Índice

    O que é

    A prescrição de treino por IA é um recurso que usa Inteligência Artificial para automatizar as prescrições de treinos dos alunos. Pensado para otimizar a rotina de negócios fitness, o treino por IA veio para ajudar os professores nas suas tarefas diárias, pois ao automatizar a geração de treinos personalizados para cada aluno, sobra muito mais tempo para cuidar das suas necessidades específicas, fidelização e execuções de treinos.

    O sistema permite a flexibilidade de escolher qual plataforma que melhor se adapta às necessidades da empresa, podendo trabalhar com o Treino por IA somente pelo aplicativo Treino, somente pelo Treino Web, ou até mesmo utilizar ambos os recursos integradamente, garantindo praticidade e mobilidade.

    Entenda como a IA cria e prescreve os treinos.

    Base de atividades

    A prescrição de treino por IA conta com uma base de mais de 1.350 exercícios, abrangendo modalidades diversas como crossfit, funcional, mobilidade/flexibilidade e principalmente musculação, essa com quase 1.000 exercícios focados no treino de musculação.

    A base de exercícios foi definida com essa quantidade justamente para não precisar adicionar nenhum exercício a mais, por conter todos os exercícios criados até o momento, sendo uma base completa e validada.

    Observação: cada exercício foi extremamente detalhado em suas características, pois o “raciocínio da IA” não considera apenas o nome da atividade e o músculo-alvo, mas todos os outros atributos e fatores daquele exercício, como:

    • Músculo secundário;
    • Direção do vetor de resistência;
    • Perfil de resistência;
    • Grau de mobilidade;
    • E mais de 20 outras características que compõem aquele exercício;
    • Perfil/curva de resistência.

    Equipamentos e Sugestões de Exercícios pela IA

    A IA pode sugerir exercícios que dependam de equipamentos não disponíveis na academia, pois a maioria das academias não tem um cadastro completo de aparelhos no sistema. Para isso, terá uma tela onde será possível selecionar os equipamentos e suas quantidades, permitindo que a IA personalize melhor os treinos. Enquanto isso, professores e alunos podem substituir manualmente os exercícios por opções equivalentes, garantindo a adaptação do treino à realidade da academia.

    Fluxo de raciocínio & metodologia da IA

    A IA gera treinos personalizados com base nas respostas do aluno, ajustando exercícios conforme mobilidade, força e equilíbrio. A divisão dos treinos segue critérios fisiológicos e mercadológicos, garantindo variedade e percepção de qualidade. O número de séries, repetições e tempo de descanso são definidos conforme o objetivo do aluno (força, hipertrofia ou emagrecimento), otimizando resultados e promovendo uma melhor experiência de treinamento.

    Por exemplo:

    Um aluno de 35 anos, 1,75m, 95kg, com objetivo de emagrecimento, seleciona 4 dias de treino. Com base nesses dados, a IA:

    • Exclui exercícios que exigem alta mobilidade, caso sua composição indique baixa flexibilidade;
    • Define um treino ABCD (Por exemplo: A – Peito e Tríceps, B – Costas e Bíceps, C – Pernas, D – Ombro e Core);
    • Ajusta o número de repetições para 16 e reduz o tempo de descanso para 60s, aumentando o gasto calórico;
    • Sugere substituições caso um equipamento não esteja disponível na academia.

    Dados do aluno

    É solicitado os dados do aluno antes de gerar o treino por três motivos: garantir que estejam atualizados, corrigir possíveis lacunas ou ausência de informações e reforçar a percepção de personalização.

    Sem essa etapa, poderia parecer que o treino não considera as características individuais do aluno, mesmo utilizando os dados já cadastrados.

    Vínculo do Aluno com o Professor

    Após a geração do Treino por IA, o sistema verificará automaticamente se o aluno possui vínculo com um professor. Caso não tenha, será vinculado ao PACTO – MÉTODO DE GESTÃO, garantindo um acompanhamento adequado dentro do sistema.

    • Aluno com Vínculo Existente;
      • Cenário: aluno já está vinculado a um professor;
      • Resultado: nenhuma alteração é realizada, permanecendo o vínculo já identificado no perfil do aluno.
    • Aluno Sem Vínculo.
      • Cenário: aluno não possui vínculo com professor;
      • Resultado: o aluno é automaticamente associado ao professor padrão PACTO – MÉTODO DE GESTÃO, para apresentação nos indicadores.

    Saiba mais

    Para saber como trabalhar com prescrição de treino por IA, clique aqui.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: