O que é
No sistema temos dois tipos de financeiro, sendo o “Simplificado” e o “Avançado“ (para saber qual a diferença entre o simplificado e o avançado, e descobrir qual está habilitado em sua empresa clique aqui).
Você Gestor, não tem um norte de como começar a utilizar o módulo financeiro e fazer sua rotina financeira? A Pacto criou uma Sugestão de Rotina Financeira, para te auxiliar.
Financeiro Simplificado
1. Conferir as entradas (caixa recepção): este é o momento de conferir todos os recibos gerados. No financeiro realiza a verificação através da Gestão de Recebíveis, em comparação com o Fechamento de Caixa por Operador impresso pelos seus consultores. Neste passo deve ser verificado os recibos gerados pelos seus consultores e comparar com o que aconteceu de fato, ou seja, você deve verificar se o que foi recebido em cartão, dinheiro, cheque e demais formas de pagamento foi registrado corretamente no sistema;
2. Conferir as entradas (banco): neste momento você irá conferir os valores que estão previstos para compensar, com aquilo que de fato foi compensado em sua conta. Você pode verificar através do extrato bancário e/ou do extrato da sua operadora;
3. Cadastrar despesas: nesta etapa você irá realizar a inclusão de todas as despesas que a empresa possui, como por exemplo: as contas de água, de energia, de telefone, salários… e também você pode realizar a inclusão de Contas a Receber não proveniente de planos e produtos, como por exemplo: repasse do Gympass, aluguel de uma sala;
4. Quitar despesas: agora chegou o momento de dar baixa nas despesas que foram agendadas anteriormente.
Financeiro Avançado
1. Abrir caixa: neste momento você irá realizar a abertura do caixa financeiro, e selecionar as contas para trabalhar neste caixa;
Observação: o caixa deve ser aberto com a data que eu escolhi trabalhar com as informações, ou seja, se eu estou hoje (02/09/2021) executando as operações do dia anterior (01/09/2021), no meu caixa irei informar a data de trabalho 01/09/2021.
2. Conferir as entradas (caixa recepção): este é o momento de conferir todos os recibos gerados. No financeiro realiza a verificação através da Gestão de Recebíveis, em comparação com o Fechamento de Caixa por Operador impresso pelos seus consultores. Neste passo deve ser verificado os recibos gerados pelos seus consultores e comparar com o que aconteceu de fato, ou seja, você deve verificar se o que foi recebido em cartão, dinheiro, cheque e demais formas de pagamento foi registrado corretamente no sistema. Após conferir as entradas, você irá realizar as movimentações, alocando os valores nas contas que receberam esses valores;
3. Conferir as entradas (banco): neste momento você irá conferir os valores que estão previstos para compensar, com aquilo que de fato foi compensado em sua conta. Você pode verificar através do extrato bancário e/ou do extrato da sua operadora. Após conferir as entradas, você irá realizar as movimentações, alocando os valores nas contas que receberam esses valores;
4. Cadastrar despesas: nesta etapa você irá realizar a inclusão de todas as despesas que a empresa possui, como por exemplo: as contas de água, de energia, de telefone, salários… e também você pode realizar a inclusão de Contas a Receber não proveniente de planos e produtos, como por exemplo: repasse do Gympass, aluguel de uma sala;
5. Quitar despesas: agora chegou o momento de dar baixa nas despesas que foram agendadas anteriormente;
6. Fechar caixa: por fim, você irá fechar o caixa aberto no início do expediente.
Observação: existe uma configuração que permite que o sistema feche os caixas automaticamente na madruga do dia. Para saber como configurar, clique aqui.