Índice

    O que é

    O código 99 da Cielo é um aviso que aparece no sistema quando acontece o envio e retorno de arquivos de remessa.

    A operadora Cielo, às vezes, por falha interna acaba nos enviando um arquivo de retorno com erro 99.

    Por ser um erro de retorno, o sistema não realiza a baixa da parcela, mantendo a mesma com a situação “em aberto” no caixa do aluno, porém a cobrança foi feita pela operadora.

    Como resolver?

    Como se trata de uma operação financeira, mexendo com a parcela do aluno e com o caixa da academia, é necessário um nível de acesso. E realizando a seguinte configuração o próprio gestor conseguirá realizar a operação. Basta seguir os seguintes passos:


    1. Perfil de Acesso:
     é necessário habilitar a permissão e colocá-la como padrão.

    Você também pode ativá-la dentro da opção ZW ADM em cada perfil existente na academia e o número da permissão é 9.62:

    2. Uma vez habilitada será apresentada uma nova informação dentro da tela do aluno na aba Financeiro > Cobranças > Itens de Remessa de Cobrança.

    Logo a frente do erro 99 será apresentado um ícone com a logo da CIELO:

     

    Ao clicar no ícone da CIELO, o sistema apresentará um modal onde você deverá informar o código de autorização e data de compensação presente no Portal da Cielo:

    Após informar os campos necessários, a parcela terá o seu STATUS alterado de “Em Aberto” para “Pago”:

    O sistema criará um recibo com a data de retorno da remessa e a parcela paga será apresentada no “Gestão de Recebíveis” de forma correta, com a autorização informada pelo cliente e com a data de compensação vinculada, assim como os demais relatórios.

    Observação: 

    A autorização deve ser informada pois será utilizada na conciliação bancária e na busca do valor pelo filtro do gestão de recebíveis.

    Caso você cadastre uma autorização ou uma data de compensação errada, basta realizar a ação de gravar novamente. Todas as ações gerarão log para controle do gestor.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Novidades

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: