Hoje temos duas atualizações que vão facilitar ainda mais sua rotina:
➡️ Bloqueio automático na catraca em casos de chargeback confirmado pela Stone;
➡️ Pix Automático Itaú pronto para ativar.
Tudo isso pra garantir mais segurança, automação e agilidade na sua operação. Vem ver como cada novidade funciona.
Bloqueio de aluno por chargeback
Agora, o sistema Pacto realiza automaticamente o bloqueio do aluno na catraca sempre que for identificado um chargeback confirmado pela adquirente Stone.
📍 Onde ativar o bloqueio?
Essa nova funcionalidade está disponível em:
Configurações > Financeiro > Conciliação > “Bloquear aluno na catraca assim que um chargeback for efetivado (Stone)”
Como funciona o fluxo?
Assim que o sistema recebe a notificação de um chargeback confirmado, ele executa duas ações automáticas:
1. Bloqueio do aluno na catraca
2. Criação de parcela em aberto no caixa
- Enquanto isso, ao detalhar a transação original, você verá que a parcela antiga continua com status “paga” (com recibo), mas é marcada como “Contestada”:
🔄 E quando o estorno do chargeback for confirmado?
Assim que a Stone informa que o valor foi efetivamente devolvido ao aluno, o sistema segue um dos fluxos abaixo:
🔹 Se a nova parcela de chargeback gerada no Caixa em Aberto já tiver sido paga: a mensagem de bloqueio também é removida.
🔹 Se a nova parcela ainda estiver em aberto: a parcela entra no fluxo de cobrança automática normal e o bloqueio permanece até o pagamento ser efetivado.
Tudo isso de forma automática e rastreável, sem necessidade de ajustes manuais!
🔄 E se o estorno não for confirmado depois?
Assim que a Stone informa que o valor não foi devolvido ao aluno, o sistema segue um dos fluxos abaixo:
🔹 Se a nova parcela de chargeback gerada no Caixa em Aberto já tiver sido paga:
-
O sistema lança um crédito automático na conta corrente do aluno;
-
A mensagem de bloqueio na catraca é removida.
🔹 Se a nova parcela ainda estiver em aberto:
-
O sistema cancela essa parcela do caixa;
-
A mensagem de bloqueio também é removida.
Pix Automático Itaú
O Pix Automático Itaú chegou para você – a nova forma de cobrança recorrente que já está disponível no módulo Pacto Pay!
E para ativar, você deve seguir o passo a passo de acordo com a sua situação atual:
Situação 01: Você já utiliza boleto online ou Pix Itaú dentro do Sistema Pacto?
Para habilitar o Pix Automático em sua conta Itaú, você precisa:
Solicitar ao Itaú a liberação do escopo para Pix Automático e Webhook de Pix Automático no seu ClientID (credencial).
Confirmar com o banco se será usado o mesmo token do seu CliendID (credencial) atual ou se será emitido um novo token.
Abrir um suporte e enviar para nós o e-mail de confirmação do Itaú, informando o ClientID (credencial).
Situação 02: Você tem a conta Itaú, mas não utiliza o convênio dentro do Sistema Pacto?
Para habilitar sua conta Itaú, você precisa:
Solicitar ao banco, os dados de ClientId (credencial e TOKEN da sua conta).
Solicitar ao Itaú a liberação do escopo para Pix Automático e Webhook de Pix Automático no seu ClientID (credencial).
Abrir um suporte com ambos os dados em mãos, para realizar a configuração.