O que é
Algumas empresas possuem a necessidade de cancelar/estornar alguma cobrança online aprovada, realizada pela integração do sistema Pacto. Veja no passo a passo abaixo como realizar a operação direto pelo sistema Pacto.
Atenção: esse passo a passo só funciona se o cancelamento/estorno ainda estiver dentro do prazo que a Adquirente permite (verifique o prazo com sua Adquirente). Se não tiver dentro do prazo é necessário realizar o cancelamento/estorno direto no portal da sua Adquirente.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “2.78 – Módulo PactoPay” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. No menu do módulo PactoPay, localize e clique em “Cartão de crédito online“;
2. Ao acessar a ferramenta o sistema apresenta filtros que podem ser utilizados para localizar a(s) cobrança(s);
Filtros rápidos:
- Ontem: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças do dia anterior a consulta;
- Hoje: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças do dia que está realizando a consulta;
- Este mês: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês condizente com a data da consulta;
- Mês anterior: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês anterior a data da consulta.
Filtros do funil:
- Período: neste filtro é possível determinar um período específico de consulta;
- Empresa: caso trabalhe com mais de uma empresa no mesmo banco de dados, neste campo é possível selecionar a unidade que deseja visualizar as informações;
- Convênios: caso trabalhe com mais de um Convênio de Cobrança, e queira visualizar as informações de cobrança de um convênio específico, ao clicar sobre este filtro será apresentado todos os convênios do banco, clique no desejado;
- Situações: neste filtro é possível selecionar uma ou mais situações das cobranças.
3. Após aplicar os filtros, localize o card “Aprovada” e clique sobre o número apresentado;
4. Será apresentada a lista com as cobranças aprovadas. Selecione a(s) cobrança(s) que deseja cancelar e clique no botão “Cancelar cobrança“;
5. Será apresentado a mensagem informando que a cobrança foi cancelada/estornada.
Saiba mais
Para saber quais convênios de cobranças são homologados com o sistema Pacto, clique aqui.