Índice

    Hoje temos duas atualizações que vão facilitar ainda mais sua rotina:

    ➡️ Bloqueio automático na catraca em casos de chargeback confirmado pela Stone;

    ➡️ Pix Automático Itaú pronto para ativar.

    Tudo isso pra garantir mais segurança, automação e agilidade na sua operação. Vem ver como cada novidade funciona.

    Bloqueio de aluno por chargeback

    Agora, o sistema Pacto realiza automaticamente o bloqueio do aluno na catraca sempre que for identificado um chargeback confirmado pela adquirente Stone.

    📍 Onde ativar o bloqueio?

    Essa nova funcionalidade está disponível em:

    Configurações > Financeiro > Conciliação > “Bloquear aluno na catraca assim que um chargeback for efetivado (Stone)”

    Importante: Essa configuração já vem habilitada por padrão, por isso, é necessário alterá-la apenas se você quiser desativar o recurso.

    Como funciona o fluxo?

    Assim que o sistema recebe a notificação de um chargeback confirmado, ele executa duas ações automáticas:

    1. Bloqueio do aluno na catraca

    2. Criação de parcela em aberto no caixa

    • Enquanto isso, ao detalhar a transação original, você verá que a parcela antiga continua com status “paga” (com recibo), mas é marcada como “Contestada”:

    🔄 E quando o estorno do chargeback for confirmado?

    Assim que a Stone informa que o valor foi efetivamente devolvido ao aluno, o sistema segue um dos fluxos abaixo:

    🔹 Se a nova parcela de chargeback gerada no Caixa em Aberto já tiver sido paga: a mensagem de bloqueio também é removida.

    🔹 Se a nova parcela ainda estiver em aberto: a parcela entra no fluxo de cobrança automática normal e o bloqueio permanece até o pagamento ser efetivado.

    Tudo isso de forma automática e rastreável, sem necessidade de ajustes manuais!

    🔄 E se o estorno não for confirmado depois?

    Assim que a Stone informa que o valor não foi devolvido ao aluno, o sistema segue um dos fluxos abaixo:

    🔹 Se a nova parcela de chargeback gerada no Caixa em Aberto já tiver sido paga:

    • O sistema lança um crédito automático na conta corrente do aluno;

    • A mensagem de bloqueio na catraca é removida.

    🔹 Se a nova parcela ainda estiver em aberto:

    • O sistema cancela essa parcela do caixa;

    • A mensagem de bloqueio também é removida.

    Pix Automático Itaú

    O Pix Automático Itaú chegou para você – a nova forma de cobrança recorrente que já está disponível no módulo Pacto Pay!

    E para ativar, você deve seguir o passo a passo de acordo com a sua situação atual:

    Situação 01: Você já utiliza boleto online ou Pix Itaú dentro do Sistema Pacto?

    Para habilitar o Pix Automático em sua conta Itaú, você precisa:

    ➡️ Solicitar ao Itaú a liberação do escopo para Pix Automático e Webhook de Pix Automático no seu ClientID (credencial).

    ➡️ Confirmar com o banco se será usado o mesmo token do seu CliendID (credencial) atual ou se será emitido um novo token.

    ➡️ Abrir um suporte e enviar para nós o e-mail de confirmação do Itaú, informando o ClientID (credencial).

    ⚠️ ATENÇÃO: Se atente ao prazo de validade do token, pois sua duração é de apenas 7 dias.

    Situação 02: Você tem a conta Itaú, mas não utiliza o convênio dentro do Sistema Pacto?

    Para habilitar sua conta Itaú, você precisa:

    ➡️ Solicitar ao banco, os dados de ClientId (credencial e TOKEN da sua conta).

    ➡️ Solicitar ao Itaú a liberação do escopo para Pix Automático e Webhook de Pix Automático no seu ClientID (credencial).

    ➡️ Abrir um suporte com ambos os dados em mãos, para realizar a configuração.

    ⚠️ ATENÇÃO: Se atente ao prazo de validade do token, pois sua duração é de apenas 7 dias.

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você…

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo:

    em Novidades

    Este artigo foi útil?

    Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para você...

    Vamos melhorar este conteúdo!

    Diga-nos, como podemos melhorar este conteúdo: