O que é
O código 99 da Cielo é um aviso que aparece no sistema quando acontece o envio e retorno de arquivos de remessa.
A operadora Cielo, às vezes, por falha interna acaba nos enviando um arquivo de retorno com erro 99.
Por ser um erro de retorno, o sistema não realiza a baixa da parcela, mantendo a mesma com a situação “em aberto” no caixa do aluno, porém a cobrança foi feita pela operadora.
Como resolver?
Como se trata de uma operação financeira, mexendo com a parcela do aluno e com o caixa da academia, é necessário um nível de acesso. E realizando a seguinte configuração o próprio gestor conseguirá realizar a operação. Basta seguir os seguintes passos:
1. Perfil de Acesso: é necessário habilitar a permissão e colocá-la como padrão.
Você também pode ativá-la dentro da opção ZW ADM em cada perfil existente na academia e o número da permissão é 9.62:
2. Uma vez habilitada será apresentada uma nova informação dentro da tela do aluno na aba Financeiro > Cobranças > Itens de Remessa de Cobrança.
Logo a frente do erro 99 será apresentado um ícone com a logo da CIELO:
Ao clicar no ícone da CIELO, o sistema apresentará um modal onde você deverá informar o código de autorização e data de compensação presente no Portal da Cielo:
Após informar os campos necessários, a parcela terá o seu STATUS alterado de “Em Aberto” para “Pago”:
O sistema criará um recibo com a data de retorno da remessa e a parcela paga será apresentada no “Gestão de Recebíveis” de forma correta, com a autorização informada pelo cliente e com a data de compensação vinculada, assim como os demais relatórios.
Observação:
A autorização deve ser informada pois será utilizada na conciliação bancária e na busca do valor pelo filtro do gestão de recebíveis.
Caso você cadastre uma autorização ou uma data de compensação errada, basta realizar a ação de gravar novamente. Todas as ações gerarão log para controle do gestor.