Índice

    O que é

    A integração com a ferramenta Bitrix tem como principal propósito receber no sistema Pacto os leads gerados na plataforma, transformando-os em clientes. Após o recebimento dos leads, eles podem ser cadastrados como visitantes no sistema e têm a possibilidade de adquirir um plano. Uma vez que o cliente adquire um contrato e se torna um aluno ativo, o sistema Pacto atualiza as informações do lead na Bitrix.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “Configurações Empresa” habilitada no perfil de acesso do módulo Treino.

    Como fazer

    Como configurar a integração entre o sistema PACTO e BITRIX

    Observação: a configuração será realizada simultaneamente nas telas de integração do Pacto e da Bitrix.

    1. Acesse a plataforma Bitrix inserindo seu login e senha. No menu lateral esquerdo, selecione a opção “CRM“;

    2. Em seguida, no menu superior, posicione o mouse sobre a opção “Complemento” e selecione “API REST“;

    3. Será apresentada esta nova tela, clique sobre a opçãoIntegração de sistema de terceiros“;

    4. Após isso, clique em “Sincronize clientes“, conforme indicado na imagem abaixo;

    5. EmSincronize clientes“, copie o link apresentado no campo “Webhook para API REST de chamada” e cole na integração no sistema Pacto;

    5.1. Agora, no sistema Pacto, acesse o menu lateral esquerdo, encontre e clique no ícone de “Engrenagem”;

    5.2. Em seguida, clique em “Integrações“;

    5.3. Selecione a empresa e clique em “Avançar“;

    Observação: este campo só apresenta para selecionar as unidades, quando a empresa possui no mesmo banco de dados mais de uma unidade configurada.

    5.4. Será apresentada a tela de Integrações de todos os módulos do sistema Pacto. Selecione o módulo “CRM”;

    5.5. Em seguida, clique sobre a integração “Bitrix24 (Leads)“;

    5.6. Será apresentada uma tela com os campos que precisam ser preenchidos. No campo “URL“, cole o link que foi copiado no passo “5” fornecido na plataforma;

    5.7. Configure também os campos Responsável padrão e “Tipo objeção para atualizar o Lead”;

    • Responsável Padrão: defina neste campo qual colaborador ficará responsável por realizar a meta das fases Leads de hoje e Leads acumulados;
    • Tipo objeção para atualizar o Lead: neste campo, você deve selecionar uma das opções fornecidas abaixo;
      • Não atualizar: ao selecionar esta opção, não será atualizada;
      • Atualizar com qualquer objeção: ao selecionar esta opção, o sistema atualizará com qualquer objeção;
      • Atualizar apenas com objeção definitiva: ao selecionar esta opção, o sistema atualizará com uma objeção definitiva.

    Observação: o campo “Tipo de objeção para atualizar o Lead” pode permanecer como “Não atualizar“.

    5.8. Copie o link do campo WebHook”;

    5.9. Após copiar o link, clique em “Ativar”.

    Observação: se clicar em “Salvar alterações”, as novas informações preenchidas serão salvas, mas a integração permanecerá inativa.

    6. Retorne à tela de integração da Bitrix e cole o link copiado no campo “Seu URL do manipulador”;

    7. No campo Eventos configure a Tag “Lead updated (ONCRMLEADUPDATE)” conforme mostra a imagem abaixo;

    8. Já no campo Atribuir Permissões deve estar configurada a opção “CRM(crm)“;

    9. Clique em “Salvar” após finalizar as configurações.

    9.1. Ao acessar a aba “Integrações” a sua integração estará disponível.

    Sugestão de fluxo para criação de Leads

    Após realizada as configurações, siga as etapas abaixo para criar e enviar leads.

    1. Acesse a plataforma Bitrix inserindo seu login e senha. No menu lateral esquerdo, selecione a opção “CRM“;

    2. No menu superior selecione “Leads” e, em seguida, clique em “Criar“;

    3. Logo será apresentada uma nova tela com diversos campos para preenchimento. Após o preenchimento dos campos, clique em “Salvar” para criar o lead na BITRIX;
    Atenção: alguns campos são obrigatórios e devem ser preenchidos corretamente, pois isso pode fazer com que os leads não sejam integrados. Esses campos são: “Nome Completo“, “Data de Nascimento“, “Telefone“, “E-mail” e “Unidade“.

    4. Após criar o lead, ele se encontrará na fase de “Leads de hoje” no quadro. Este quadro de exemplo possui quatro fases: “Leads de hoje“, “Chamadas perdidas“, “Interessado” e “Visitas não convertidas“.

    O lead pode ser movimentado de duas formas para que seja integrado ao sistema Pacto.

    Fluxo: Visitas não convertidas

    1. A primeira opção é movimentar o lead de fase até que ele chegue à fase de “Visitas não convertidas“. Quando o lead chegar a essa fase, ele será enviado para o sistema Pacto;

    2. O lead permanecerá na fase de “Visitas não convertidas” com status de “INTEGRADO” e aguardará que um plano seja negociado para ele no sistema Pacto;

    3. Assim que um plano for negociado ele sairá dessa fase para uma fase chamada Convertidoe alguns dados complementares que foram inseridos no sistema Pacto irão junto, como CPF, RG e Status do aluno no sistema;

    4. O status passará de “INTEGRADO” para “CLIENTE“.

    Observação: o cliente também é inserido no quadro “Negócios” na fase “Alunos“.

    Fluxo: Concluir Lead

    1. Na fase “Leads de hoje” clique sobre o lead desejado;

    2. Clique na opção “Concluir Lead” e, em seguida, clique sobre “Gerar Negócio + Contato“;

    3. Após ser concluído, o lead irá para o quadro “Negócios” na fase “Alunos“. Nessa fase, o lead aguardará que o plano seja negociado com o cliente no sistema Pacto.

    4. O lead só estará ativo no sistema Pacto quando o plano for negociado e aprovado. Além disso, o status do lead na plataforma Bitrix passará para “Cliente“.

    Observação¹: em caso de cancelamento do plano no sistema Pacto, o lead permanecerá no quadro “Negócios” na fase “Ex Alunos“.

    Observação²: em caso de estorno de contrato, o lead voltará para a fase de “Leads de hoje” no quadro “Leads“.

    Consultando os Leads no sistema Pacto

    No sistema Pacto os leads podem ser consultados de 3 formas:

    • Na meta diária Leads Hoje do CRM;

    • Diretamente pela tela de incluir cliente digitando o nome, CPF ou telefone do lead;

    •  No relatório de receptivo do CRM.

    Saiba mais

    Para saber como funciona a meta diária Leads, clique aqui.

    Para saber como cadastrar um cliente (visitante/aluno), clique aqui.

    Para saber como realizar a venda de um plano para alunos cadastrados (Negociação de Contrato), clique aqui.

    Para saber como emitir um relatório de todos os receptivos feitos no mês – Relatório Receptivo – CRM, clique aqui.

    Para saber quais as integrações disponíveis de configuração do módulo CRM no sistema Pacto, clique aqui.

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    em CRM
    Tags: Bitrix24 (Leads)BitrixIntegração CRMIntegração Bitrix24 (Leads)
    Autor: Gicele Santos

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