Oportunidade e Humanidade: Por que as empresas devem se engajar em campanhas de conscientização?

E de repente parece que todas as empresas estão falando sobre o mesmo assunto e todos eles têm cores… Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul. Descubra agora o quanto é importante que sua empresa se engaje nestas causas sociais. Confira também 5 dicas simples para já começar uma campanha com seus colaboradores e clientes.

 

Além dos números, enxergue as PESSOAS.

Quando olhamos para uma empresa acabamos cometendo o erro de enxergarmos apenas números. Mas muito além de lucros, custos e vendas, todo negócio é feito por pessoas e para pessoas.

Aproxime-se do seu público-alvo.

Logo, engajar sua marca em campanhas de cunho social é a oportunidade de mostrar o lado humano da sua empresa, promovendo uma maior proximidade com os seus diversos públicos, colaboradores e clientes, todos unidos por uma causa muito maior que a venda.

Mostre que sua empresa é socialmente comprometida.

Com isso, cria-se um relacionamento onde a empresa socialmente comprometida demonstra respeito e amor por seus consumidores e funcionários. E esse investimento, além de ter um impacto positivo na sociedade, retorna em forma de admiração e fidelidade à marca.

A sociedade ganha como um todo.

Veja bem, o importante aqui não é lucrar, é se engajar para que a sociedade ganhe como um todo. O reforço de marca, a predileção dos clientes, a motivação dos colaboradores é apenas mais uma consequência do bem que foi ofertado e, claro, impacta positivamente nos resultados da empresa.

Uma iniciativa que pode salvar vidas.

Logo, ações como o Setembro Amarelo (Prevenção ao Suicídio), Outubro Rosa (Prevenção ao Câncer de Mama) e Novembro Azul (Prevenção ao Câncer de Próstata), entre outras, são momentos importantes para a sua empresa propagar conteúdos e levar informações que podem salvar vidas. E isso não tem preço! Mas, lembre-se: só abrace campanhas que você e sua marca realmente acredita.

 

A verdade é que campanhas do tipo têm ganhado cada vez mais adeptos e pesquisas indicam que quanto mais as marcas se engajam, mais a sociedade se torna consciente. Em uma pesquisa rápida você verá diversos relatos de pessoas que descobriram precocemente um câncer de mama graças um post no Facebook (veja esta história aqui), ou ainda quem fez o autoexame após uma palestra na empresa.

Por exemplo, além de aumentar em 37% o número de mamografias realizadas, segundo o Ministério da Saúde, a campanha do Outubro Rosa contribui para que muitas pessoas obtenham o diagnóstico da doença, o que aumenta as chances de cura.

 

Sua empresa também pode entrar na luta e abraçar as campanhas sociais.

Veja 5 dicas para sua empresa começar já:

1- Personalize as redes sociais

Mude a cor do avatar da fanpage da sua empresa para o tom que representa uma campanha, como por exemplo, o amarelo, no mês de setembro; o rosa, no mês de Outubro; e azul para o mês de Novembro. Mas além de mudar a foto, é muito importante que você também coloque um texto explicando o “por quê” da sua empresa estar se engajando na causa da prevenção.

2- Que tal uma palestra de conscientização?

Convide um profissional para falar sobre o tema na sua empresa e aproveite para unir ainda mais seus colaboradores ou engajar seus clientes com a causa. Com um evento, mais informações são disseminadas e as pessoas são inundadas de apoio e conscientização. No dia 11/10, a Pacto Soluções promoveu uma Quarta do Saber com o tema “Outubro Rosa, mas a vida é uma aquarela”, com uma convidada especial, Tânia Rezende, que além de muitas informações sobre o câncer de mama, trouxe uma mensagem de superação. Confira na foto abaixo:

Time Pacto recebeu na quarta-feira, 11/10, Tânia Rezende, publicitária que venceu o câncer de mama em 2013. Ela palestrou para nossa equipe contando sua história de superação

Já no dia 08/11 foi o dia de recebermos a Dra. Juliana, médica do Plano de Saúde ao qual nossa empresa é conveniada, e que trouxe uma perspectiva muito importante sobre prevenção ao Câncer de Próstata.

3- Use seus canais de comunicação para compartilhar informações com seus clientes

Você pode enviar um e-mail informativo para a sua lista de clientes e prospects, aumentando ainda mais a abrangência da sua campanha.

4- Monte um centro de doações na sua empresa

Sua marca também pode encorajar uma campanha angariando produtos para pessoas em tratamento. Um exemplo para o Outubro Rosa é angariar maquiagem e hidratantes, coisas simples que incentivam as mulheres a manterem a autoestima durante o tratamento.

5- Um dia Rosa (ou amarelo, ou azul…)

Combine com seus colaboradores e clientes um dia especial para que todos vistam a cor da campanha. À primeira vista parece só marketing, mas este tipo de ação é uma forma de reforçar a mensagem de prevenção e apoio à causa.

 

Aqui na Pacto estamos em pleno Outubro Rosa e já nos preparando para o Novembro Azul. A experiência tem sido extremamente positiva, pois além do alerta à prevenção, das informações compartilhadas e da alegria de poder nos reunirmos em prol de uma causa maior, os departamentos ficam cada vez mais unidos e todos sabem que podem contar uns com os outros, ainda que nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

Este tipo de ação fortalece os laços e o senso de “time”. Cria-se uma rede de apoio e assim a vida se torna mais leve, tanto no nível pessoal, quanto no profissional.

Conclusão… Para nós, vale muito a pena se engajar, afinal, como nosso slogan já diz: A Diferença é que A Gente Se Envolve! 😉

E você, o que acha? Conta pra gente!✌️🙂

 

 

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