Conheça as tendências para o Fitness em 2018 e prepare-se para conquistar o melhor do mercado.

Nosso CEO, Leonardo Moreira, abriu o 4º webinar da Maratona Planejando o Sucesso, falando sobre as tendências para o fitness em 2018. Ele já lançou a pergunta: – O mercado está mesmo em crise?

Os números mostram que existe crescimento. Mas por que a maior parte das academias está reduzindo preços e também veem despencar o número de visitas e clientes? O mercado está competitivo, há um aumento de número de academias, no entanto, o número de alunos cresceu numa proporção maior. Há uma crise concorrencial, que aliado à tendência low cost, tem afetado as academias ou que pararam no tempo. Isto, aliado à crise econômica que assola o país resultou num crescimento menor.

Qual a tendência para o fitness em 2018?

Nosso CEO, Leonardo Moreira destaca algumas apostas de sucesso, como as Academias Premium, que entregam serviços de altíssima qualidade. Para ele, as low cost continuarão crescendo pois é interessante para o empresário e para o aluno, pois oferece um preço menor pelo autosserviço. Também vemos que os boxes crossfit, studios funcionais, academias menores, mas com ticket médio grande. Diante disso, é preciso pensar o posicionamento da sua academia para viver uma concorrência saudável no mercado. Não dá para ficar esperando o cliente, a briga está cada vez mais por fazer bem feito. Assista à gravação e continue lendo o artigo abaixo para saber mais:

 

 

Nossos convidados falaram sobre as tendências para o fitness em 2018, dentro de seus segmentos específicos.

PH, Proprietário da Rede Primatas Crossfit e criador do Monstar Games – “Quem não tem trabalho de excelência vai ficar com medo”

O Crossfit, no Brasil ainda é coisa nova, mas a modalidade surgiu em 1995, nos Estados Unidos. Para ter um Box Crossfit é preciso ter uma certificação internacional, inclusive para poder usar a marca Crossfit. No entanto, vemos que no País, muitas academias têm utilizado a marca de forma errada, o que acarreta em menor preço e também menor qualidade. Com isto, a modalidade estigmatizada como perigosa.

A tendência para o fitness em 2018 é quebrarmos esta barreira. As academias devem buscar a certificação, os boxes conseguem provar que a modalidade é segura e é para todas as idades. Segundo o PH, diversificar as modalidades dentro dos boxes, associando novas possibilidades de práticas esportivas, como pilates, musculação, entre outras, para motivar os atletas e entregar ainda mais resultados.

 

Marcelo Duarte, Administrador do Studio BPro – “Entregar o mesmo, pelo mesmo preço, é impossível!”

Na sequência, o Marcelo também deixou a sua contribuição sobre as tendências para o fitness em 2018 e também sobre o futuro dos studios no modelo praticado pela BPro que, como ele mesmo destacou, trabalha em um mercado “bem nichado”, já que a BPro é o “premium do mercado funcional”. Segundo ele, entregar o mesmo do mesmo e cobrar o preço igual não faz sentido. Outro problema observado pelo Marcelo em suas andanças no mercado brasileiro é que está se criando uma divisão de tipos de academias (como premium, baixo custo, full service, etc), mas que muitas academias não se definem e podem acabar sendo “esmagadas” pelos negócios fitness que têm foco, e essa previsão é especialmente para os grandes centros. Logo, ter um posicionamento bem definido buscando entregar qualidade é fundamental.

Nesta linha, os gestores podem olhar para o mercado de nicho como oportunidade de lucro. As academias de nicho tem conseguido se igualar em termos de faturamento às academias premium, mas com um investimento muito menor. Assista mais no vídeo e confira a super dica do Marcelo e o case de sucesso da BPro.

Dirceu, Proprietário da Academia Premiere – “Profissionalismo, olhe para como o seu time está entregando os serviços.”

Representante do modelo Full Service, Dirceu também veio falar sobre as tendências para o fitness em 2018. Ele reforça a importância em entregar ainda mais qualidade e observa que continuar fazendo mais do mesmo não será uma boa escolha, concordando com o Marcelo da BPro de que partir para a estratégia de nicho é uma saída inclusive para as Academias Full Service, que têm implementado isto dentro de suas estruturas.

 

Para encerrar este super bate-papo sobre as tendências para o fitness em 2018, nosso CEO Leo Moreira deixou 5 passos de um Processo de Crescimento, em resumo abaixo, mas que ele detalhou aqui no vídeo :

  1. Equipe de vendas QUALIFICADA;
  2. Forma de pagamento duradoura (planos de longa duração ou recorrente);
  3. Professores recebendo conforme resultado de renovação dos alunos de sua carteira;
  4. 1 ou 2 pessoas “qualificadas” no telemarketing para contribuir com a frequência;
  5. Você (gestor) analisando os resultados da sua equipe, treinando o time ou demitindo quem não entrega resultados e contratando novos talentos até chegar nos resultados que almeja.

Sobre o item 3: Aqui, o Dirceu acrescentou sua experiência com seu time de consultores e professores, que são treinados para venderem os produtos, aumentarem a retenção e são bonificados por isso. A equipe Premiere recebe treinamento e são qualificados para venderem planos de resultado.

Sobre o item 5: Segundo o PH, da Primatas Crossfit, além de produtos exclusivos para aumentar o ticket médio, eles tem focado em soluções para nichos, com remuneração por produtividade.

 

Nosso CEO, Leonardo, ainda manda o recado: “O mercado de clientes está crescendo, mas a concorrência também. Não dá para brincar! Por isso planeje as melhores estratégias para colher os melhores frutos do mercado. Tenha inteligência, foco, direcionamento na gestão para maximizar resultados!”

Este foi mais um episódio desta Maratona Planejando o Sucesso, com as tendências para o fitness em 2018.

E na sexta-feira, 01/12, teremos a nossa última volta da Maratona Planejando o Sucesso em 2018. Confira!

Comentários

comentários

Receba conteúdos exclusivos