Índice

    O que é

    A régua de cobrança consiste em um conjunto estruturado de etapas que uma empresa adota para gerenciar e aprimorar o seu processo de cobrança, com o objetivo de recuperar os valores em atraso e diminuir a inadimplência, além de garantir que seus clientes mantenham os pagamentos em dia.

    Atenção: para que o processo funcione é necessário informar um e-mail e o nome do remetente para o envio dos e-mails, assim caso os clientes respondam, a resposta irá para o e-mail que foi definido. Esta configuração é realizada somente pela equipe da Pacto.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “2.78 – Módulo PactoPay” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    1. No “Explorar“, clique no módulo “PactoPay“;

    2. No menu lateral esquerdo clique em “Configuração de fases“;

    3. Em seguida, será apresentada esta tela onde é possível personalizar diversas configurações da sua régua de cobrança;

    3.1. Envio de cobrança automática: ative esta configuração para que o sistema envie as cobranças automaticamente para os convênios habilitados na data prevista;
    Observação: caso esta configuração esteja desmarcada, nenhuma cobrança será enviada.

    3.2. Envio antecipado de cobrança: ative esta configuração para que o sistema envie um e-mail até 15 dias antes do vencimento da cobrança, incentivando o aluno a realizar o pagamento via link de cobrança;

    • Enviar apenas para quem tem autorização de cobrança automática: ao marcar esta opção, o e-mail será enviado apenas para os clientes que têm autorização de cobrança cadastrada, como, por exemplo, cartão de crédito e boleto;
      Observação: se desmarcado, o email será enviado para todos os clientes, mesmo aqueles que não possuem autorização de cobrança cadastrada, como, por exemplo, clientes que pagam pelo pix.
    • Aplicar desconto para pagamento antecipado: marque esta opção caso deseje que o cliente ao realizar o pagamento de forma antecipada ganhe um valor ou porcentagem de desconto;
      Observação: após marcar a configuração, o campo à sua frente será liberado, permitindo configurar um desconto em valor ou porcentagem na parcela do cliente.
    • Quantos dias antes do vencimento este e-mail deve ser enviado?: defina neste campo quantos dias antes do vencimento da parcela o e-mail deve ser enviado ao cliente, com um mínimo de 5 dias e um máximo de 15 dias.

    3.3. Comunicar resultado da cobrança: ative esta configuração caso deseje que um comunicado seja enviado para o cliente com o status da cobrança;
    Observação: o modelo de mensagem enviado ao cliente não pode ser alterado.

    • Resultado da transação: marque todos os status de cobrança que deseja enviar um comunicado ao cliente;
      • Aprovada: cobranças cujo resultado foi aprovado;
      • Negada: cobranças cujo resultado foi negado;
      • Cancelada: cobranças que foram canceladas.
    • Enviar por e-mail: ao marcar esta opção os comunicados serão enviados aos clientes por e-mail;
    • Enviar por sms: ao marcar esta opção os comunicados serão enviados aos clientes por sms;
      Atenção: é necessário ter um pacote de envios de SMS contratado.
    • Receber um teste antes de enviar para o cliente: marque esta opção caso deseje realizar um teste.

    3.4. Retentativa automática de cobrança: ao ativar esta configuração, é possível definir as regras para a retentativa automática de cobrança no sistema;

    • Limite de dias após o vencimento para parcela entrar na Retentativa de Cobrança: neste campo, você definirá até quantos dias após o vencimento da parcela ela ainda entrará na regra para tentar cobrar automaticamente pelo sistema. O limite mínimo é de 1 dia e o máximo é de 95 dias. Esta configuração funciona em conjunto com a configuração abaixo;
    • Intervalo de dias para Retentativa de Cobrança da parcela: neste campo, você irá definir de quantos em quantos dias o sistema irá enviar a parcela vencida para tentar cobrar novamente. O limite mínimo é de 3 dias e o máximo é de 15 dias entre cada tentativa.

    3.5. Múltiplos convênios: ao ativar esta configuração é possível adicionar mais de um convênio para realizar as tentativas de cobrança. Além disso, você pode escolher a hierarquia deles para a cobrança de suas parcelas;

    3.5.1. No campo “Quantidade de tentativas de cobrança da parcela” defina a quantidade de vezes que o sistema irá tentar cobrar uma parcela de forma automática em cada convênio. O limite mínimo é de 1 tentativa e o máximo é de 5 tentativas por convênio;

    3.5.2. Clique em “+ Novo convênio” para adicionar um novo convenio a listagem;

    3.5.3. Clicando neste ícone , é possível alterar a ordem do convênio configurado. Para excluir um convênio, basta clicar neste ícone .

    3.6. Comunicação de atraso: ative esta configuração caso deseje que um comunicado seja enviado para o cliente sobre as parcelas em atraso, com um link de pagamento por e-mail ou um SMS contendo um informativo da pendência;

    • Enviar por e-mail: ao marcar esta opção os comunicados serão enviados aos clientes por e-mail;
    • Enviar por sms: ao marcar esta opção os comunicados serão enviados aos clientes por sms;
      Atenção: é necessário ter um pacote de envios de SMS contratado.
    • Enviar apenas para quem tem autorização de cobrança automática: ao marcar esta opção, o comunicado será enviado apenas para os clientes que têm autorização de cobrança cadastrada, como, por exemplo, cartão de crédito e boleto;
      Observação: se desmarcado, o comunicado será enviado para todos os clientes, mesmo aqueles que não possuem autorização de cobrança cadastrada, como, por exemplo, clientes que pagam pelo pix.
    • Quanto tempo após o vencimento: defina quantos dias após o vencimento da parcela os comunicados devem começar a ser enviados. Máximo de 95 dias após o vencimento da parcela;
    • Limite máximo de dias para envio de parcelas em atraso: defina até quantos dias uma parcela em atraso pode receber o comunicado. Exemplo: parcelas atrasadas em até 100 dias receberão o comunicado; acima de 100 dias, não receberão mais. O limite máximo é de 250 dias;
    • Intervalo de envio: neste campo, você irá definir de quantos em quantos dias o sistema irá enviar o comunicado de parcela em atraso para o cliente. O limite mínimo é de 3 dias e o máximo é de 30 dias;
    • Quantidade de envios: neste campo, você irá definir ate quantos envios podem ser realizados para a parcela em atraso do cliente. O limite mínimo é de 3 envios e o máximo é de 5 envios.

    3.7. Comunicar vencimento do cartão: ao ativar esta configuração, será enviado um SMS para o cliente informando que o cartão de crédito utilizado para pagamento venceu, está vencendo ou um e-mail com o link para o cadastro de um novo cartão.

    • Enviar por e-mail: ao marcar esta opção os comunicados serão enviados aos clientes por e-mail;
    • Enviar por sms: ao marcar esta opção os comunicados serão enviados aos clientes por sms;
      Atenção: é necessário ter um pacote de envios de SMS contratado.
    • Comunicar cartão vencido: ao marcar esta opção, o sistema enviará automaticamente um comunicado de cartão vencido no primeiro dia do mês seguinte ao vencimento do cartão;
    • Comunicar cartão próximo do vencimento: ao marcar esta opção, o sistema enviará automaticamente um comunicado no mês anterior ao mês de vencimento.

    4. Após ativar todas as configurações necessárias, clique em “Salvar alterações” para gravar as alterações realizadas.

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    em PactoPay
    Tags: pactopayRégua de cobrançaFacilitePayConfiguração de fases
    Autor: Gicele Santos

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