O que é
O Google Tag Manager (Gerenciador de tags) é uma ferramenta do Google que foi desenvolvida para automatizar e gerenciar a inserção de tags de acompanhamento em um site. Desse modo, é possível configurar vários pontos de monitoramento sem que isso gere um trabalho extra.
As tags são scripts adicionados no código do site, sempre com a função de acompanhar algum tipo de atividade dos visitantes. Muitas dessas tags são, por exemplo, códigos de rastreamento de visitas do Google Analytics.
Assim, quando esse script é usado, é possível ter um controle das métricas de números de visitas no site e em páginas específicas dentro dele.
Como os dados são mensurados?
Uma vez instalada a tag no site, você poderá acompanhar os dados em ferramentas como o Google Analytics, Facebook Ads e Google Ads. saiba como configurar as ferramentas abaixo:
- Como instalar o Google Analytics via Google Tag Manager
- Como usar o pixel do Facebook no gerenciador de tags do Google
O Vendas Online traz mais essa facilidade para aqueles que já usam a ferramenta e querem potencializar os resultados online, e para aqueles que também buscam aprimorar os processos para ter uma presença online forte e, em consequência, potencializar as vendas.
Veja abaixo como funciona o recurso:
Por que utilizar o Google Tag Manager?
Aprimorar estratégias de marketing
Os dados são a principal fonte das empresas para análise de desempenho e tomada de decisão. Existe uma série de números que podem e que precisam ser monitorados dentro da atividade de um usuário que visita determinado site. Isso ajuda a gerar ações de marketing precisas, conhecer melhor o público-alvo, entender o perfil de consumo e fazer mudanças estratégicas.
Mais produtividade
Seu time não precisa ficar refém de alguém especializado em T.I. É só criar a tag na ferramenta do Google, adicionar no vendas online e pronto!