O que é
As cobranças do DCC podem ser enviadas e reenviadas através do módulo PactoPay.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “2.78 – Módulo PactoPay” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. No menu do módulo PactoPay, clique em “Cartão de crédito“;
2. Ao acessar a ferramenta o sistema apresenta filtros que podem ser utilizados para localizar a(s) cobrança(s);
Filtros rápidos:
- Ontem: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças do dia anterior a consulta;
- Hoje: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças do dia que está realizando a consulta;
- Este mês: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês condizente com a data da consulta;
- Mês anterior: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês anterior a data da consulta;
Filtros do funil:
- Período: neste filtro é possível determinar um período específico de consulta;
- Empresa: caso trabalhe com mais de uma empresa no mesmo banco de dados, neste campo é possível selecionar a unidade que deseja visualizar as informações;
- Convênios: caso trabalhe com mais de um Convênio de Cobrança, e queira visualizar as informações de cobrança de um convênio específico, ao clicar sobre este filtro será apresentado todos os convênios do banco, clique no desejado.
3. Após aplicar os filtros, localize o ícone “Pendentes” e clique sobre o número;
4. Será apresentado o detalhamento das parcelas pendentes, agrupadas em blocos. Cada bloco apresenta a ação sugerida a ser realizada, ou seja, se ainda é viável realizar o reenvio da cobrança ou se é necessário realizar alguma outra operação, como por exemplo atualizar/trocar o cartão do aluno;
- Não identificado: serão apresentados todos os caso a serem avaliados onde a cobrança não pode ser concluída, seja por saldo do cartão, trocar cartão do aluno, dentre outros retornos que podem ser apresentado;
Observação: o recomendado é verificar todos os códigos de retorno apresentados neste indicador para poder prosseguir com o reenvio. - Reenviar: são apresentados todos os casos onde as parcelas já estão disponíveis para realizar o reenvio.
5. Ao clicar sobre o bloco, será apresentada a lista dos clientes/parcelas para enviar a cobrança. Selecione as parcelas que deseja enviar e clique no botão “Enviar cobrança“;
Observação¹: para evitar duplicidade de cobrança, por esta tela, não é possível enviar manualmente para cobrança as parcelas que serão cobradas no dia que esta realizando a operação (hoje), parcelas já pagas ou até mesmo parcelas em remessa/transação pendente.
Observação²: não é possível enviar para cobrança mais de 50 parcelas de uma só vez. Esse bloqueio acontece para que sua empresa não seja adicionada nos sistemas de antifraude das adquirentes.
6. Será apresentada uma nova tela para que você selecione por qual convênio de cobrança será feita a tentativa de cobrança. Após selecionar, clique em “Confirmar“;
7. O sistema apresentará uma mensagem informando se a cobrança foi enviada com sucesso ou se houve algum erro no envio.
Saiba mais
Para saber quais convênios de cobranças são homologados com o sistema Pacto, clique aqui.