de novas faciais.
2.5. A guia “Validações de Acesso” permite restringir o acesso ao ambiente de uma empresa e também o acesso entre várias unidades de uma rede, possibilitando que um aluno de uma determinada unidade/ambiente possa acessar outras. O acesso será liberado com base na configuração realizada e nas informações do contrato do aluno. Clique aqui para saber como configurar uma validação de acesso para os alunos quando passarem na catraca.
3. Clique em “Gravar” para salvar as informações.
Observação: Se necessário é possível cadastrar mais de um coletor.
Configurando a catraca
PASSO 1 – A primeira coisa a se fazer, é copiar a pasta “IntegraFacil” com todos os arquivos que serão necessário para o funcionamento, copiando esta pasta para dentro da pasta do ZillyonAcesso Web como padrão;
A pasta que você deve copiar se encontra em: \\master\arquivos_padroes_zw\Manuais_Catracas_Digital\Integra Fácil\IntegraFacil.rar
Extraia a pasta e agora copie a pasta já extraída para dentro da pasta padrão em que está instalado o Acesso, em: C:\Pacto\ZillyonAcessoWeb, ficando a pasta dentro/junto com os arquivos do acesso.
PASSO 2 – Agora é hora de instalar o leitor biométrico nativo da catraca. Dentro desta pasta “IntegraFácil” que acabou de copiar, há uma outra pasta chamada “Driver Finger Futronic”, dentro há um executável “setup.exe”, o qual deverá instalar, como admin por segurança para evitar falhas de permissão. A instalação não tem segredo, basta ir clicando em prosseguir no instalador. REINICIE O COMPUTADOR APÓS A INSTALAÇÃO DO DRIVER;
PASSO 3 – Agora é hora de plugar a catraca no computador via cabo USB;
Observação: O cabo usb é um cabo especial disponibilizado somente pela fabricante, onde uma ponta é usb que vai no computador e a outra ponta é RJ45 que vai na catraca.
PASSO 4 – Agora é hora de abrir e configurar o Servidor IntegarFácil ou Interlaken. Vá na pasta IntegraFacil novamente, a mesma mencionada no passo 1, encontre um .exe chamado IntegraFacil.exe na raiz da pasta. Tente executá-lo normalmente;
Observação: Se der erro ao tentar executar o programa mencionado, então você deve dar todas as permissões para a pasta, pois o windows está barrando a execução do programa por problema de permissão. Assim que executar o programa, ele será aberto apenas na bandeja do windows.
- Encontre-o na bandeja do windows, clique com o botão direito e marque “AutoIniciar” para que o programa se inicie automaticamente todas as vezes que o computador for ligado e iniciado.
- Agora abra-o clicando 2 vezes sobre o atalho, será aberto a página no navegador.
Observação: a porta padrão que o servidor utiliza é a 8080, certifique-se que a mesma não esteja sendo utilizada por nenhuma outra aplicação. Também é possível alterar a porta, para isso basta informar a porta desejada no campo “Porta TCP” conforme mostra pouco mais abaixo.
Agora vá na aba “CONFIGURAÇÕES” do programa que foi aberto no navegador e deixe as configurações da seguinte forma.
- Porta TCP: 8080;
- Cache: automático;
- Usar método: post;
- Converter comando para liberar catraca: desmarcado;
- Desabilitar Finger: desmarcado;
- Usar servidor Interlaken página de processamento: desmarcado;
- Página de processamento: http://localhost:8888/processamento;
- Página de processamento BMP: deixe em branco;
- IP: porta do servidor PLC responsável pelas digitais: este campo só deverá ser preenchido caso a academia possuam mais de uma catraca deste mesmo modelo e aqui neste campo que deverá ser informado o ip e porta do servidor de biometria.
Atenção: essa catraca não possui retorno do sensor de giro, ou seja, ela não informa que a pessoa girou a catraca. Sendo assim, o sistema foi programado para registrar o giro logo após o tempo de liberação.
Compatibilidade
Não funciona com a tecnologia de terceiros como por exemplo, neokoros e nitgen. A catraca foi fabricada para responder somente comandos do próprio servidor Interlaken e este só aceita biometria Futronic.
Backup da Biometria: O backup da biometria é realizado normalmente como os demais protocolos.
O arquivo em que se encontra as biometrias, se chama Digitais.bin, ele fica disponível no seguinte caminho: C:\Pacto\ZillyonAcessoWeb\IntegraFacil\config\PLCHIDsrv\Digitais.bin
Este arquivo de biometria será criado automaticamente após o cadastro da primeira biometria, só aí o arquivo irá aparecer no caminho mencionado.
Atenção: é necessário realizar a configuração em um arquivo .ini de acordo com o visor que o cliente possui.
O arquivo .ini. Existem 2 modelos de visores que a fabricante disponibiliza para este modelo de catraca:
Modelo 1
Modelo 2
Por padrão, vem configurado o modelo 2, para configurar o modelo do visor, basta acessar o arquivo .ini que se encontra no seguinte caminho: C:\Pacto\ZillyonAcessoWeb\IntegraFacil\config\PLCHIDsrv\config_padrao_PLC.ini
Há o último parâmetro que é: DISPLAY_TIPO
Informe 1 se o cliente utiliza o modelo 1 conforme imagem acima, ou então informe 2 para o modelo 2.
Saiba mais
Para saber sobre a lista de catracas homologadas com sistema Pacto, clique aqui.