Índice

    O que é

    O chargeback é um termo que vem do inglês que significa estorno, e refere-se ao cancelamento ou contestação de uma compra realizada no cartão de crédito ou débito. 

    Para que isso aconteça, é necessário que o titular do cartão solicite o cancelamento da transação junto ao banco. Isso porque, na maioria dos casos, o titular não reconhece a compra na fatura, o que pode indicar uma fraude.

    Se comprovada uma transação não autorizada, o valor é integralmente estornado ao usuário do cartão. A medida visa proteger o consumidor e assegurar que o crédito correspondente seja utilizado de forma segura.

    Por outro lado, é sempre bom analisar cada caso, pois os contextos em que ocorrem podem ser diferentes. Alguns deles são:

    Erro de processamento

    Quando um erro na adquirente (Stone, Cielo, entre outras) ou na operadora do cartão faz com que uma compra seja cobrada em duplicidade, por exemplo.

    Auto fraude

    Quando o cliente simula desacordo comercial ou fraude. Ele pode alegar, para cancelar o pagamento, que há algum problema com a compra ou que houve uso fraudulento de seus dados, mesmo ciente de que a cobrança é devida, ou seja, ele continua usando o produto ou serviço adquirido. 

    Desacordo comercial

    Geralmente acontece quando há desavenças entre o que foi acordado junto ao cliente com o produto ou serviço oferecido.

    Como o chargeback pode impactar seu negócio?

    Um chargeback impacta diretamente o recebimento da empresa, pois o valor faturado de uma mensalidade, por exemplo, é estornado.

    Com isso, o cliente não paga a transação para o banco, o banco não paga para a adquirente e, por fim, seu negócio também não recebe.

    Por outro lado, índices de chargeback altos podem indicar que sua operação não é saudável, ou seja, é vulnerável e abre brecha para fraudes, podendo levar até mesmo ao descredenciamento junto às bandeiras e operadoras de cartão de crédito.

    De quem é a responsabilidade em casos de chargeback?

    Cabe ao lojista assumir a responsabilidade nos casos de chargeback. Isso porque,  ao aceitar os dados do cartão do consumidor na hora da venda, o negócio acaba assumindo o risco da transação ser fraudulenta. 

    Como se prevenir do chargeback?

    Alguns cuidados podem ser tomados para evitar o chargeback, como:

    • Disponibilizar pagamento via boleto bancário e Pix

    Oferecer mais de uma opção de pagamento além do cartão de crédito é essencial para que você tenha maior controle sobre as cobranças e evite alunos inadimplentes. 

    Apesar do pagamento facilitado, o boleto bancário continua sendo o método com maior adesão por grande parte dos consumidores, sendo uma forma segura de transação tanto para seu negócio quanto para o cliente. 

    Já o Pix, é o meio de pagamento mais prático atualmente e chegou a superar o número de transações realizadas via cartão de crédito e débito em 2021, se tornando uma alternativa importante para receber pagamentos instantaneamente. 

    • Ter controle antifraude

    Para evitar surpresas com cartões falsos, o PactoPay valida, em tempo real, os dados do cartão de crédito assim que ele é cadastrado no sistema. Assim, você garante que as cobranças serão realizadas em um cartão válido e minimiza atitudes suspeitas. 

    • Usar um intermediador de pagamentos online

    O intermediador de pagamentos é o responsável por conectar o seu negócio a diferentes adquirentes como Stone, Cielo, Getnet; e manter centralizada toda a operação de pagamentos, permitindo uma ampla visão do faturamento. 

    O sistema Pacto possui um intermediador próprio de pagamentos online, o PactoPay, que oferece praticidade e segurança na gestão de cobranças online e traz uma régua de cobrança completa e automatizada para garantir os recebimentos e evitar altos índices de inadimplência. 

    Vantagens para o seu negócio:

    • Economia: você não precisar contratar outro sistema para a gestão de cobranças;
    • Múltiplas opções de pagamento: seu aluno pode realizar um pagamento via PIX, cartão de crédito, débito em conta corrente e boleto bancário;
    • Multiadquirência: você pode trabalhar com várias adquirentes e escolher as melhores taxas;
    •  Segurança: você faz tudo isso com um sistema totalmente confiável, que conta com certificação internacional de segurança de dados. 

    É possível contestar um chargeback?

    Caso algum chargeback seja indevido, por exemplo, se um aluno cancelar uma compra e continuar usando os serviços, você pode solicitar a contestação junto à operadora do cartão.

    Se alguma situação de chargeback acontecer no seu negócio, você faz o acompanhamento desse indicador acessando o módulo Financeiro > Gestão de Recebíveis > Conciliação.

               

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Novidades

    Autor: Ingridy Sousa

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: