O que é
O relatório de transações de PIX tem o objetivo de facilitar a análise na gestão de cobranças realizadas por pagamentos via PIX. Com este relatório consegue acompanhar todas as transações via PIX realizadas em sua empresa, desde a geração dessa cobrança, até a efetividade do pagamento.
Atenção: neste relatório só serão apresentadas as transações, caso a empresa possua integração PIX configuradas no sistema Pacto.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “2.78 – Módulo PactoPay” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. No menu do módulo PactoPay, localize e clique em “Pix”;
2. O sistema apresenta a tela contendo as informações de cobrança dos convênios de cobrança Pix.
2.1. Na primeira parte da tela contém as informações de data de último envio de cobrança e a quantidade de créditos já consumidos ou a quantidade de créditos restantes (dependendo do contratado com a Pacto);
2.2. Na segunda parte da tela temos os filtros que estão sendo aplicados para apresentar os dados. Nestes filtros, é possível buscar pelo nome do aluno, período, empresas (caso seu banco de dados contenha mais de uma empresa cadastrada), convênio de cobrança e situação;
Observação: em “Resultado do filtro”, você consegue, caso desejar, retirar um filtro aplicado clicando no ícone .
2.3. Na terceira parte da tela temos os indicadores totalizadores. Cada indicador tem o intuito de mostrar o total de transações em cada situação;
Observação: ao clicar no indicador é detalhado as transações com os seus dados.
2.3.1. No indicador “Geradas” são apresentadas todas as transações de PIX geradas dentro do período informado;
Observação: são apresentadas todas as transações que foram geradas, independente se estão pagas ou não.
2.3.2. No indicador “Ativas” são apresentadas todas as transações de PIX que foram geradas e ainda se encontram aptas para pagamento;
Observação: o prazo máximo para que a transação PIX esteja ativa é de 72hr, após a transação será expirada automaticamente.
2.3.3. No indicador “Pagas” são apresentadas todas as transações geradas que tiveram seus pagamentos realizados;
2.3.4. No indicador “Canceladas” são apresentadas todas as transações de PIX que se encontram canceladas no momento;
Observação: o cancelamento de PIX é efetuado caso faça alguma alteração na parcela enquanto o QR Code do PIX estiver disponível.
2.3.5. No indicador “Expiradas” são apresentadas as transações PIX que foram expiradas dentro do prazo máximo que foi configurado.
Observação: as transações expiradas, são aquelas que foram geradas, passou-se o prazo máximo conforme configurado e foram expiradas automaticamente, sendo necessário realizar a geração de um novo QR Code para realizar o pagamento.
2.4. Na parte abaixo dos indicadores é apresentada a listagem de transações, onde temos a visualização geral de todas as cobranças PIX realizadas;
Observação: o “Cod. TxId” funciona como um identificador da transação, com ele é possível verificar se o aluno realizou o pagamento através do sistema ou não. Esse código é informado dentro do recibo fornecido pelo banco do aluno, caso os códigos não sejam iguais, significa que o pix foi feito diretamente entre as contas da empresa e do aluno.
2.5. Ao final da tela no lado esquerdo, temos os indicadores apresentados por bancos integrados no pagamento PIX, ou seja, caso utilize mais de um convênio de PIX, o sistema apresentará os indicadores com totalizadores separadamente;
2.6. Ao final da tela no lado direito temos o totalizador de Parcelas, que apresenta a quantidade de parcelas que tiveram cobranças via PIX e o status atual.
2.6.1. Ao clicar, abre uma nova tela com o detalhamento das parcelas.
Saiba mais
Para saber sobre o Business Intelligence do PactoPay, clique aqui.
Para saber sobre o Cartão de crédito do PactoPay, clique aqui.
Para saber sobre o Parcelas em aberto do PactoPay, clique aqui.
Para saber sobre o relatório Cartão de crédito online do PactoPay, clique aqui.