O que é
O cadastro de pessoa permite que sejam incluídas informações de pessoas no sistema, sem que sejam lançados cadastro de alunos ou de colaboradores. Pode ser utilizado para cadastrar prestadores de serviços para serem utilizados no lançamento de contas a pagar/ a receber no módulo Financeiro. Também pode ser utilizado para cadastrar pessoas responsáveis pelos alunos da sua empresa.
Por exemplo: responsável legal por algum aluno, seja menor de idade ou idosos, cônjuge de algum aluno.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “2.21 – Pessoa” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
1. Acesse o módulo financeiro e na lupa de busca pesquise por “Pessoa”;
1.1. Outra forma é através do menu lateral esquerdo clicando em “Cadastros”;
1.2. Em seguida, clique em “Pessoa”.
2. O sistema apresenta a tela de cadastro de pessoa, onde consegue visualizar uma listagem com todas as pessoas cadastradas anteriormente neste recurso. Para cadastrar uma nova clique em “Cadastrar novo”;
2.1. Serão apresentadas as opções para o preenchimento dos dados da pessoa que está cadastrando.
Observação: o único campo obrigatório é o nome, os demais ficam a critério da empresa preencher ou não. O recomendado é que sejam preenchidos todos os campos.
- Nome: informe o nome da pessoa;
- CPF: informe o número do CPF da pessoa;
- Telefone: informe o número do telefone de contato com o DDD dessa pessoa;
Por exemplo: (XX)xxxxx-xxxx - Sexo biológico: informe o sexo biológico;
- Gênero: informe o gênero;
- E-mail: informe o endereço de e-mail;
- Data Nascimento: informe a data de nascimento;
- Endereço: informe o endereço residencial ou comercial;
- Bairro: informe o bairro do endereço adicionado;
- País: informe o País do endereço adicionado;
- UF: informe o estado do endereço adicionado;
Por exemplo: SP; GO; - Cidade: informe a cidade do endereço adicionado;
- Número: informe o número do endereço adicionado.
3. Após preencher as informações clique em “Gravar”.
Curiosidades da tela
1. É possível editar um cadastro clicando na pessoa e realizando as alterações;
2. Consegue excluir um cadastro, após acessar a pessoa desejada, clicando em “Excluir“;
Observação: a exclusão de cadastro só valida aquelas pessoas que não possuem nenhum vínculo de informação adicionada no sistema, mesmo que estornando.
Atenção: Não recomendamos que sejam efetuadas exclusões de cadastros, pois isso afeta diversos relatórios.
3. É possível localizar uma pessoa em específico através do campo de busca;
4. É possível exportar a listagem por Excel ou PDF;
5. É possível ordenar a listagem clicando nas opções apresentadas de Código, Nome, Nascimento, CPF ou Cidade.
Saiba mais
Para saber como cadastrar um fornecedor, clique aqui.
Para saber como cadastrar um cliente (visitante/aluno), clique aqui.