Índice

    O que é

    O Business Intelligence do PactoPay é uma ferramenta que centraliza as principais informações de cobrança online da sua empresa, oferecendo ao gestor maior facilidade na tomada de decisões.

    Permissão necessária

    É necessário ter a permissão “2.78 – Módulo PactoPay” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.

    Como fazer

    Vídeo

    Texto

    1. No menu do módulo PactoPay, localize e clique em “Business Intelligence;

    2. Será exibido um conjunto de indicadores para acompanhar os dados de forma precisa;

    3. Na parte superior da tela, são apresentados dados referentes às cobranças, como:

    • Último envio de cobrança: neste campo, é exibida a data e o horário do último envio de cobrança;
    • Crédito Pacto: neste campo, é exibida a quantidade de créditos utilizados pela empresa. Se a empresa utilizar o pagamento pré-pago, será mostrado o saldo de créditos restante.

    3.1. Caso clique em “Crédito Pacto“, será exibida a tela com o detalhamento dos créditos utilizados.

    • Total utilizado: apresenta os dados referentes a todas as cobranças realizadas por remessa, transação e Pix;
    • Utilizado em remessa: apresenta todas as cobranças enviadas por remessa;
      Atenção: atualmente, o sistema Pacto não utiliza mais a forma de cobrança por remessa. Portanto, somente as empresas que ainda utilizam essa modalidade de cobrança terão informações nesta tela.
    • Utilizados em transação: apresenta todas as cobranças enviadas por transação online;
    • Utilizado em pix: apresenta todas as cobranças enviadas por Pix.

    Observação: em todas as guias apresenta o botão “Baixar xls“. Ele permite que seja baixada a listagem das cobranças.

    4. Por padrão, ao acessar a ferramenta, o sistema aplica o filtro de período do primeiro dia do mês até a data da consulta, seleciona todas as empresas (caso haja mais de uma unidade no mesmo banco de dados) e seleciona todos os convênios de cobrança;

    4.1. Porém, a ferramenta possui alguns campos para aplicar filtros específicos, como:

    • Buscar por alunos: caso queira visualizar as cobranças de um cliente específico, basta pesquisar pelo nome do aluno e clicar na opção correspondente.

    4.1.1. Ao clicar sobre o nome do aluno, você será direcionado para uma nova tela, exibindo todos os registros de cobrança já realizados para este cliente.

    • Ontem: ao marcar este filtro, serão apresentadas informações referentes a todas as cobranças do dia anterior à consulta;
    • Hoje: ao marcar este filtro, serão apresentadas informações referentes a todas as cobranças do dia em que está sendo realizada a consulta;
    • Este mês: ao marcar este filtro, serão apresentadas informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês correspondente à data da consulta;
    • Mês anterior: ao marcar este filtro, serão apresentadas informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês anterior à data da consulta.

    4.2. Além destes filtros rápidos, é possível personalizar a busca, aplicando os filtros do ícone de funil.

    • Período: permite determinar um intervalo específico para consulta;
    • Empresa: caso sua base de dados tenha mais de uma empresa, selecione a unidade desejada para visualizar as informações;
    • Convênios: se utilizar mais de um convênio de cobrança, clique neste filtro para exibir todos os convênios cadastrados. Basta selecionar o convênio que deseja consultar.

    5. Ao aplicar os filtros, todos os indicadores da tela serão atualizados automaticamente com base nos critérios selecionados.

    • Enviadas: exibe todas as parcelas que tiveram cobranças enviadas dentro do período consultado;
    • Recebidas: exibe todas as parcelas enviadas que foram pagas com sucesso;
    • Fora do convênio: exibe as parcelas recebidas por outras formas de pagamento, fora do convênio de cobrança, dentro do período consultado;
    • Pendentes: apresenta as parcelas enviadas que ainda não tiveram o pagamento concluído, permanecendo em aberto;
    • Cancelados: exibe as parcelas que tiveram cobranças enviadas no período selecionado, mas que atualmente estão com status de canceladas;
    • Renegociação: apresenta as parcelas que tiveram cobranças enviadas no período selecionado, mas que atualmente estão com status de renegociadas.

    5.1. Clicando sobre o número apresentado em cada indicador, será exibida uma lista com o detalhamento das parcelas que compõem esse valor.

    Índice de Cobrança

    O Índice de Cobrança é um gráfico que acompanha a evolução e o desempenho das suas cobranças ao longo do período selecionado. Ele apresenta os dados de cobranças Enviadas, Recebidas, Pendentes, além das taxas de Eficiência e Inadimplência no período analisado.

    Ao posicionar o mouse sobre o gráfico, é exibida uma dica (hint) com o valor e a porcentagem correspondente de cada item.

    Eficiência por tentativa

    O gráfico de Eficiência por Tentativa mostra a efetividade das cobranças recebidas de acordo com o número de tentativas realizadas. Ele permite acompanhar quantas parcelas foram recebidas na Primeira, Segunda, Terceira ou após a Quarta tentativa.

    A quantidade total de parcelas exibidas no gráfico corresponde ao total de parcelas recebidas.

    Alunos com

    • Autorização de cobrança: exibe o total de alunos que possuem alguma autorização de cobrança ativa;
      Observação: para entrar nessa contagem, o aluno precisa ter uma autorização de cobrança válida e estar ativo, ou ter parcelas em aberto.
    • Cobrança no cartão de crédito: apresenta somente os alunos com autorização de cobrança ativa para pagamentos com Cartão de Crédito;
    • Cobrança no DCO: mostra apenas os alunos com autorização de cobrança via Débito em Conta Corrente;
    • Cobrança no Boleto Bancário: exibe os alunos com autorização de cobrança ativa para pagamento por Boleto Bancário;
    • Cobrança bloqueada: lista os alunos que têm autorização de cobrança, mas estão com as cobranças automáticas bloqueadas;
    • Cobrança liberada: apresenta os alunos com autorização ativa e com cobranças automáticas liberadas.
    Cartão de crédito

    • Vencidos: exibe todos os alunos cujo cartão de crédito está vencido, considerando apenas aqueles com autorização de cobrança ativa;
    • À vencer no próximo mês: mostra os alunos cujo cartão de crédito vencerá no mês seguinte;
    • Clientes com o mesmo cartão: lista todos os alunos que utilizam o mesmo cartão de crédito para realizar pagamentos;
    • Alunos sem cartão verificado: ao clicar sobre o número apresentado neste indicador, será exibida uma lista detalhada com as parcelas envolvidas e seus respectivos responsáveis. Para que o cartão seja considerado verificado, é necessário que o aluno tenha uma tentativa de cobrança com status “Aprovado em alguma parcela em aberto. Essa tentativa pode ser feita pelo Caixa em aberto ou pela ferramenta Parcelas em aberto do PactoPay.
      Clique aqui para acessar a explicação da ferramenta.

    Atenção: todos os dados apresentados nesses indicadores consideram apenas os alunos que possuem autorização de cobrança cadastrada.

    Parcelas

    • Vencidas em aberto: exibe todas as parcelas vencidas que estão vinculadas a alunos com autorização de cobrança cadastrada (Cartão);
    • Sem tentativa de cobrança: exibe todas as parcelas com autorização de cobrança cadastrada (Cartão), mas que, por algum motivo, ainda não passaram por nenhuma tentativa de cobrança.
    Relatório de código de retorno

    Este gráfico exibe os 10 principais motivos de não aprovação das cobranças da sua empresa.

    Ao posicionar o mouse sobre o gráfico, um hint com mais detalhes sobre o código de retorno será exibido.

    Envios por convênio

    O gráfico exibe a quantidade de cobranças enviadas por cada convênio da empresa. Já no campo “Volume Total de Pagamento” (TPV), é apresentado o valor total dos recebimentos aprovados nas cobranças realizadas por esses convênios.

    Saiba mais

    Para saber sobre o Cartão de crédito do PactoPay, clique aqui.

    Para saber sobre o Parcelas em aberto do PactoPay, clique aqui.

    Para saber sobre o relatório Cartão de crédito online do PactoPay, clique aqui.

    Para saber sobre o relatório PIX do PactoPay, clique aqui.

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