O que é
Multiadquirente é o tipo de sistema capaz de se conectar com mais de uma adquirente para processar um pagamento feito por cartão de crédito.
E o que é uma adquirente?
Adquirente são as operadoras de cartão, como Cielo e Stone, responsáveis por conectar a sua empresa com a bandeira e o banco emissor do cartão para que o pagamento seja efetivado. Em estabelecimentos físicos, a adquirente funciona por meio das maquininhas de cartão.
Para a explicação sobre o que é multiadquirente ficar mais clara, é importante que você entenda como acontece o fluxo de pagamentos online, que é dividido em 4 etapas:
- Pré-autorização;
- Gerenciamento de risco;
- Captura de valores;
- Liquidação de valores.
Neste momento vamos dar ênfase na primeira etapa: pré-autorização. Veja o fluxo abaixo:
Na pré-autorização estão envolvidos o gateway, o adquirente, as bandeiras de cartão e o banco ou instituição financeira emissores do cartão.
Gateway de pagamento é justamente a função que o PactoPay exerce: fazer a comunicação entre o negócio, as adquirentes e o banco.
Assim, o gateway criptografa os dados bancários, o adquirente promove a comunicação entre os participantes desse processo, a bandeira do cartão autoriza ou não o pagamento mediante aprovação do banco quanto a questões como saldo (débito) e limite disponível (crédito).
Tudo isso acontece para que, se tiver alguma falha na atuação do adquirente, bandeiras e bancos não são comunicados sobre a transação, resultando na não conclusão do pagamento antes mesmo da verificação se o cliente tem ou não recursos financeiros para pagar por sua compra.
É aqui que falamos do conceito de multiadquirência, ou seja, se o negócio trabalha com mais de um adquirente, em caso de erro, outro assume para completar o processo.
Retentativas automáticas de multiadquirentes. Como funcionam?
Considerando a explicação anterior, retentativa de multiadquirente é uma nova tentativa de cobrança após a apresentação de alguma falha nas etapas de pagamento.
São vários os motivos que levam um pagamento não ser aprovado, como por exemplo, problemas de conexão com a internet, erro de comunicação entre os elos envolvidos no fluxo de pagamento etc.
Quando isso acontece e a empresa utiliza uma estratégia de multiadquirente, o PactoPay já envia, automaticamente, a ordem de retentativa para a segunda adquirente.
Tudo isso é feito de maneira extremamente rápida e imperceptível para o cliente, não impactando em nada o seu processo de compra e sem a necessidade de qualquer intervenção do vendedor.
Quais são as principais vantagens?
Entre as vantagens, podemos destacar as principais, sendo elas:
Redução da inadimplência e transações aprovadas com facilidade
Um pagamento não aprovado vai impactar diretamente no resultado das suas vendas, e por isso, trabalhar com mais de um adquirente permite ter mais segurança na eficiência dos pagamentos, além de evitar que se perca bons negócios por conta de falhas no processo, e ter mais opções de cobrança para que os clientes inadimplentes quitem seus débitos.
Aprimoramento da experiência de compra do cliente
Como resultado da vantagem anterior temos a melhora da experiência de compra do cliente, que consegue usufruir de uma etapa de pagamento mais dinâmica, fluida e livre de atritos.
Isso tende a elevar o seu nível de satisfação, o que contribui para a sua fidelização e para a realização de compras futuras.
Maior volume de vendas e o faturamento
Processos de pagamentos otimizados, rápidos e seguros, somados a clientes satisfeitos, ajudam a elevar o volume de vendas de qualquer negócio e, como reflexo, o faturamento da empresa.
Tudo isso também impacta a imagem da marca, que será vista como confiável para atrair mais clientes.
Como funciona no PactoPay
Com as adquirentes configuradas no sistema, você pode conferir os status de todas as transações direto no PactoPay, além da taxa de eficiência das cobranças e quais tentativas dão mais resultado.
Esses recursos permitem que você tenha clareza e eficiência sobre seu faturamento e contribuem para que a taxa de alunos inadimplentes seja sempre mínima.
Saiba mais
- Aprenda a configurar/cadastrar multiadquirentes no seu PactoPay
- Como fazer a gestão de cartões de crédito
- Como analisar os indicadores do PactoPay