O que é
O indicador Parcelas em Aberto tem por objetivo apresentar todas as parcelas que venceram ou que ainda irão vencer e que estão em aberto de acordo com o período consultado.
Permissão necessária
É necessário ter a permissão “2.78 – Módulo PactoPay” habilitada no perfil de acesso do módulo ADM.
Como fazer
Video
Texto
1. No menu do módulo PactoPay, clique em “Relatórios“
1.1. Em seguida clique em “Parcela em aberto“.
2. Na parte superior da tela, são apresentados dados referente às cobranças;
- Último envio de Cobrança: neste campo é apresentado a data e horário do último envio de cobrança;
- Crédito Pacto: neste campo é apresentado a quantidade de créditos que foram utilizados pela empresa. Se a empresa utilizar o pagamento pré-pago mostrará a quantidade de créditos restante.
3. Por padrão, ao acessar a ferramenta o sistema aplica o filtro de período do primeiro dia do mês até a data da consulta, seleciona todas as empresas (caso tenha mais de uma unidade no mesmo banco de dados) e seleciona todos os convênios de cobrança;
3.1. Porém, a ferramenta possui alguns campos para aplicar filtros específicos;
- Buscar por alunos: caso queira visualizar as cobranças de um cliente específico, basta pesquisar pelo nome do cliente e clicar sobre a opção condizente;
- Ontem: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças do dia anterior a consulta;
- Hoje: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças do dia que está realizando a consulta;
- Este mês: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês condizente com a data da consulta;
- Mês anterior: ao marcar este filtro, será apresentado informações referentes a todas as cobranças realizadas no mês anterior a data da consulta;
3.1.1. Ao clicar sobre o nome do cliente, será direcionado a tela de perfil, exibindo todos os registros de cobrança já realizados para este cliente.
3.2. Além destes filtros rápidos, é possível personalizar a busca clicando no icone .
- Período: neste filtro é possível determinar um período específico de consulta;
- Empresa: caso trabalhe com mais de uma empresa no mesmo banco de dados, neste campo é possível selecionar a unidade que deseja visualizar as informações;
- Convênios: caso trabalhe com mais de um Convênio de Cobrança, e queira visualizar as informações de cobrança de um convênio específico, ao clicar sobre este filtro será apresentado todos os convênios do banco, clique no desejado.
4. Após selecionar os filtros, os dados serão atualizados no campo “Detalhamento de parcelas“.
4.1. Caso queira cobrar alguma parcela da lista de forma manual, basta selecionar o checkbox a sua frente, e no final da página será apresentado o botão “Enviar cobrança“, clique nele;
Observação¹: para evitar duplicidade de cobrança, por esta tela, não é possível enviar manualmente para cobrança as parcelas que serão cobradas no dia que esta realizando a operação (hoje), parcelas já pagas ou até mesmo parcelas em remessa/transação pendente.
Observação²: não é possível enviar para cobrança mais de 50 parcelas de uma só vez. Esse bloqueio acontece para que sua empresa não seja adicionada nos sistemas de antifraude das adquirentes.
4.2. Selecione o Convênio de Cobrança que deseja utilizar para realizar a cobrança e clique em “Confirmar“;
4.3. O sistema apresenta a mensagem indicando que as cobranças foram enviadas com sucesso.
Saiba mais
Para saber sobre o Business Intelligence do PactoPay, clique aqui.
Para saber sobre o Cartão de crédito do PactoPay, clique aqui.
Para saber sobre o relatório Cartão de crédito online do PactoPay, clique aqui.
Para saber sobre o relatório PIX do PactoPay, clique aqui.