O que é
O cadastro de Locação é uma ferramenta essencial para registrar e gerenciar todos os espaços disponíveis para aluguel na empresa. Essa funcionalidade permite detalhar horários de disponibilidade, duração da utilização, descrições e outras configurações importantes para a administração eficiente dos locais.
Nesse conhecimento ensino como realizar as configurações necessárias para locação de um espaço na empresa.
Permissão necessária
É necessário ter as permissões “Utilizar módulo Agenda” e “Cadastros do módulo Agenda” habilitadas no perfil de acesso do módulo Treino.
Como fazer
1. Acesse o módulo Agenda e no menu clique em “Cadastros“;
2. Em seguida clique em “Configurar Locações“;
3. Será apresentada a tela com todas as locações cadastradas no sistema. Para cadastrar uma nova clique em “+ Cadastrar locação“;
4. Na guia “Informações” preencha as informações e clique em “Avançar“;
- Nome da locação*: neste campo deverá informar o nome deste local de locação;
- Cor da locação*: neste campo você deverá selecionar uma cor que representará esse local de locação na agenda;
- Tipo de horário*: neste campo deverá informar o tipo de horário desse local;
- Tempo mínimo em minutos: neste campo deverá informar o tempo mínimo em minutos de utilização do espaço que será realizado a locação;
- Produto: neste campo deverá selecionar o produto do tipo locação;
- Descrição*: neste campo deverá inserir a descrição dos tipos de atividades realizadas nesse local de locação;
Por exemplo: aulas de beach tennis. - Imagem do Banner: neste campo pode inserir uma imagem sobre o local locado.
5. Na guia “Data e horários” realize as configurações necessárias;
- Data inicial: deverá informar a data inicial do período que esse local estará disponível para vendas e agendamentos;
- Data final: deverá informar a data final do período de disponibilidade para vendas e agendamentos.
6. No bloco “Horários cadastrados” clique em “+Adicionar horário“;
Observação: nesta opção, deve-se cadastrar os horários, os dias e os responsáveis pelo local de locação.
6.1. Na tela “+Adicionar horário“;
- Responsável*: deverá informar o responsável pelo ambiente que esta sendo locado;
- Dias da semana*: deverá selecionar os dias da semana desejados para alugar o ambiente desejado;
- Ambiente*: deverá selecionar o ambiente cadastrado que será utilizado para locação;
- Hora inicial*: deverá informar o horário inicial de utilização do ambiente locado;
- Hora final*: deverá informar o horário final de utilização do ambiente locado;
- Permitir agendar pelo App Treino: marque essa opção caso deseje que seja permitido agendar pelo app Treino.
6.2. Concluído o cadastro de horário, clique em “Salvar horário“.
7. Clique em “Avançar“;
8. Na guia “Adicionais” consegue incluir produtos adicionais a venda/locação do ambiente. Para isso, clique em “Adicionar produto/serviço“;
9. Selecione o Produto, altere o valor (se necessário), marque se o produto será obrigatório e clique no ícone de salvar;
10. Clique em “Concluir locação” para finalizar o cadastro.
Saiba mais
Para saber como trabalhar com locação de ambientes no sistema Pacto, clique aqui.
Para saber como cadastrar produto do tipo locação, clique aqui.