Muito mais que conferência de cartões e contas, a conciliação automática da Stone é essencial para manter seu financeiro seguro em cenários frequentes como devolução de valores ou até mesmo casos em que ocorrem o chargeback, tornando o processo entre plataformas mais simples, sem toda aquela burocracia bancária.
O que é chargeback?
O chargeback é um termo que vem do inglês que significa estorno, e refere-se ao cancelamento ou contestação pelo cliente de uma compra no cartão de crédito ou débito.
Para que isso aconteça, é necessário que o titular do cartão solicite o cancelamento da transação junto ao banco. Se comprovada uma transação não autorizada, o valor é integralmente estornado ao usuário do cartão. A medida visa proteger o consumidor e assegurar que o crédito correspondente seja utilizado de forma segura.
Como contestar um chargeback?
Em casos de chargeback solicitado pelo aluno que seja indevido, você pode solicitar a contestação pelo portal da Stone, enviando a documentação que comprove a validade da cobrança.
A Stone enviará para o sistema Pacto o extrato com o chargeback, sendo possível os seguintes cenários:
- Chargeback positivo (cobrança estornada): o sistema permanece com uma conta a pagar quitada;
- Chargeback indevido (cobrança válida): o sistema gera uma conta a receber quitada no nome do aluno.